Sucessão no Turismo capixaba promete continuidade e busca por cruzeiros
Estado recebe a edição 2023 da Convenção Braztoa, com operadores de todo o Brasil conhecendo o destino
VITÓRIA (ES) - Determinada a fazer do Espírito Santo um destino cada vez mais relevante no contexto nacional (e também internacional) de atração turística, a Secretaria Estadual trabalha em ações paralelas para fomentar a visitação. E uma das frentes estudadas é a busca pela viabilidade da atração de cruzeiros de cabotagem para o Estado em seus diversos destinos de praia. Para isso, o Estado contratou um núcleo de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) para entender como organizar ancoragem, desembarque e a logística para se tornar um possível destino para cruzeiristas.
O vínculo com a universidade que fará o trabalho de testes foi assinado este mês e implica na condução de estudos técnicos especializados para o desenvolvimento de simulações de manobras e análise de risco de um navio de cruzeiro, incluindo operações de fundeio. Para a secretaria, este contrato representa um passo significativo em direção à possível integração de Vitória na rota brasileira de cruzeiros marítimos.
O principal objetivo, segundo argumenta o atual secretário de Turismo do Estado, Weverson Meireles, é garantir uma operação de desembarque de passageiros eficiente e segura, que proporcione experiências positivas. A previsão é de que as simulações ocorram em dezembro deste ano, com a apresentação dos resultados programada para fevereiro de 2024.
"O Turismo é uma atividade estratégica no cenário econômico estadual. Para continuar garantindo resultados positivos neste processo, entregas como a de hoje são fundamentais para fortalecer a estruturação e qualificação da atividade turística em nosso Estado. O objetivo é maximizar o aproveitamento das potencialidades e particularidades do Espírito Santo, atendendo a uma antiga demanda do setor, que é colocar o Espírito Santo novamente na rota de cruzeiros do Brasil", acrescentou o secretário Meireles.
Sucessão
O interesse na atração de navios de cruzeiros está em uma cesta de ações bem robusta que a secretaria aprovou junto ao governo estadual no começo do mês. Esse conjunto de iniciativas pretendidas tem 221 ações nos eixos de Infraestrutura, Mercado, Políticas Públicas e Privadas e Recursos Humanos e Inovação. Tudo apontado em um documento nominado “Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035”.
É esse documento que vai servir de base também para a sucessão na secretaria, que já começou a ocorrer e se efetivará no início de dezembro.
Weverson Meireles dará lugar a Philipe Lemos, que hoje é secretário de Turismo da cidade de Serra. Ambos ressaltam que a tônica do novo secretariado será a continuidade e que os principais projetos, como o dos cruzeiros, seguirá em andamento como está.
"Já comecei o trabalho de entendimento na secretaria estadual e tive a sorte de encontrar um caminho bem desenhado com um conjunto de políticas públicas robusto", afirma Lemos, que entrou na política há poucos anos, depois de deixar sua carreira no jornalismo.
O novo secretário garante que o trabalho da atual gestão continuará sendo feito e agora busca entender as prioridades mais imediatas.
A secretaria de Turismo capixaba e o Espírito Santo são os anfitriões da Convenção Braztoa 2023, que acontece esta semana.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Braztoa