Beatriz Contelli   |   10/08/2023 11:31

Uruguai celebra crescimento e fortalecimento do mercado brasileiro

Destino registrou alta de 7,1% na chegada de brasileiros no primeiro trimestre de 2023


PANROTAS/Flávio de Sica
Marina Nebel e Mariella Volppe, do Turismo do Uruguai
Marina Nebel e Mariella Volppe, do Turismo do Uruguai

Para celebrar os 1,2 milhão de turistas que chegaram ao país no primeiro trimestre de 2023 - responsáveis por gerar uma receita de US$ 741 milhões - o Turismo do Uruguai promoveu um evento para parceiros do trade brasileiro em São Paulo.

Segundo a Câmara de Turismo do Uruguai, argentinos e brasileiros foram os turistas estrangeiros mais representativos no país, com alta de 2,6% e 7,1%, respectivamente, em relação a 2019. Além disso, a análise do Tax Free 22-23 demonstrou um crescimento sustentado das compras de visitantes internacionais nos últimos meses, com aumento de 16% entre janeiro e fevereiro de 2023 em relação ao mesmo período de 2020.

"Estamos promovendo diversas campanhas em vários destinos brasileiros porque sabemos o quanto são importantes para nós. Marcaremos presença na Abav Expo, no Rio de Janeiro, e no Festuris, em Gramado, para continuar fortalecendo a parceria com o trade brasileiro",

Marina Cantera Nebel, presidente da Câmara de Turismo do Uruguai

Acompanhada da gestora de Divulgação do Ministério do Turismo, Mariella Volppe, as executivas ressaltaram a importância da oferta aérea pelas companhias Azul Linhas Aéreas, Latam Airlines e JetSmart, com voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife, Campinas, Porto Alegre e Curitiba.

Entre os produtos mais buscados pelos brasileiros, as vinícolas seguem ganhando destaque, além de Montevidéu e Colonia del Sacramento, mas há um maior interesse por outros destinos de natureza, como Florida, Maldonado e Durazno.

Números positivos em todo o setor

Em relação ao Turismo emissor, os uruguaios viajaram com mais frequência ao exterior no primeiro trimestre de 2023. Um total de 1,14 milhão de uruguaios viajaram ao exterior e gastaram US$ 471 milhões. Apesar disso, o saldo entre Turismo receptivo e emissor foi positivo para o Uruguai, com um total de US$ 270 milhões.

Em relação ao Turismo interno, os uruguaios registraram um aumento de 30% na mobilidade para o Turismo interno em relação a 2019, com um aumento particularmente significativo na Região Centro-Sul e na Região Metropolitana.

Por outro lado, a temporada de cruzeiros também foi bem-sucedida no primeiro trimestre de 2023, com um aumento de 12,7% em relação à temporada pré-pandêmica de 2019-2020.

Veja fotos do evento do Turismo do Uruguai em São Paulo:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados