Da Redação   |   07/07/2023 15:55

Chapada dos Guimarães em um dia: veja roteiro a partir de Cuiabá (MT)

Saindo do Hotel Deville Prime Cuiabá, turista poderá conhecer os principais atrativos do parque no MT


PANROTAS/Nadine Alves
Cachoeira Véu da Noiva é o cartão postal da Chapada dos Guimarães
Cachoeira Véu da Noiva é o cartão postal da Chapada dos Guimarães

CUIABÁ (MT) – O Hotel Deville Prime Cuiabá está a poucos quilômetros de destinos turísticos como Chapada dos Guimarães e Pantanal. São cerca de 60 quilômetros de Cuiabá até a Chapada dos Guimarães, aproximadamente 45 a 50 minutos de carro. Saindo de Cuiabá com destino ao Pantanal, são cerca de 100 quilômetros. De acordo com a gerente nacional de Vendas do Deville, Fernanda Tenuta, é possível fazer um bate e volta para ambos os destinos e aproveitar os principais atrativos com qualidade.

“Acredito que os brasileiros ainda não conhecem o potencial da região Centro-Oeste como atrativo turístico e queremos ajudar a divulgar esses destinos por meio do nosso hotel aqui em Cuiabá, que possui localização privilegiada e permite que o hóspede conheça o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”, ressaltou a diretora de Marketing e Vendas dos Hotéis Deville, Flavia Zulzke.

O complexo da Chapada dos Guimarães é repleto de atrativos que chamam a atenção do turista de aventura, como trilhas, cachoeiras, avistamento da fauna (pássaros, onças etc.), entre muitas outras atividades.

Para conhecer a primeira parada do destino, basta percorrer 70 quilômetros da capital até o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Essa é a chapada mais fácil de ser visitada e o turista poderá ver de perto a vegetação do cerrado em meio aos paredões imponentes.

A atração mais conhecida do Parque Nacional é a Cachoeira do Véu da Noiva, com trilha curta de 1,2 quilômetros ida e volta e uma estrada bem estruturada. O Véu da Noiva é a cachoeira com maior queda do Parque, cerca de 70 metros de altura. Por medidas de segurança, só é possível avistá-la a partir do mirante, que entrega uma imagem espetacular com mix de formações rochosas e queda d'água.

Ainda no Mirante do Véu da Noiva, o visitante poderá seguir e fazer o Circuito das Cachoeiras, com trilha de 5,8 quilômetros ida e volta e cerca de quatro cachoeiras para se banhar. Com este circuito, o passeio duraria o dia inteiro no parque.

Mas o viajante também poderá se aventurar por outras atrações da região, como a Cachoeira da Salgadeira que está nos pés dos paredões da Chapada rodeada de veredas e boa estrutura com banheiro, restaurantes e lanchonetes. A Salgadeira tem sua nascente na parte baixa dos contrafortes da Chapada. A preservação da cachoeira e arredores da Salgadeira é essencial para o uso da área.

Para almoçar, a parada obrigatória é no Mirante Morro dos Ventos, onde está localizado um restaurante de comida típica que recebe mais de 4 mil visitantes ao ano. O espaço está dentro de um condomínio com vista panorâmica privilegiada (800 metros acima do nível do mar) para toda a chapada e ainda para a cidade de Cuiabá. A paisagem contempla um penhasco de 200 metros de profundidade.

No roteiro de bate e volta, o turista ainda terá tempo de passear e conhecer o centro histórico da cidade da Chapada dos Guimarães, que concentra lojinhas de souvenirs, praças e igrejas históricas, como a Paróquia Santuário de Sant’ana. Este roteiro de um dia é um dos serviços que o receptivo Confiança oferece e o Hotel Deville disponibiliza aos hóspedes interessados.

Confira fotos do passeio no álbum abaixo.


O Portal PANROTAS viaja a convite dos Hotéis Deville

Por Nadine Alves, especial para a PANROTAS


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados