Destinos nacionais mostram novidades a agentes de viagens na BNT; confira
Eventos recebeu profissionais de todo o País esta semana em Balneário Camboriú
Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS
Na 29ª edição da BNT Mercosul, que terminou no sábado (6) em Balneário Camboriú (SC), destinos de todas as regiões do país divulgaram seus atrativos e promoveram capacitações para os agentes de viagens presentes na feira. O evento contou com público do Sul brasileiro mas também de outras regiões, bem como de outros países sul-americanos.
Confira os destaques que alguns destinos presentes na feira apresentam aos agentes de viagens no evento, que teve 5.632 participantes e mais de 350 marcas expositoras
Segundo Guto Silva Jones, que realizou as capacitações de Porto Seguro no evento para cerca de 400 agentes de viagens, o Sul do Brasil vem se destacando como polo emissor para o destino. Ele destaca sobretudo a reestruturação da infraestrutura turística da cidade, com renovações na orla norte e em atrações tradicionais como a “Passarela do Álcool”, que agora é Passarela da Cultura.
Além disso, Porto Seguro vem explorando o Turismo rural, com visitação a criações de búfalos, alambiques locais e casas de farinha, onde é fabricado o tradicional beiju. Porto Seguro cresceu 20% no recebimento de turistas no verão de 2023, segundo Guto, e espera seguir nesse ritmo.
“O Estado vem no momento de maior crescimento do turismo dos últimos anos”, diz Machado, que destaca atrativos como os produtos de natureza dos Campos de Cima da Serra, no norte do Estado.
Segundo ele, o Estado vem buscando modernizar seus atrativos, também pela expectativa de que possa receber uma COP (evento internacional sobre meio ambiente), depois de anunciada a intenção do governo federal de receber uma edição deste evento na Amazônia. Lopes destacou também os novos voos internacionais que o Estado vem recebendo: reestreou em dezembro de 2022 a rota para Fort Lauderdale (EUA), e começa neste mês o novo voo para Caiena, na Guiana Francesa.
Segundo Marlise, o Sul vem crescendo entre as regiões emissoras para o MS, já sendo a terceira que mais envia turistas para o Estado.
Segundo ela, esse potencial já tem sido especulado, com os meses de setembro e outubro de 2022 terem sido “muito positivos” para os destinos da região. No verão, afirma, houve crescimento superior a 20% no recebimento de turistas, em relação à estação do ano passado.
Blumenau também tem como novidades um novo ônibus panorâmico para tours na cidade, e a ampliação do Museu da Cerveja, que passou para a iniciativa privada. Passarin destacou ainda a criação da Casa do Turismo, um espaço para integração do trade e que também serve como coworking para pequenas empresas do setor.
Ela destaca também a revitalização por que passaram a Cidade da Criança e a Avenida Beira Mar, destinos tradicionais para o turista que visita Fortaleza.
Também são promovidos os três “polos principais” do Turismo do Estado: Pantanal, a Chapada dos Guimarães e a cidade de Nobres. Segundo Felipe, a intenção é tornar esses atrativos ainda mais interessantes, à medida que o governo do Estado busca assumir a administração do Parque Nacional da Chapada, e reabrir para visitação a Gruta Azul de Nobres, que está indisponível há 30 anos.
Na 29ª edição da BNT Mercosul, que terminou no sábado (6) em Balneário Camboriú (SC), destinos de todas as regiões do país divulgaram seus atrativos e promoveram capacitações para os agentes de viagens presentes na feira. O evento contou com público do Sul brasileiro mas também de outras regiões, bem como de outros países sul-americanos.
Confira os destaques que alguns destinos presentes na feira apresentam aos agentes de viagens no evento, que teve 5.632 participantes e mais de 350 marcas expositoras
PORTO SEGURO
Segundo Guto Silva Jones, que realizou as capacitações de Porto Seguro no evento para cerca de 400 agentes de viagens, o Sul do Brasil vem se destacando como polo emissor para o destino. Ele destaca sobretudo a reestruturação da infraestrutura turística da cidade, com renovações na orla norte e em atrações tradicionais como a “Passarela do Álcool”, que agora é Passarela da Cultura.
Além disso, Porto Seguro vem explorando o Turismo rural, com visitação a criações de búfalos, alambiques locais e casas de farinha, onde é fabricado o tradicional beiju. Porto Seguro cresceu 20% no recebimento de turistas no verão de 2023, segundo Guto, e espera seguir nesse ritmo.
RIO GRANDE DO SUL
Único Estado brasileiro a ter um bioma só seu, o Pampa, o Rio Grande do Sul promove conjuntamente dez macrorregiões na BNT Mercosul. Segundo Álvaro Machado, da Secretaria de Turismo do Estado, o objetivo é mostrar que, apesar da Serra Gaúcha ser uma força do turismo local, o Estado tem outros atrativos igualmente interessantes.“O Estado vem no momento de maior crescimento do turismo dos últimos anos”, diz Machado, que destaca atrativos como os produtos de natureza dos Campos de Cima da Serra, no norte do Estado.
PARÁ
O segundo maior Estado brasileiro em extensão veio à BNT priorizar três áreas específicas: a capital Belém, a Ilha de Marajó e a cidade de Santarém, porta de entrada para Alter do Chão. E o crescimento esperado para essas regiões deverá vir com a ajuda do trade, segundo Victor Lopes, da Secretária de Turismo do Estado. “Primamos muito pelo contato com o agente de viagens, entender as demandas deles para poder ajudá-los. E o Sul é uma de nossas regiões prioritárias”, disse.Segundo ele, o Estado vem buscando modernizar seus atrativos, também pela expectativa de que possa receber uma COP (evento internacional sobre meio ambiente), depois de anunciada a intenção do governo federal de receber uma edição deste evento na Amazônia. Lopes destacou também os novos voos internacionais que o Estado vem recebendo: reestreou em dezembro de 2022 a rota para Fort Lauderdale (EUA), e começa neste mês o novo voo para Caiena, na Guiana Francesa.
MARANHÃO
Pela sexta vez participando da BNT Mercosul, o Maranhão capacitou em torno de 500 agentes de viagens na edição 2023 do evento. As regiões priorizadas foram a Chapada das Mesas e os Lençóis Maranhenses, este último sob a expectativa de que se torne em breve patrimônio natural mundial pela Unesco, segundo Ruan Tavares Ribeiro, secretário adjunto de Turismo do Estado.MATO GROSSO DO SUL
O Estado vem enfatizando seus atributos socioambientais – não somente promovendo as belezas naturais de Bonito, Pantanal e Serra da Bodoquena, as regiões priorizadas na feira, mas também a responsabilidade ambiental na gestão do Turismo. Como maior exemplo, Marlise Gasparetto, da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, destaca que Bonito recebeu o selo de primeiro destino de Ecoturismo do mundo com certificação Carbono Neutro.Segundo Marlise, o Sul vem crescendo entre as regiões emissoras para o MS, já sendo a terceira que mais envia turistas para o Estado.
COSTA VERDE & MAR (SC)
A região catarinense que agrega dez municípios do litoral catarinense (incluindo Balneário Camboriú) veio à ABNT mostrar que também tem atrativos para as outras estações além do verão. A ideia foi trazer um roteiro integrado pela região agregando atributos como o Turismo de aventura e a observação de aves, explicou Vivian Floriani, do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR.Segundo ela, esse potencial já tem sido especulado, com os meses de setembro e outubro de 2022 terem sido “muito positivos” para os destinos da região. No verão, afirma, houve crescimento superior a 20% no recebimento de turistas, em relação à estação do ano passado.
BLUMENAU (SC)
A cidade da Oktoberfest trouxe novidades em relação ao evento e também outros atrativos. Sobre o evento, as vendas foram recém-iniciadas, e os agentes de viagens terão 10% de desconto nos ingressos, segundo Nilson Passarin, da Secretaria de turismo e Lazer do município. Para isso, é necessário se cadastrar no site da Oktoberfest. Além disso, todas as terças-feiras terão entrada livre no evento, uma ampliação da gratuidade em relação a outros anos.Blumenau também tem como novidades um novo ônibus panorâmico para tours na cidade, e a ampliação do Museu da Cerveja, que passou para a iniciativa privada. Passarin destacou ainda a criação da Casa do Turismo, um espaço para integração do trade e que também serve como coworking para pequenas empresas do setor.
PARAÍBA
“Muito mais que sol e mar” é o lema do Estado, que destaca o seu “caminho do frio”, rota cultural na região do Brejo da Paraíba. A promoção dos meses de inverno envolve também o São João, tradicional comemoração que neste ano terá 40 dias, segundo Luciano José Gomes, da PBTUR. Isso, afirma, deverá complementar o desempenho positivo no verão, que teve em 2023 um crescimento de 70% na chegada de turistas, em comparação com a estação de 2022.FORTALEZA
Fortaleza vem trabalhando para melhorar a experiência do turista em suas praias. Um serviço divulgado nesse sentido é o “banho assistido”, um serviço da secretaria de Turismo do município para auxiliar as pessoas com deficiência a aproveitar o mar. O serviço deve ser agendado junto à secretaria de Turismo de Fortaleza, segundo Amanda Magna Alves, que representou o órgão na BNT.Ela destaca também a revitalização por que passaram a Cidade da Criança e a Avenida Beira Mar, destinos tradicionais para o turista que visita Fortaleza.
RIO GRANDE DO NORTE
Um dos menores Estados do País em extensão, o Rio Grande do Norte procura fazer disso uma vantagem, permitindo ao turista conhecer toda a extensão de seu litoral em poucos dias. A ideia, diz Molga Freire, da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), é combinar essa possibilidade com os atrativos do interior do Estado, como as Serras e o Geoparque Seridó, reconhecido pela Unesco como de relevância geológica internacional. “Temos um mundo de possibilidades por aqui”, garante Molga.MATO GROSSO
O Mato Grosso promove na BNT novos produtos incluídos na Rota Parecis, de Turismo étnico em parceria com as comunidades indígenas locais. Com o auxílio do Sebrae, foram adicionados novos pontos de parada para quem quer vivenciar o dia a dia das aldeias, mostrou o secretário adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton.Também são promovidos os três “polos principais” do Turismo do Estado: Pantanal, a Chapada dos Guimarães e a cidade de Nobres. Segundo Felipe, a intenção é tornar esses atrativos ainda mais interessantes, à medida que o governo do Estado busca assumir a administração do Parque Nacional da Chapada, e reabrir para visitação a Gruta Azul de Nobres, que está indisponível há 30 anos.