Argentina dobra número de ações para promover Turismo no Brasil
46 ações presenciais estão entre as mais numerosas que o Inprotur realizou nos últimos anos no País
O secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) da Argentina, Ricardo Sosa, e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, apresentaram o Plano de Promoção do Turismo Inprotur 2023 para o Brasil, em reunião virtual na qual participaram os dez cônsules que compõem a delegação diplomática da embaixada.
Sosa detalhou as 46 ações presenciais que estão entre as mais numerosas que o Inprotur realizou nos últimos anos no Brasil. O objetivo é fortalecer a promoção argentina e ao mesmo tempo acelerar o crescimento do Turismo brasileiro acima dos números pré-pandemia. Scioli destacou que “o plano de fomento turístico apresentado pelo Inprotur tem o dobro de ações de 2022. É um importante compromisso para continuar desenvolvendo e atraindo o Turismo brasileiro”.
Ele especificou ainda que, neste ano, com o apoio da Embaixada, “prevemos realizar 12 missões comerciais em 12 cidades do Brasil; com três operadoras de Turismo brasileiras, faremos roadshows promocionais em 13 cidades; vamos participar de dez feiras de Turismo; serão realizadas ações promocionais em seis eventos esportivos de golfe e esporte motorizado; geraremos quatro presstrips com jornalistas brasileiros em oito destinos argentinos e nove famturs com operadoras de Turismo em 15 destinos em nosso país; além de seis ativações para o público final em quatro cidades do Brasil, entre outras ações”.
O plano é complementado pelas estratégias de promoção digital e os acordos de publicação de notas turísticas nos principais meios de comunicação de massa e aquelas voltadas ao comércio realizadas a partir do Inprotur. Além disso, o Consulado da Argentina em São Paulo iniciará negociações com um canal de televisão da cidade para gerar oito capítulos turísticos sobre a Argentina.
“Com o embaixador Scioli, planejamos administrar o retorno da Azul ao nosso país e recuperar os voos com Belo Horizonte, manter os voos com Brasília e propor novos destinos do Brasil para a Argentina”, disse Sosa.
Nesse contexto, Scioli destacou que "o Brasil é a principal origem dos turistas que chegam à Argentina. Cada vez que um brasileiro chega a Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Bariloche, gera gastos e trabalho genuíno. Por isso, junto com Inprotur, da Embaixada e dos dez consulados no Brasil, trabalhamos para divulgar nossos destinos, nossa gastronomia, nossa infraestrutura e a conectividade que cresce cada vez mais em cada Estado do Brasil"
Vale lembrar que nos últimos 12 meses 860 mil turistas brasileiros visitaram a Argentina, representando 20,7% do total que visitou o país. Nos últimos seis meses de 2022, o Brasil teve uma recuperação geral de quase 70% da receita em relação ao mesmo período pré-pandêmico.
Entre 1º e 21 de janeiro de 2023, 98 mil turistas brasileiros entraram no país, o que significa uma recuperação de 72% em relação ao mesmo período de 2020. Nesse mesmo período, os brasileiros gastaram US$ 77,04 milhões, o que representa 14% a mais do que no período pré-pandemia.
Sosa detalhou as 46 ações presenciais que estão entre as mais numerosas que o Inprotur realizou nos últimos anos no Brasil. O objetivo é fortalecer a promoção argentina e ao mesmo tempo acelerar o crescimento do Turismo brasileiro acima dos números pré-pandemia. Scioli destacou que “o plano de fomento turístico apresentado pelo Inprotur tem o dobro de ações de 2022. É um importante compromisso para continuar desenvolvendo e atraindo o Turismo brasileiro”.
Ele especificou ainda que, neste ano, com o apoio da Embaixada, “prevemos realizar 12 missões comerciais em 12 cidades do Brasil; com três operadoras de Turismo brasileiras, faremos roadshows promocionais em 13 cidades; vamos participar de dez feiras de Turismo; serão realizadas ações promocionais em seis eventos esportivos de golfe e esporte motorizado; geraremos quatro presstrips com jornalistas brasileiros em oito destinos argentinos e nove famturs com operadoras de Turismo em 15 destinos em nosso país; além de seis ativações para o público final em quatro cidades do Brasil, entre outras ações”.
O plano é complementado pelas estratégias de promoção digital e os acordos de publicação de notas turísticas nos principais meios de comunicação de massa e aquelas voltadas ao comércio realizadas a partir do Inprotur. Além disso, o Consulado da Argentina em São Paulo iniciará negociações com um canal de televisão da cidade para gerar oito capítulos turísticos sobre a Argentina.
“Com o embaixador Scioli, planejamos administrar o retorno da Azul ao nosso país e recuperar os voos com Belo Horizonte, manter os voos com Brasília e propor novos destinos do Brasil para a Argentina”, disse Sosa.
Nesse contexto, Scioli destacou que "o Brasil é a principal origem dos turistas que chegam à Argentina. Cada vez que um brasileiro chega a Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Bariloche, gera gastos e trabalho genuíno. Por isso, junto com Inprotur, da Embaixada e dos dez consulados no Brasil, trabalhamos para divulgar nossos destinos, nossa gastronomia, nossa infraestrutura e a conectividade que cresce cada vez mais em cada Estado do Brasil"
Vale lembrar que nos últimos 12 meses 860 mil turistas brasileiros visitaram a Argentina, representando 20,7% do total que visitou o país. Nos últimos seis meses de 2022, o Brasil teve uma recuperação geral de quase 70% da receita em relação ao mesmo período pré-pandêmico.
Entre 1º e 21 de janeiro de 2023, 98 mil turistas brasileiros entraram no país, o que significa uma recuperação de 72% em relação ao mesmo período de 2020. Nesse mesmo período, os brasileiros gastaram US$ 77,04 milhões, o que representa 14% a mais do que no período pré-pandemia.