Rio terá novo autódromo para grandes provas de automobilismo
As obras para a construção do Itatiaia Motor Park começam ainda este mês
Quase dez anos depois do desmonte do circuito Jacarepaguá, que até os anos 1980 recebia provas de Fórmula 1, o Rio de Janeiro voltará a ter um local para sediar eventos e provas automobilísticas. Às margens da rodovia Presidente Dutra, no interior fluminense, o complexo Itatiaia Motor Park terá uma pista de 4,2 mil metros nos padrões CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) com estrutura para sediar diversas competições, tais como Stock Car, Porsche Cup e Formula 4. A estrutura também iniciará processos para obter homologação de nível 3 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O projeto do complexo, situado na cidade de Itatiaia, prevê, além da pista principal, a construção de um círcuito off-road, que também estará apto para receber provas profissionais da modalidade.
A terceira atração será um kartódromo, com uma pista de 1,1 mil metros e diversas possibilidades de traçados.
A estimativa de investimento no projeto é de R$ 80 milhões, conforme foi anunciado na divulgação oficial do complexo, realizada na semana passada. A verba de investimento é toda de capital próprio e as obras começam ainda este mês. As primeiras entregas estão previstas para 18 meses.
Os idealizadores alegam que a construção do complexo deve também estimular o Turismo na região.