Estações do metrô no Rio recebem nomes de bairros famosos
Objetivo é orientar com mais clareza, principalmente em locais de ampla movimentação de turistas

Os nomes dos bairros já estão sendo acrescentados ao lado da nomenclatura já conhecida de cada estação. Na Zona Sul, região que abriga importantes equipamentos turísticos, as estações de Copacabana tiveram seus nomes ajustados para Cardeal Arcoverde / Copacabana, Siqueira Campos / Copacabana e Cantagalo / Copacabana. O mesmo acontece com a Estação General Osório, que passa a ser chamada de General Osório / Ipanema.
Para o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, a mudança na nomenclatura das estações orienta melhor o turista, que acaba tendo o bairro como uma referência, já que os locais têm nomes conhecidos por visitantes nacionais e internacionais.
"Este é um importante passo para orientação durante a mobilidade dos nossos viajantes. Muitos desses bairros abrigam os maiores cartões-portais da cidade e equipamentos turísticos de forte atração e fluxo de turistas. A iniciativa foi uma sugestão nossa para a concessionária do MetrôRio com objetivo de criar a identificação imediata desses locais de referência do setor", diz Neves.
Na Linha 1, por exemplo, as quatro estações da Tijuca recebem o nome do bairro no final, ficando assim: Uruguai / Tijuca, Saens Peña / Tijuca, São Francisco Xavier / Tijuca e Afonso Pena / Tijuca.
No trecho compartilhado, as nomenclaturas das estações Central, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia serão complementadas com a palavra Centro. Com a mudança, elas passam a ser chamadas de Central do Brasil / Centro, Uruguaiana / Centro, Carioca / Centro e Cinelândia / Centro. A estação Presidente Vargas, por sua vez, já havia sido renomeada, em julho, como Saara / Presidente Vargas em cumprimento ao projeto de lei estadual número 9711/22.
Já na Linha 4, as estações que terão os nomes alterados são: Nossa Senhora da Paz / Ipanema, Antero de Quental / Leblon, Jardim de Alah / Leblon e Jardim Oceânico / Barra da Tijuca.
Por conta das mudanças nas nomenclaturas, a concessionária já está fazendo a substituição da comunicação visual, digital e sonora, adicionando a nova identificação nas composições e estações do sistema metroviário.