Brasil é o país das oportunidades, mas ainda tem muitos desafios
Webinar promovido pela Catalunha falou das oportunidades de investimento no mercado brasileiro

Com a mediação do diretor executivo da Câmara, Francisco Arbós, o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, e o ex-diretor da Agência Catalã de Turismo para América Latina, Joan Romero, demonstraram que o Turismo da América Latina representou 10% do PIB mundial do setor em 2019, contribuição que decaiu para 6% no ano passado.

Só em 2014, viajantes brasileiros gastaram cerca de US$ 25 bilhões no Exterior. Em 2021, influenciados pela pandemia de covid-19, queda do PIB, inflação alta e o preço das passagens, os gastos chegaram a US$ 5 bilhões.
"Nós somos considerados um 'país novo'. Ainda não tivemos a oportunidade cultural e educacional de planejar estratégias a longo prazo e podemos constatar isso pelo fato do Brasil ser o segundo país no mundo com maior concentração de renda. Há pouquíssimas linhas ferroviárias e ainda há muito o que ser feito em segurança e infraestrutura para podermos receber mais turistas. Ainda assim, o Brasil se mostra como um país de oportunidades", comenta Alcorta.
Joan Romero reforça a afirmação de Alcorta ao demonstrar que, apesar da inflação e da falta de mão obra, as pessoas querem continuar viajando, e o Brasil almeja por mais investimentos em tecnologia, mais agilidade comercial e mais praticidade na locomoção de pessoas.
"Há uma enorme oportunidade para divulgarmos e comercializarmos os parques temáticos da Espanha e da Catalunha, os atrativos naturais do Brasil. Temos que trabalhar na implementação de novas rotas e conexões. É preciso captar turistas brasileiros para a Catalunha e também trazer os catalães para o Brasil", reforça Romero.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO MERCADO BRASILEIRO
Os participantes aproveitaram o encontro virtual para expor alguns dos principais desafios que ainda dificultam a promoção do Brasil como destino turístico e também os atrativos e diferenciais que só o nosso país tem.Desafios para os visitantes internacionais
1. Medo da volta da covid-19;2. Alto preço das passagens aéreas;
3. Alta taxa de câmbio para dólar e euro;
4. Pouca oferta de voos internacionais comparado com 2019;
5. Inflação e desafios financeiros causados pela pandemia;
6. Conflito entre Rússia e Ucrânia;
7. Restrições de viagens;
8. Atrações e destinos lotados;
9. Receio de viajar em grupo e interagir com pessoas de fora da sua bolha;
10. Dificuldade em reservar voos, hotéis e atrações por causa da demanda reprimida.
Grandes oportunidades para os visitantes internacionais
1. Viagens de luxo para relaxar, se reconectar, aproveitar ótimos momentos em família, com amigos ou mesmo sozinho;2. Opções para viajantes solo;
3. Viagens de nicho – esportes, gastronomia, trilhas, natureza, shows, parques temáticos, cruzeiros;
4. Diversas opções para viagens em família;
5. Grandes centros comerciais e shoppings;
6. Atrações e destinos mais baratos;
7. Viagem para extravasar, "só se vive uma vez";
8. Bem-estar e anywhere office;
9. Destinos mais tranquilos/menos movimentados;
10. Hospedagem alternativa e retiros.