Espírito Santo retoma passeios para observação de baleias
A atividade, que acontece até o mês de novembro, conta com novos protocolos de saúde e segurança.

De acordo com o secretário de Turismo do Espírito Santo, Dorval Uliana, o protocolo para a retomada foi composto pelos membros do Projeto Baleia Jubarte e apresentado ao governo do Estado e às prefeituras de Vitória e Vila Velha para validação junto às autoridades sanitárias. "Este é um grande ativo turístico do nosso Estado. Em decorrência da pandemia foi preciso a criação de um protocolo específico para que os passeios de observação fossem retomados", disse.
As medidas sanitárias implementadas incluem a higienização criteriosa da lancha, a redução do número de pessoas em cada passeio e a verificação da temperatura de todos os turistas e tripulantes. Além disso, toda a tripulação recebe um kit com máscara, luvas, álcool em gel e alimentação individual.
O Projeto Amigos da Jubarte é uma co-realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Prefeitura de Vitória e Vila Velha e Capitania dos Portos. Somente em 2019, quase mil turistas fizeram a observação de baleias no Espírito Santo. Confira todas as informações sobre a atividade no site do projeto Amigos da Jubarte.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.