Bahia ganha relatório com dados de desempenho turístico
O Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia foi lançado pelos secretários estaduais do Turismo e do Planejamento, Fausto Franco e Walter Pinheiro

Os gestores assinaram um termo de cooperação técnica e a parceria vai permitir a publicação do boletim que oferece ao público a análise de dados da atividade turística, a partir da interpretação de técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). “Nosso trabalho precisa ser amparado por dados e pesquisas que orientam o setor e que são imprescindíveis para o desenvolvimento de políticas públicas de Turismo”, explica Fausto Franco.
A primeira edição do boletim já está disponível e traz informações como o crescimento da arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS).
O item foi destacado por Walter Pinheiro como um “ótimo indicador” para a economia do Turismo e do estado. “No terceiro trimestre de 2019, a Bahia recolheu R$ 1,8 bilhão em atividades características do Turismo. O valor arrecadado é 12,7% superior ao mesmo período de 2018. Obter esses dados em um tempo mais curto, sem a necessidade de aguardar grandes anuários, é uma grande vantagem para o setor.”.

Estiveram presentes no evento lideranças do trade turístico como Roberto Duran, presidente da Salvador Destination, Wilson Spagnol, vice-presidente da (Abih-BA) e Ângela Carvalho, presidente da Abav-BA. Participaram também o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites de Carvalho, e a diretora-geral da SEI, Jorgete Oliveira.
O Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia será divulgado trimestralmente e poderá ser acessado no Observatório do Turismo da Bahia pelo link: observatorio.turismo.ba.gov.br.