Secretarias do RJ se únem para incentivar o ecoturismo no Estado
O secretário de Turismo, Otavio Leite, e mais autoridades participaram da assinatura de um acordo de cooperação para incentivar o segmento de viagens de natureza

O Rio de Janeiro conta com 11 parques estaduais, que são abertos ao público e administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Seas. O secretário de Turismo, Otavio Leite, ressaltou o potencial do ecoturismo que está presente em todo âmbito estadual.
“Não há hoje uma perspectiva mais moderna de abordagem do setor a não ser integrar o Turismo de aventura e o ecoturismo. Se tratando de Brasil, em particular do Rio de Janeiro, nós temos características muito sui generis (de seu próprio gênero). A capital tem no Parque Nacional da Tijuca o ecoturismo urbano e no interior temos diversas possibilidades presentes em quase todo o Estado”.

Para a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lucia Santoro, a participação das Unidades de Conservação no desenvolvimento e consolidação do ecoturismo é algo bastante concreto e requer parcerias sólidas e planejamento efetivo. “O potencial do Estado do Rio de Janeiro é enorme. Não podemos perder a oportunidade de gerar emprego para os cidadãos fluminenses e ainda atrair recursos, mas sempre promovendo a consciência ambiental.”
O seminário promovido pela Setur-RJ, que aconteceu em 27 de julho, teve participação do presidente do Detro, Cleber Afonso, do presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura, Fábio Nascimento, comandantes da Marinha e lideranças de diferentes segmentos do Turismo fluminense.