França aposta no enoturismo para oferecer novas experiências
Destinos de Borgonha e Vale do Loire divulgam roteiros e serviços para o trade brasileiro
FORTALEZA – A busca por novas experiências está movimentando o Turismo e, cada vez mais, as empresas têm apostado em roteiros e atividades fora do convencional. Nesse sentido, a França aparece com destaque no segmento de enoturismo pelos seus destinos estruturados e diversas possibilidades de personalização das viagens.
A região de Borgonha é uma das mais conhecidas e dá para explorá-la de várias maneiras, seja com as aulas de degustação ou passeios de carro, bicicleta e a cavalo. As rotas de vinho mais importantes hoje são a Grands Crus, Grands Vins, Route du Maconnais Beaujolais, Route des vignobles de l`Yonne (Chablis) e Route des Crémants.
“As vinícolas são pequenas e os agricultores adoram receber os clientes para compartilhar seus trabalhos, segredos e degustar vinhos. Além disso, temos guias brasileiros que trabalham nos vinhedos, e isso facilita a comunicação”, explica a diretora de Promoção Internacional do Bourgogne-Franche-Comté Tourisme, Emmanuelle Hézard, ao Portal PANROTAS.
O destino está presente no mercado brasileiro há dez anos, sempre por meio de visitas consecutivas. Agora o trabalho do Turismo de Borgonha no Brasil se concentra na capacitação do trade.
“O que sentimos do mercado é que há produtos, mas precisamos capacitar as equipes de vendas porque os gerentes de produtos e diretores já conhecem bastante a região. Vamos mostrar que eles podem oferecer o destino quando o passageiro pedir indicações. A Borgonha pode ser combinada a outros roteiros de Champagne e Provence, por exemplo, e o viajante pode conhecer as belezas naturais em alguns dias”, ressalta o correspondente de Borgonha no Brasil, Alexandre Rizaucourt.
TRADIÇÃO E ARQUITETURA
Muito além dos castelos, a região de Centre-Val de Loire é outra dica para quem deseja viagens gastronômicas, já que possui 350 caves turísticas e 50 denominações de origem. “As melhores experiências envolvem não apenas a visita, mas a degustação e acompanhamento dos processos. O ideal é participar da produção dos vinhos e ficar por dentro do que acontece”, afirma o diretor geral do Comitê Regional de Turismo de Centre-Val de Loire, Marc Richet.
Para se ter ideia, a cada ano são vendidas 250 milhões de garrafas dos vinhos locais em 140 países. Há diferentes possibilidades de roteiros e algumas incluem pontos geográficos importantes como Sancerre, Chinon, Bourgueil e Amboise, ideais para explorar a região.
“O enoturismo é, de fato, uma grande tendência e um jeito novo de descobrir os territórios. O vinho tem muito significado e essas atividades são uma opção para o overtourism, onde o viajante consegue respirar e aproveitar o melhor daquele momento, e não apenas tirar fotos e voltar para o ônibus, como acontece em pontos turísticos tradicionais”, ressalta.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Atout France