Atout France estreita laços com o Nordeste e aproveita novo hub
Organização de turismo francês lançou evento com a Air France-KLM na capital paulista

“Teremos mais hosted buyers em relação aos anos anteriores com pessoas de outras cidades como Recife, Manaus e Salvador, que antes não participavam dos encontros. Essa é uma renovação de clientes e público-alvo com quem falamos. Os motivos para escolher Fortaleza são o novo hub e a falta de trabalho com o mercado da região, pois o foco sempre foi São Paulo e Rio de Janeiro, com o Nordeste esquecido. Vamos receber também profissionais do Chile, Argentina e Uruguai. Tudo mostra que, de fato, foi uma boa decisão”, afirma a presidente da Atout France na América do Sul, Caroline Putnoki, ao Portal PANROTAS.
Neste ano, o Encontros à Francesa terá número recorde de expositores com 39 empresas representadas por 37 executivos. Durante a abertura, haverá uma sessão plenária onde serão apresentados os resultados do Turismo da França em contexto mundial, como se comporta o mercado brasileiro e o perfil de quem viaja ou deseja viajar para o destino. Além disso, será divulgada a programação de eventos para 2019 e 2020.
O principal foco de conteúdo será a região de Centre-Val de Loire, que concentra o maior número de castelos no mundo, e a celebração dos 500 anos de Renascimento no destino, exaltando a importância de Leonardo da Vinci para o movimento artístico, que será celebrado em 2019.
“Temos uma sorte extraordinária no Brasil porque temos clientes apaixonados pela França, mas às vezes a percepção do destino é reduzida a Paris, e a nossa proposta é combinar a cidade a outras regiões. Nesse sentido, queremos mostrar também que Paris é uma cidade igual a outros destinos globais onde sempre acontece alguma coisa diferente e criativa, que não é voltado apenas para viagens românticas.”
A empresa trabalha agora com uma nova estratégia de conteúdo digital e newsletter divulgada mensalmente com as novidades do país, incluindo sugestões de roteiros e festivais. Até 2025, o objetivo é aumentar para 1,5 milhão o número de viajantes brasileiros no destino – no ano passado foram 700 mil pessoas.
HUB E VIAGENS
Com as frequências diretas do Nordeste à França, há uma união de interesses comuns tanto da Air France-KLM quanto do Turismo do país europeu, mas o objetivo é aumentar esse negócio.
“Com o hub ganhamos uma presença mais forte não apenas no Ceará, mas no Norte e Nordeste como um todo, para oferecer uma oportunidade de viagem mais rápida e simples. Iniciamos as nossas operações com quatro voos semanais e teremos sete a partir de abril de 2019, com uma frequência diária, somando as duas companhias", explica o diretor geral da Air France-KLM para América do Sul, Jean-Marc Pouchol.
"Serão quatro voos semanais da KLM e três da Air France, mas nossa ambição é continuar esse desenvolvimento com novos voos. Isso dependerá do êxito de mercado, mas confiamos que no futuro isso acontecerá."