Leonardo Ramos   |   21/05/2018 13:03

95% dos turistas que vieram ao Brasil em 2017 tem intenção de voltar

Pesquisa revela que 88% dos estrangeiros que vieram ao Brasil em 2017 aprovaram a viagem, e 95% deles pretendem voltar

Riotur / Alexandre Macieira
Rio de Janeiro segue como a cidade mais visitada do País por estrangeiros
Rio de Janeiro segue como a cidade mais visitada do País por estrangeiros

Uma pesquisa encomendada pelo governo federal mostra que 88% dos turistas internacionais entrevistados ficaram satisfeitos com a visita ao País em 2017. O índice é maior do que o último registro, levantado há cinco anos, quando 85% dos visitantes consultados disseram ter aproveitado a estada no País. O levantamento foi feito a partir de entrevistas com 35,5 mil pessoas em 15 aeroportos e dez pontos de entrada terrestre.

Ainda conforme o levantamento, 95% dos entrevistados afirmaram que têm a intenção de retornar ao País. Nos cálculos do Ministério do Turismo, entraram no Brasil, em 2017, 6,5 milhões de pessoas - se considerar a pesquisa, 6,17 milhões tem ao menos a intenção de visitar o País novamente. O número de visitantes significou um aumento de 12% em relação ao desempenho de cinco anos atrás. Em 2013, o registro foi de 5,8 milhões de turistas internacionais.

Dos itens avaliados, a hospitalidade foi o melhor avaliado: 98% dos estrangeiros aprovaram o que viram no Brasil; seguem hospedagem (96,4%), gastronomia (95,7%) e os restaurantes (95,5%).

De todos os visitantes estrangeiros que chegaram ao Brasil em 2017, 63,5% usaram o modal aéreo. Pelas estradas entraram 2,25 milhões de visitantes e 52,5 mil usaram navios.

RIO DE JANEIRO PARA LAZER, SÃO PAULO PARA NEGÓCIOS
O Rio de Janeiro é a cidade mais visitada entre os que procuram lazer (27% dos entrevistados escolheram esse destino). Em seguida vêm Florianópolis (20%), Foz do Iguaçu (12,5%) e São Paulo (7,8%).

Entre aqueles que viajam a negócios ou para convenções, os principais destinos são São Paulo (44,4%), Rio de Janeiro (23,6%), Porto Alegre (4,2%), Curitiba (4,1%) e Brasília (3,3%).

SUL-AMERICANOS EM DESTAQUE
Do total de entrevistados, 63% vinham de países da América do Sul, 21% da Europa e 9% da América do Norte. Os argentinos representam uma parcela expressiva dos turistas (39,8%). Em seguida vêm os estadunidenses (7,2%), chilenos (5,2%), paraguaios (5,1%) e uruguaios (5,0%). Entre os países europeus com maior número de visitantes estão a França (3,9%), Alemanha (3,1%), o Reino Unido (2,8%) e a Itália (2,6%).

Se observada a evolução desde 2013, a vinda de argentinos teve grande crescimento, saindo de 1,7 milhão para 2,6 milhões. O mesmo ocorreu com a de chilenos, que registrou aumento de 268 mil para 342 mil. Já o número de estadunidenses caiu de 592 mil para 475 mil.

LAZER, VISITAS E NEGÓCIOS
O principal motivo para as viagens ao Brasil é o lazer: 60% dos entrevistados apontaram essa justificativa para visitar o País. Para quem quer descansar, destinos com praia são os mais buscados (72,4%), seguidos de cidades e atrações com ecoturismo, espaços de contato com a natureza e atrações de aventura (16,3%).

Outros motivos são visitar amigos e parentes (22%), participar de eventos e convenções ou realizar atividade vinculada a negócios (15,6%). Na avaliação histórica, as vindas a lazer aumentaram (o índice era de 46,5% há cinco anos) e as que são feitas em razão de negócios diminuíram (representavam 25,3% em 2013).

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL
Na comparação internacional, o Brasil ainda fica atrás de diversos países. Segundo o Barômetro do Turismo, da Organização Mundial do Turismo, considerando dados de 2016, o País recebeu o equivalente a 8% do que foi registrado na França (que teve 82 milhões de vistas) e não aparece entre os dez primeiros colocados entre os destinos mais visitados. O Brasil, no entanto, foi o líder na América do Sul, seguido pela Argentina (5,5 milhões), o Chile (5,6 milhões) e Peru (3,7 milhões). Na América Latina, o País perdeu para o México, que recebeu, em 2016, 34,9 milhões de pessoas, mais de cinco vezes o número registrado aqui.

No ranking da plataforma internacional de viagens Tripadvisor, o Brasil figura com uma cidade entre os 25 principais destinos visitados no mundo: o Rio de Janeiro.

Para o diretor de Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles, o desempenho do País em 2017 foi positivo, uma vez que foi maior do que o do ano anterior, quando ocorreram os Jogos Olímpicos.

Em relação à comparação com outros países, ele argumenta que o posicionamento do Brasil no cenário internacional está ligado a dois motivos: o primeiro é fato de o País ter uma força maior no turismo doméstico. Em 2017, foram mais de 200 milhões de viagens entre diferentes cidades brasileiras.

A segunda explicação, na opinião de Salles, é o fato de o Turismo ter uma lógica regional.

“Países europeus recebem turistas deles mesmos. México recebe muitos milhões, mas a maioria é dos Estados Unidos, pois é muito fácil viajar para lá. O Brasil está na América do Sul. A estrutura ainda é menor. Estamos crescendo em função do que estamos conseguindo melhorar no continente, mas estamos crescendo de forma consistente”, avalia.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: https://bit.ly/2KB9OfG

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.