MTur apresenta campanha e pede apoio do trade na divulgação
Campanha do Ministério do Turismo promove destinos nacionais; apoio de operadores será necessário para divulgação
Atrair o brasileiro para os destinos turísticos domésticos com grande potencial, mas ainda pouco explorados no Brasil: esse foi o intuito do Ministério do Turismo ao apresentar a campanha "Brasil: Um Mundo Para Você" nesta quarta (16), na sede da Braztoa, em São Paulo.
Com produtos que vão do slogan de apoio ao Turismo nacional até vídeos promocionais, o mote da campanha do MTur tem o intuito de mostrar que há, em destinos nacionais, paisagens ou experiências tão (ou mais) atrativas para o viajante quanto no Exterior. Durante alguns dos vídeos, imagens de destinos brasileiros eram comparadas com outros internacionais: "esse lugar pode parecer a Austrália, mas não, é o Centro-Oeste brasileiro" ou "paisagens dos cinco continentes você pode encontrar nas cinco regiões do nosso País" são algumas das citações da gravação.
"Existe de certo modo uma disputa dentro do setor de Turismo, que é do internacional contra o doméstico. Queremos colocar na cabeça dos turistas que ao optar por viajar dentro do País você pode encontrar um número enorme de opções, de praias paradisíacas a cachoeiras, florestas e montanhas, ou até experiências gastronômicas e culturais", explica o diretor de Marketing da MTur, Márcio Nascimento.
A ideia, segundo ele, é associar o imaginário dos destinos exóticos e "dos sonhos" no Exterior a locais dentro do próprio País, uma forma de mostrar que não é necessário sair do Brasil para conhecer lugares lindos e com um potencial turístico enorme.
PAPEL DAS OPERADORAS
Embora a campanha e os produtos só devam ser lançados oficialmente em 4 de junho, grandes operadoras, entre elas CVC e Schultz, foram convidadas para conhecê-la previamente pelo MTur. O motivo, segundo Márcio Nascimento, é simples: o Ministério do Turismo não contará com grandes investimentos para emplacar a campanha nos meios de comunicação; logo, o papel das operadoras - e da própria Braztoa - seria ajudar nessa divulgação.
"E não como apoio ao Ministério ou ao Governo Federal, mas sim ao próprio Turismo nacional", explicou o diretor de Marketing da MTur, que deixa aberto ainda a possibilidade de tirar o logo do governo nos produtos caso solicitado. O plano do executivo é que o maior número de membros do trade abracem a campanha e sua mensagem, que nas palavras dele "é boa para todos", e utilizem suas redes sociais pra divulgar ou coloquem o slogan "Brasil: Um Mundo Para Você" em suas propagandas, sem nenhum compromisso de colocar uma assinatura do Governo Federal.
Como forma de fazer uma campanha "que leve concretamente a um ciclo fechado", a presidente da Braztoa, Magda Nassar, defendeu o posicionamento de links ao final dos vídeos que direcionem o cliente para páginas de operadoras que vendam pacotes para os destinos nacionais. O argumento da executiva é que não adianta ter a campanha "se o viajante não conseguir, no final, ter a opção de já pesquisar como viajar dentro do nosso País".
Será lançado no dia 4 do próximo mês o site oficial da campanha, onde todos as peças (slogan, vídeos, imagens) poderão ser baixadas gratuitamente pelas empresas interessadas em divulgar o projeto. Empresas que desejarem ter acesso previamente (embora o início da divulgação só seja autorizado após o lançamento do site) podem solicitar diretamente ao Ministério do Turismo ou junto à Braztoa.
Com produtos que vão do slogan de apoio ao Turismo nacional até vídeos promocionais, o mote da campanha do MTur tem o intuito de mostrar que há, em destinos nacionais, paisagens ou experiências tão (ou mais) atrativas para o viajante quanto no Exterior. Durante alguns dos vídeos, imagens de destinos brasileiros eram comparadas com outros internacionais: "esse lugar pode parecer a Austrália, mas não, é o Centro-Oeste brasileiro" ou "paisagens dos cinco continentes você pode encontrar nas cinco regiões do nosso País" são algumas das citações da gravação.
"Existe de certo modo uma disputa dentro do setor de Turismo, que é do internacional contra o doméstico. Queremos colocar na cabeça dos turistas que ao optar por viajar dentro do País você pode encontrar um número enorme de opções, de praias paradisíacas a cachoeiras, florestas e montanhas, ou até experiências gastronômicas e culturais", explica o diretor de Marketing da MTur, Márcio Nascimento.
A ideia, segundo ele, é associar o imaginário dos destinos exóticos e "dos sonhos" no Exterior a locais dentro do próprio País, uma forma de mostrar que não é necessário sair do Brasil para conhecer lugares lindos e com um potencial turístico enorme.
PAPEL DAS OPERADORAS
Embora a campanha e os produtos só devam ser lançados oficialmente em 4 de junho, grandes operadoras, entre elas CVC e Schultz, foram convidadas para conhecê-la previamente pelo MTur. O motivo, segundo Márcio Nascimento, é simples: o Ministério do Turismo não contará com grandes investimentos para emplacar a campanha nos meios de comunicação; logo, o papel das operadoras - e da própria Braztoa - seria ajudar nessa divulgação.
"E não como apoio ao Ministério ou ao Governo Federal, mas sim ao próprio Turismo nacional", explicou o diretor de Marketing da MTur, que deixa aberto ainda a possibilidade de tirar o logo do governo nos produtos caso solicitado. O plano do executivo é que o maior número de membros do trade abracem a campanha e sua mensagem, que nas palavras dele "é boa para todos", e utilizem suas redes sociais pra divulgar ou coloquem o slogan "Brasil: Um Mundo Para Você" em suas propagandas, sem nenhum compromisso de colocar uma assinatura do Governo Federal.
Como forma de fazer uma campanha "que leve concretamente a um ciclo fechado", a presidente da Braztoa, Magda Nassar, defendeu o posicionamento de links ao final dos vídeos que direcionem o cliente para páginas de operadoras que vendam pacotes para os destinos nacionais. O argumento da executiva é que não adianta ter a campanha "se o viajante não conseguir, no final, ter a opção de já pesquisar como viajar dentro do nosso País".
Será lançado no dia 4 do próximo mês o site oficial da campanha, onde todos as peças (slogan, vídeos, imagens) poderão ser baixadas gratuitamente pelas empresas interessadas em divulgar o projeto. Empresas que desejarem ter acesso previamente (embora o início da divulgação só seja autorizado após o lançamento do site) podem solicitar diretamente ao Ministério do Turismo ou junto à Braztoa.