Ocean Cay inaugura Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation
Nova estrutura está localizada em uma área especialmente preservada da ilha

OCEAN CAY (BAHAMAS) - Em uma visita realizada hoje à Ocean Cay, ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas, conhecemos de perto o mais novo espaço dedicado à proteção dos ecossistemas marinhos: o Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation.
A novidade marca mais um passo no compromisso da companhia com a sustentabilidade e conservação ambiental, e integrou o roteiro do terceiro dia da viagem inaugural do MSC World America, novo navio da frota da MSC.
A nova estrutura está localizada em uma área especialmente preservada da ilha e abriga a primeira fase de um projeto mais amplo, com foco na restauração de recifes de coral por meio do Programa Super Coral. No local, já é possível observar um viveiro de corais com cinco espécies e 13 genótipos diferentes, cultivados com base em critérios de resistência térmica — resposta concreta às crescentes ameaças das mudanças climáticas sobre os oceanos.
Durante a visita, foi possível conhecer de perto algumas das iniciativas em andamento, que incluem experimentos práticos de conservação, como o cultivo de corais em viveiros de águas abertas, técnicas de transplante de espécies resilientes e o monitoramento da saúde dos recifes locais. Tudo ainda em fase inicial de realização.
Entre os principais pontos destacados pela equipe que cuida do programa até o momento, destacam-se:
- Identificação de alta resiliência térmica em algumas populações genéticas de corais
- Desenvolvimento de técnicas para cultivar corais em viveiros de águas abertas
- Exploração bem-sucedida de métodos para transplantar corais resilientes
- Sobrevivência de 100% dos corais de viveiro durante a última onda de calor marinha
Já há também um espaço educativo voltado à conscientização dos visitantes.
A criação do Centro reforça o compromisso da MSC com a regeneração do meio ambiente em Ocean Cay — ilha que, antes de ser adquirida pela companhia, era usada para mineração industrial. Hoje, ela se consolida como um modelo de reconversão ambiental e destino turístico sustentável, onde conservação e lazer andam lado a lado.
O álbum a seguir mostra mais da nova estrutura:
A reportagem da PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros.