Filip Calixto   |   17/03/2025 09:53

Pesquisa revela transformação no perfil dos cruzeiristas do Brasil; veja dados

Público está mais jovem, com maior poder aquisitivo e viajando em família, aponta a Clia


Carlos Magno
A crescente oferta de cruzeiros temáticos tem sido um dos principais motores dessa mudança
A crescente oferta de cruzeiros temáticos tem sido um dos principais motores dessa mudança

O mercado de cruzeiros no Brasil passa por uma mudança no perfil de seus consumidores. De acordo com dados da Clia (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a transformação é clara: o público está mais jovem, com maior poder aquisitivo e viajando, principalmente, em família.

Em 2017, cruzeiristas acima dos 65 anos representavam 12,8% do total. Hoje, esse número caiu para pouco mais de 6%, enquanto a faixa etária entre 30 e 40 anos está em ascensão, refletindo as novas preferências de viagem.

Além disso, o aumento do poder aquisitivo é considerado notável. O número de viajantes com rendimento superior a R$ 10 mil saltou de 21% para mais de 30%, destacando um público mais disposto a investir em experiências exclusivas e de maior sofisticação.

Cruzeiros temáticos e experiências exclusivas impulsionam demanda

A crescente oferta de cruzeiros temáticos tem sido um dos principais motores dessa mudança. Artistas populares, como Ana Castela, Belo, Maiara & Maraísa e Marisa Monte, estão levando multidões para o alto-mar com shows exclusivos em 2024, destacando o apelo dos cruzeiros temáticos junto às novas gerações.

O Réveillon em Alto-Mar, premiado como um dos melhores cruzeiros temáticos, é um exemplo claro dessa nova tendência, unindo lazer, entretenimento e uma celebração única.

Geração Z e a idade média dos cruzeiristas em queda


Arquivo Pessoal,
Paulo Papoy, CEO da Krooze
Paulo Papoy, CEO da Krooze

A idade média dos cruzeiristas também tem diminuído. A Clia aponta que a média era de 45 anos e caiu para 44, com expectativas de continuar a diminuir, especialmente devido ao crescente interesse da geração Z por esse tipo de viagem.


O CEO da Krooze, Paulo Papoy, destaca que os cruzeiros, anteriormente associados a um público mais velho, estão cada vez mais voltados para os jovens, especialmente no Brasil. Para ele, empresas como a PromoAção estão acelerando essa transformação ao oferecer shows e eventos exclusivos a bordo.

"A inovação, como a inclusão de influenciadores em experiências imersivas e a criação de atividades interativas como escape rooms e E-Sports, está moldando o novo perfil do cruzeirista"

Paulo Papoy, CEO da Krooze

Crescimento acelerado do setor no Brasil

O setor de cruzeiros no Brasil, também segundo informa a Clia, tem demonstrado um crescimento acelerado nos últimos anos. Desde 2019, o número de passageiros aumentou 30%, passando de 567,5 mil para 740,5 mil, um crescimento muito superior à média global, que foi de apenas 7% no mesmo período.

Esse crescimento reflete não apenas a popularização do Turismo de cruzeiro, mas também a diversificação das opções oferecidas, com um número crescente de atrações e experiências exclusivas a bordo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados