Mudança por visão guia crescimento da R11 Travel no Brasil, diz CEO
Representante exclusiva da Royal Caribbean no Brasil, a empresa hoje tem 13 marcas em seu portfólio

A R11 Travel, liderada por Ricardo Amaral, teve um ano para ser lembrado em 2024. Ao longo do ano, a empresa adicionou importantes e conhecidas marcas de cruzeiros a seu portfólio já diverso em ofertas. A expansão recente, impulsionada em 2024, fez a lista de produtos representados pela companhia saltar de três para 13 numa mudança que aconteceu por visão e não por necessidade, conforme afirma Ricardo Amaral, CEO da R11.
Segundo conta o executivo, a ampliação é parte de uma estratégia pensada para atender a uma demanda diversificada de clientes, oferecendo opções que vão desde viagens acessíveis até experiências de luxo.
"Não é uma mudança por necessidade, é uma mudança por visão"
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel
Uma estratégia multimarcas
Com as adições, a R11 Travel agora se posiciona como especialista multimarcas no segmento de cruzeiros. Com um portfólio diversificado, a empresa busca oferecer uma gama de opções de cruzeiros para diferentes tipos de turistas, desde os que buscam destinos mais exóticos até os que preferem uma experiência de luxo.
Amaral explicou que a diversificação não foi fruto de um acaso. "O que a gente quer é que essas marcas sejam entendidas", apontou. Ele acrescenta que todos os selos comercializados pela equipe R11 foram criteriosamente selecionados.
Segundo o CEO, o diferencial da companhia liderada por ele é saber identificar os desejos dos clientes e oferecer produtos que atendam às suas expectativas, com uma segmentação clara de preço, perfil de cliente e destinos.
As marcas representadas pela R11 Travel são:
- Royal Caribbean
- Celebrity Cruises
- Silversea
- Azamara
- Crystal
- Costa Cruzeiros
- AmaWaterways
- Uniworld
- Hurtigruten Expeditions
- Swan Hellenic
- Australis
- MSC Cruzeiros
- Explora Journeys

Investindo na relação com agências de viagens
Um dos pilares do crescimento da R11 Travel, ainda segundo aponta o principal executivo da empresa, tem sido a sua relação estreita com as agências de viagens. A empresa tem investido fortemente na formação de seus parceiros e na criação de eventos exclusivos para aproximá-los da marca, assim como aconteceu esta semana, em um encontro com agentes em São Paulo.
"A gente quer estar aqui com eles [agentes], conversar, entender o que precisam. Não queremos fazer só grandes festas, queremos encontros mais próximos"
Ricardo Amaral, ao destacar a importância de um relacionamento mais íntimo e produtivo com os agentes de viagens
A R11 já iniciou o ano com uma agenda de eventos focados em treinamento e capacitação, com encontros programados em diversas cidades do Brasil. "A nossa intenção é estar próximo, ouvir e entender as necessidades", reitera.
Perspectivas de Crescimento
As expectativas para 2025 são otimistas. Amaral compartilhou que a R11 tem uma meta de crescimento de dois dígitos, não só em volume, mas também em valor de vendas.
A empresa tem se dedicado a qualificar seus clientes e destaca que já conta com cerca de 60% a 70% dos passageiros viajando em cabines de categoria superior, como varandas e suítes. Para ele, o cliente R11 é altamente qualificado e disposto a investir em férias de alto padrão.