Karina Cedeño   |   03/12/2024 09:35

Governo do Paraná anuncia investimento de R$ 250 mi em estruturas náuticas

Novidade foi anunciada no primeiro dia do Foz Internacional Boat Show, realizado em Foz do Iguaçu (PR)


Carlos Perez/Revista Náutica
Congresso Internacional Náutica, realizado em Foz do Iguaçu
Congresso Internacional Náutica, realizado em Foz do Iguaçu

No primeiro dia do Foz Internacional Boat Show, realizado no Iate Clube Lago do Itaipu (ICLI), em Foz do Iguaçu (PR), lideranças do Turismo e da náutica se reuniram para mais uma edição do Congresso Internacional Náutica, com o objetivo de trocar informações e projetos sobre o desenvolvimento e o futuro do setor.

Na ocasião, autoridades do governo do Estado reafirmaram o compromisso com o Turismo náutico para o fomento econômico e social. O chefe do departamento de Turismo náutico do Viaje Paraná, Rodrigo Neratika, trouxe informações sobre o mapeamento e os estudos realizados que identificam os principais produtos e atrativos náuticos do Estado.

Com a vocação para a náutica e variada gama de atrações levantadas, a principal necessidade para impulsionar o lazer e os esportes náuticos é a carência em infraestrutura, a qual gera acessibilidade das embarcações às variadas regiões, com enfoque para Foz do Iguaçu e seu potencial turístico, incluindo atividades como a pesca esportiva.

Dessa forma, no Estado, serão implantadas novas estruturas náuticas no decorrer dos próximos dois anos, aproximadamente, conforme aprovações e liberações legais, fruto de um investimento de R$ 250 milhões do governo estadual. Tais estruturas irão somar às entregas do Governo do Paraná em 2024, como as sete rampas de acesso, 67 píeres flutuantes e 125 quilômetros de estrada para acesso náutico.

“Daqui alguns anos, esperamos ver muito mais progresso nesta região por conta do Turismo náutico”, destacou o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik. Durante o Congresso também foi anunciada a assinatura de um convênio que envolverá o Grupo Náutica junto ao Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, para a produção de uma embarcação “verde” movida a hidrogênio já que o centro de pesquisa, inovação e educação Parquetec conta com uma planta de desenvolvimento de hidrogênio há dez anos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados