Da Redação   |   12/11/2024 13:30
Atualizada em 12/11/2024 16:00

Eduardo Simões, da MSC: investimos muito na produção de conteúdo para cada nicho

Diretor de Marketing da MSC Cruzeiros, compartilhou suas dicas de marketing para o setor

Divulgação
Eduardo Mariani Simões (@edumarianis), diretor de Marketing da MSC Cruzeiros
Eduardo Mariani Simões (@edumarianis), diretor de Marketing da MSC Cruzeiros

A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

O segundo profissional é Eduardo Mariani Simões (@edumarianis), diretor de Marketing da MSC Cruzeiros. Com mais de 25 anos de experiência na área, Simões já passou por empresas como Sky, ESPN, Abril, Globo, Kia e Adidas. Assim como Juliana Pisani, Simões trabalha em uma empresa com sede fora do Brasil, seguindo estratégias definidas no Exterior e adaptando ações e comunicações à realidade regional, com foco em eventos presenciais.

Uma das mudanças mais significativas vivenciadas pelo executivo foi o avanço da tecnologia. “Ele, claro, foi o grande alavancador de mudanças, ao lado do comportamento do consumidor, hoje mais focado em vivenciar experiências do que em possuir e consumir”, comenta. Simões também ressalta a importância da sustentabilidade, que já influencia as decisões de muitos viajantes e consumidores em geral.

Dicas para o Turismo

"Turismo é experiência, e viajar de navio reúne diversas delas em um só lugar. Atendemos a todos os perfis de viajantes e é preciso falar com cada um deles de uma maneira. Quem vai para uma lua de mel é diferente do passageiro da volta ao mundo ou daquele que busca minicruzeiros com amigos ou foca nos destinos. Investimos muito na produção de conteúdo para cada nicho”

Eduardo Mariani Simões, diretor de Marketing da MSC Cruzeiros

Na visão de Simões, a mensagem geral pode continuar sendo transmitida de forma institucional, mas nas redes sociais e na comunicação direta com o cliente, essa mensagem precisa ser personalizada, algo que a tecnologia hoje possibilita. Mesmo com as famílias, com ou sem filhos, sendo o principal público da MSC Cruzeiros, a empresa deve manter o foco em nichos, mesmo os mais restritos, como os da Volta ao Mundo, que abrangem cerca de 5 mil clientes por ano.

“Para quem não tem um orçamento tão amplo, saber usar o digital é fundamental: contar histórias nas redes sociais, usar mídias de performance, aplicar SEO no site, comprar adwords no Google... São muitas as alternativas e cada empresa deve usar um mix de ferramentas para acessar seu público segmentado”, afirma.

Simões também aborda a relevância dos influenciadores, destacando a importância de parcerias tanto com os micro e regionais quanto com aqueles que têm milhões de seguidores. “Os grandes nos ajudam a ganhar alcance e falar com mais pessoas ao mesmo tempo, com uma mensagem mais superficial. Já os menores, especialmente no segmento de viagens, falam para menos pessoas, mas com mais profundidade”, exemplifica.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, além de dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


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