Da Redação   |   19/09/2024 11:51
Atualizada em 19/09/2024 11:52

No estaleiro, brasileiros aprovam Norwegian Aqua e falam da relação com NCL

Em Veneza, agentes brasileiros vão ver de perto o equipamento, que irá aos mares em 2025; confira


PANROTAS / Alexandre Campbell
Norwegian Aqua em construção no estaleiro Fincantieri
Norwegian Aqua em construção no estaleiro Fincantieri

VENEZA (ITÁLIA) - Terminou ontem o evento de apresentação do navio Norwegian Aqua em fase de construção no estaleiro onde está sendo construído em Veneza, na Itália.

Os convidados do trade, incluindo brasileiros, voltam hoje para seus países com informações de dois navios da Norwegian Cruise Line que ainda nem nasceram mas que já estão a pleno vapor na procura por vendas, o Norwegian Aqua, com lançamento programado para abril de 2025, e o Norwegian Luna, em abril de 2026.

O diretor internacional de Vendas e Marketing da NCL, Jason Krimmel, afirmou ao Portal PANROTAS que o Brasil é extremamente importante para a companhia. Ele diz que o gosto por viajar do cruzeiros vem crescendo no País.

PANROTAS / Alexandre Campbell
Jason Krimmel, Diretor Internacional de Vendas e Marketing da NCL durante a festa da NCL no Hotel Excelsior em Veneza
Jason Krimmel, Diretor Internacional de Vendas e Marketing da NCL durante a festa da NCL no Hotel Excelsior em Veneza

“Eu olho para a América Latina e aposto no Brasil, por isso investimos em um escritório independente com uma equipe de vendas grande e dedicada, liderada por Estela Farina. Uma das coisas que percebemos ao longo dos últimos anos, com a retomada das viagens pós-pandemia, é que o Brasil está nos dando um hóspede de melhor qualidade agora do que antes. Nossos hóspedes brasileiros faziam muitos cruzeiros curtos, de três e quatro dias. Agora está mudando, já existe uma fatia do mercado que quer ir mais longe. O número de hóspedes brasileiros recorrentes vem crescendo, e eles acrescentam a família e amigos em suas segundas e terceiras viagens pela NCL"

Jason Krimmel, diretor internacional de Vendas e Marketing da NCL

Cabotagem da NCL ainda distante

Mas ainda não está nos planos de Jason Krimmel itinerários no Brasil e cabotagem. Segundo ele, tem sido fácil para o brasileiro chegar em Miami para viajar de cruzeiro, e as leis de cabotagem no país são um obstáculo para ele. “Devo ressaltar que os nossos negócios no Brasil não irão desacelerar por isso, estamos apenas mudando o foco”, completa.

A diretora da Norwegian Cruise Line Holdings na América do Sul, Estela Farina, se diz muito feliz com o lançamento do Norwegian Aqua e também com o anúncio e início das vendas essa semana do Norwegian Luna.

“A Norwegian sempre se caracterizou por inovar e ambos navios vão trazer novidades principalmente na área de gastronomia e entretenimento, que são itens muito valorizados pelo cruzeirista brasileiro. O Aqua já está sendo um sucesso de vendas e eu tenho certeza que o Luna vai repetir o sucesso dos irmãos e trazer uma experiência muito especial para os brasileiros”

Estela Farina, diretora da NCL na América do Sul

“O brasileiro tem atração por navios novos. Buscar novidades é uma tendência em nosso país. Nós vendemos muito para famílias com crianças e adolescentes, mas atendemos casais de idades variadas também. A ideia de que cruzeiros atraem pessoas de mais idade já caiu há algum tempo. Atrai idosos sim, mas o público que viaja de cruzeiro hoje é muito variado. A venda para grupos de amigos e de casais vem crescendo bastante”, afirma Estela.

Agentes brasileiros presentes na viagem da NCL

Dois exemplos que reforçam as teses de Jason e Estela de que o brasileiro continua viajando bastante de cruzeiro e tem potencial para roteiros mais longos, diferentes e sofisticados vem dos dois agentes de viagens brasileiros que estavam presentes no evento da NCL em Veneza.

Eduardo Koglin, da Koglin Viagens, já está há muitos anos vendendo cruzeiros para grupos. Ele afirma que seus clientes gostam de um produto eficiente, demanda esta que os navios da NCL os atendem perfeitamente. “Eles têm uma gastronomia diferenciada e um entretenimento de melhor nível, e isso agrada bastante os meus passageiros”, afirma Koglin.

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O brasileiro Eduardo Koglin, da Koglin Viagens
O brasileiro Eduardo Koglin, da Koglin Viagens

A Koglin Viagens já fez reserva para o Norwegian Aqua ano que vem. “Levaremos um grupo de brasileiros na oitava viagem do Aqua e meus hospedes serão um dos primeiros a desfrutarem desse novo produto tão esperado.”

Alessandra Pacito, da Escape Travel Advisors, trabalha com vendas de luxo e o seu foco no Norwegian Aqua é o espaço privado The Haven, que cresceu e se sofisticou bastante nessa nova versão da Classe Prima Plus.

“As suítes duplex de dois e três quartos são o máximo. No mercado de luxo, as famílias gostam de ficar em suítes mais confortáveis. O passageiro do The Haven terá uma chave que dará acesso ao espaço, serviço de mordomo, concierge, bar privado, piscina e prioridade nas reservas dos restaurantes, nos espetáculos dos teatros e nos passeios terrestres. Eles também serão sempre os primeiros a desembarcarem. Um detalhe que me chamou a atenção foram os elevadores privativos que sobem diretamente de uma entrada exclusiva para o The Haven sem precisar passar por outras partes do navio. Esses mesmos elevadores param em todos os andares dos restaurantes”.

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A brasileira Alessandra Pacito, da Escape Travel Advisors
A brasileira Alessandra Pacito, da Escape Travel Advisors

Segundo Alessandra, a Norwegian chegou em um nível muito alto com os seus produtos, que são realmente diferenciados em comparação às outras companhias marítimas.

Eduardo Koglin acrescenta que foi a primeira vez que entrou em um estaleiro. “Era um sonho antigo. Já organizo grupos de cruzeiros há mais de 20 anos em parceria com todas as companhias marítimas, mas nunca tinha tido essa oportunidade. E visitar o Fincantieri, que é um dos quatro maiores estaleiros do mundo, foi muito gratificante”.

“A estrutura do estaleiro é bem maior do que eu imaginava. O número de prédios, de funcionários, e mesmo ver o navio na fase que a gente viu me fez imaginar o quão difícil deve ser o gerenciamento daquilo tudo, a quantidade de fios que passa, de aparelhos de ar condicionado, tubulações. É impressionante como eles seguem com precisão as plantas fixadas nas paredes. Eu senti que eles nos passam segurança do que estão fazendo e que existe paixão dos engenheiros e profissionais que trabalham. Na minha opinião, quando um passageiro entrar nesse navio pronto, ele talvez sinta essa energia positiva”.


Palavras do presidente da NCL

Depois de agradecer sua equipe pelo sucesso do evento, o presidente da NCL, David Herrera, afirmou que há muitos motivos para estar animado diante da situação atual da indústria de cruzeiros. “A demanda está aumentando e as pessoas estão buscando experiências novas, mais precisamente no mar. Muitas mudanças positivas estão acontecendo baseadas nas solicitações dos clientes, e a NCL está atenta a tudo isso e tem ficado muito bem posicionada. Temos a melhor equipe do mercado, com profissionais de alto padrão, e muitos deles estão aqui agora”, afirmou Herrera, demonstrando-se orgulhoso.

O presidente da NCL ressaltou o nível de entusiasmo e paixão do time que compõe a Norwegian Cruise Line. “Não coletamos apenas o feedback de nossos hóspedes para irmos nos aprimorando, mas sobretudo porque nós gostamos de fazer cruzeiros. Sempre digo que se você vai trabalhar no ramo de hospitalidade, você provavelmente deve ser uma pessoa hospitaleira. Se você vai trabalhar no ramo de cruzeiros, você provavelmente deve gostar de cruzeiros, e sua família provavelmente também gosta de cruzeiros.”

Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS, viajou a convite da Norwegian Cruise Line sob proteção da Intermac Assistance


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