Ruy Ribeiro faz balanço da temporada da Costa Cruzeiros
Temporada 23/24 na Am. do Sul foi a maior operação da companhia em seus 75 anos de atuação na região
O diretor comercial da Costa Cruzeiros no Brasil, Ruy Ribeiro, avaliou a temporada 2023/2024 como um marco histórico para a companhia, destacando a expansão das operações e o sucesso em Itajaí e Balneário Camboriú. Confira na entrevista.
REVISTA PANROTAS – Como você avalia a temporada 2023/2024 da Costa Cruzeiros na América do Sul? Quais os principais destaques?
RUY RIBEIRO – A temporada 2023/2024 da Costa Cruzeiros na América do Sul foi um sucesso, marcando a maior operação da companhia em seus 75 anos de atuação na região. Celebramos uma temporada histórica, com quase 6 meses de duração, maior número de leitos disponíveis e destinos. As operações em Itajaí, por exemplo, foram extremamente bem-sucedidas. Tivemos um crescimento exponencial na temporada 2023/2024 em Itajaí e aumentamos as paradas em Balneário Camboriú. Foram 34 escalas no destino catarinense na temporada passada. Desenvolver Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú faz parte da nossa estratégia de crescimento no Brasil.
PANROTAS – Qual foi a importância dos agentes de viagens para esse resultado? Como está o relacionamento da Costa Cruzeiros com esse segmento profissional?
RIBEIRO – Os agentes de viagens foram peças chave no sucesso da temporada. Sua capilaridade e relacionamento direto com o público contribuíram para o crescimento das vendas, a divulgação da marca e a fidelização de clientes. Estamos investindo em um relacionamento próximo e colaborativo com os agentes, inclusive realizamos uma premiação a bordo do Costa Favolosa, para homenagear os profissionais e empresas parceiras, que foram fundamentais para o sucesso de nossas vendas na temporada 2023/2024.
PANROTAS – Como o Brasil está posicionado para a Costa Cruzeiros?
RIBEIRO – O Brasil é um mercado com forte demanda de crescimento e o êxito alcançado pela Costa tanto no país quanto na América do Sul resultou primordialmente do comprometimento, dedicação, paixão e entusiasmo demonstrados por diversos protagonistas envolvidos na cadeia produtiva do setor de turismo. A América do Sul é o segundo maior mercado da Costa Cruzeiros e a empresa mantém seu compromisso estratégico com a região de forma inabalável.
PANROTAS – Quais são as perspectivas para a próxima temporada? O que vem por aí?
RIBEIRO – Estamos muito otimistas com relação à próxima temporada (2024/2025). Itajaí vai receber o maior navio da frota, o Costa Diadema e teremos novas e mais opções de minicruzeiros na América do Sul. Teremos 3 navios atuando na América do Sul entre novembro de 2024 e abril de 2025: Costa Diadema, Costa Pacifica e Costa Favolosa.
Com 133 mil toneladas e capacidade para 4,9 mil passageiros, o Costa Diadema será o maior navio de cruzeiros da história a embarcar hóspedes a partir do porto de Itajaí. A cidade catarinense será porto de embarque para os roteiros de sete noites pela região do Rio da Prata – Montevidéu e Buenos Aires – do Costa Diadema, entre dezembro de 2024 e março de 2025. E em abril de 2025, Itajaí embarca hóspedes para minicruzeiros de quatro noites, com paradas em Ilhabela e Santos. Os cruzeiros a bordo do Costa Diadema também terão embarque em Santos.
O Costa Pacifica reúne diversas atrações e festas exclusivas enquanto navega pelas praias brasileiras. O Costa Pacifica embarca hóspedes em Santos e no Rio de Janeiro para cruzeiros de sete noites pelo litoral brasileiro e realiza minicruzeiros de três, quatro e cinco noites, com embarque em Santos e alternando paradas em Búzios, Angra dos Reis, Ilhabela e Balneário Camboriú.
O Costa Favolosa, por sua vez, também retorna à região para roteiros de oito noites com embarques nas capitais argentina, uruguaia e no Rio de Janeiro e paradas nas cidades de Ilhabela (SP), Balneário Camboriú (SC) e Ilha Grande (RJ). Para o cruzeiro de Réveillon, o navio estará na praia de Copacabana para o tradicional espetáculo dos fogos.
Também podemos dizer que teremos um quarto navio na temporada 2024/2025 na região. O Costa Deliziosa oferece o embarque no Rio de Janeiro no dia 30 de dezembro de 2024 durante o seu cruzeiro Volta ao Mundo. Do Rio de Janeiro, o Costa Deliziosa segue para Montevidéu, Buenos Aires, pela região da Terra do Fogo, Santiago e Ilha de Páscoa. A viagem inclui ainda paradas pela Polinésia, Auckland, Sydney, Port Louis, Durban, Cidade do Cabo, Ilhas Canárias, além de cidades europeias como Barcelona, Marselha, Savona, Roma e Trieste até o desembarque em 16 de abril de 2025.
O conteúdo acima faz parte da Revista PANROTAS Especial Cruzeiros. Confira na íntegra abaixo: