Filip Calixto   |   12/06/2024 12:05
Atualizada em 12/06/2024 12:46

Navios de cruzeiros se tornam cidades flutuantes; Fotos impressionam

Embarcações ampliaram o tamanho e agregaram opções de entretenimento e conforto

PANROTAS / Filip Calixto
Um exemplo da evolução dos navios: atracados em CocoCay, nas Bahamas, Wonder of the Seas e Anthem of the Seas, que comportam, respectivamente, 7 mil e 4,8 mil passageiros
Um exemplo da evolução dos navios: atracados em CocoCay, nas Bahamas, Wonder of the Seas e Anthem of the Seas, que comportam, respectivamente, 7 mil e 4,8 mil passageiros

Um olhar atento aos portos que recebem cruzeiros com passageiros pode deixar claro que os atuais navios são verdadeiras cidades, com tudo que um viajante precisa para suas férias a bordo. Mas nem sempre foi assim. Nos últimos anos houve uma evolução considerável em tamanho e estrutura dessas embarcações. Exemplo disso é o recém-inaugurado e atual maior do mundo, Icon of the Seas, que tem capacidade para receber simultaneamente 7,6 mil passageiros.

O gigante dos mares e primeiro navio da classe Icon da empresa tem 20 decks (18 para hóspedes), 2805 cabines, oito bairros, sete piscinas e muito mais.

Foi o Icon of the Seas também o navio utilizado como exemplo da evolução dos equipamentos pelo CEO da R11 Travel, Ricardo Amaral. Em uma de suas redes sociais, o executivo publicou uma foto do novo navio da marca atracado ao lado do Enchantment of the Seas, que foi inaugurado em 1997. "Uma evolução impensável há mais de um quarto de século", escreveu (veja o post mais abaixo).

Divulgação/Royal Caribbean
O recém-inaugurado e atual maior do mundo, Icon of the Seas, que tem capacidade para receber simultaneamente 7,6 mil passageiros
O recém-inaugurado e atual maior do mundo, Icon of the Seas, que tem capacidade para receber simultaneamente 7,6 mil passageiros

"Só muita imaginação e criatividade pode proporcionar uma evolução tão significativa. Mas não é sobre o tamanho e sim a experiência, o tamanho permite que a oferta e a hospitalidade seja ampliada e a experiência sem paralelo"

Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel

Mas além do Icon, navios de outras empresas também se destacam pela evolução em tamanho e estrutura. As novas embarcações são verdadeiros resorts flutuantes, oferecendo uma alta gama de entretenimento e comodidades. Desde parques aquáticos, cinemas pistas de kart e boliche, até arenas de esportes e espetáculos de padrão Broadway. A diversidade de opções é projetada para atrair uma clientela variada e proporcionar uma experiência única.

Outro aspecto importante na evolução estrutural é o foco em sustentabilidade. Muitas companhias de cruzeiros estão investindo em tecnologias para reduzir a pegada ecológica, como sistemas de purificação de água de lastro, motores mais eficientes em termos de consumo de combustível e iniciativas para minimizar o desperdício de alimentos.


PANROTAS / Karina Cedeño
Foto feita pela jornalista PANROTAS Karina Cedeño também serve como comparativo: Icon of the Seas (2023) ao lado do Enchantment of the Seas, de 1997. eles estão atracados na ilha Perfect Day At Cococay, ilha exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas
Foto feita pela jornalista PANROTAS Karina Cedeño também serve como comparativo: Icon of the Seas (2023) ao lado do Enchantment of the Seas, de 1997. eles estão atracados na ilha Perfect Day At Cococay, ilha exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas

MSC Cruzeiros também conta com grande evolução

A MSC Cruzeiros é outra empresa que tem investido em equipamentos maiores nos últimos anos. A inauguração mais recente (como pode ser vista na foto abaixo) é amplamente maior que navios clássicos da empresa. O MSC World Europa é capaz de acomodar seis mil hóspedes.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A MSC Cruzeiros é outra companhia que tem investido em equipamentos maiores. O MSC World Europa, mais novo da frota, tem capacidade de receber 6 mil passageiros. Ele é o maior na foto
A MSC Cruzeiros é outra companhia que tem investido em equipamentos maiores. O MSC World Europa, mais novo da frota, tem capacidade de receber 6 mil passageiros. Ele é o maior na foto

Em resumo, os últimos anos foram transformadores para a indústria de cruzeiros, com navios que não só aumentaram de tamanho, mas também aprimoraram suas estruturas para oferecer mais conforto, entretenimento e sustentabilidade. Essas mudanças refletem a crescente demanda por experiências luxuosas e ambientalmente responsáveis nos mares.

Os lançamentos de novos navios, e as principais tendências desse segmento estão na mais recente edição da Revista PANROTAS - Especial Cruzeiros que pode ser lida a seguir:

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