Beatriz Contelli   |   13/11/2023 18:14
Atualizada em 13/11/2023 18:17

MSC Cruzeiros encomenda dois navios sustentáveis da classe World

Embarcações devem contar com tratamento de água, gestão de resíduos e uso de combustíveis alternativos


Divulgação
MSC World America
MSC World America

A MSC Cruzeiros confirmou a encomenda de dois novos navios movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) junto ao estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique. Com isso, as encomendas dos navios da classe World agora são consideradas como pedidos firmados, com a possibilidade para um quinto navio da classe. As duas embarcações encomendadas – atualmente denominadas como Classe World 3 e 4 – serão entregues em 2026 e 2027.

O MSC World Europa e o MSC World America já estão entre os navios com a maior eficiência energética da companhia e os novos navios serão uma evolução do modelo da classe World, com soluções para maximizar a eficiência energética, incluindo a ampliação do sistema de recuperação de calor e outras soluções tecnológicas.

Além disso, os novos navios estarão prontos para utilizarem combustíveis alternativos, incluindo biocombustível, combustível sintético e metanol verde. Os navios também serão equipados com motores dual fuel de combustão interna com menor emissão de metano.

“Estamos orgulhosos em continuar a nossa parceria de 20 anos com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique, com quem já construímos 18 navios e estamos com o 19º em construção. A classe World é um protótipo inovador e, juntos, estamos construindo alguns dos navios mais avançados do mundo. Estamos empenhados em pesquisar e investir em futuras tecnologias ambientais à medida que estas se tornem disponíveis, para garantir que continuemos progredindo em nossa jornada de descarbonização para alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050", afirmou o presidente da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago.

Os novos navios da classe World contarão com conectividade de energia proveniente de terra para reduzir as emissões de carbono nos portos, sistemas de tratamento de águas residuais, novos avanços na gestão de resíduos, e uma gama de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar o uso do motor.

O primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa, foi lançado em novembro de 2022 e o MSC World America será entregue em 2025, projetado para o mercado de cruzeiros norte-americano. O navio, atualmente em construção no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, na França, atingiu no mês passado um marco quando foram instalados tanques de GNL. O MSC Euribia, navio da classe Meraviglia construído pelo estaleiro francês, também é movido a GNL e entrou em serviço em junho de 2023.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados