Clia: Temporada de cruzeiros 2023/24 pode ser a maior do Brasil
Marco Ferraz aponta ainda que o setor poderia crescer ainda mais com maior infraestrutura dos portos
"Qundo visitamos autoridades, é muito importante explicar a geração de receita e empregos. 87% das pessoas que visitam destino em cruzeiros querem voltar para ficar mais dias. Então, o navio serve como vitrine para o destino antes, depois e durante. Felizmente, secretários de Turismo estão entendendo a importância do cruzeiro como fonte de clientes", explicou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
Marco Ferraz também afirmou que as companhias trazerem cada vez navios maiores e mais modernos, como o MSC Grandiosa, fomenta o setor no Brasil ao gerar demanda.
"A MSC tem o Brasil como uma prioridade. São seis navios na temporada, sempre novos e grandes. Estão trazendo o melhor que temos no mundo para cá e isso traz uma responsabilidade para o Brasil, porque para isso precisamos de portos melhores, infraestrutura melhor, assim como outros destinos. Se a África ou Austrália melhora, podemos perder navios".
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
Sobre a possibilidade de ter navios no Brasil o ano todo, Ferraz ainda diz ser um esforço em andamento, principalmente por maior infraestrutura nos portos, mas que a temporada durante até o começo de maio "já é um teste importante de demanda". "Melhorando a demanda e competitividade, a partir de melhorias na infraestrutura, o setor pode crescer. As agências de viagens, por sua vez, precisam apoiar essa demanda e vender", completou.
Novos Portos
Abordando infraestrutura e novos portos, Ferraz celebrou a inauguração de Paranagua, que "inclui o turista do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. É um público novo, então é importante abrir mais portos. Com seis portos de embarque, você traz uma possibilidade maior para o setor".
Além disso, está programada uma escala teste em abril em Vitória, atrás da Ilha do Boi, sendo o pier mais encaminhado o do hotel Senac "que pode sofrer reforma para receber navios". Além disso, Penha, São Francisco do Sul, Ilha do Mel e Florianópolis (Jurere Internacional) são outros novos portos sendo estudados.