Costa Cruzeiros reorganiza estrutura e nomeia 3 novos vice-presidentes
Roberto Alberti, Francesco Muglia e Giovanna Loi assumem posições na companhia
A Costa Cruzeiros apresentou uma sequência de mudanças em sua estrutura organizacional que valerão a partir de 1º de novembro. No novo quadro apresentado, a companhia nomeou três novos vice-presidentes: Corporativo; Marketing & Vendas; e Inovação na Experiência com o Cliente. Essas funções serão ocupadas por dois executivos que já estavam na empresa e uma nova contratada.
Confira:
A primeira mudança é a promoção de Roberto Alberti, que vai assumir o novo cargo de vice-presidente sênior e diretor corporativo, subordinado diretamente a Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.
Na nova função, Alberti vai liderar as áreas de Finanças, TI, Jurídico, Comunicação Corporativa e Relações Governamentais. A companhia entende que sua experiência na área comercial vai ajudar a reforçar a contribuição dessas funções para a geração de demanda e impacto nas receitas. Na Costa há mais de 15 anos, ele ocupou diversas posições de crescente responsabilidade na Itália e no exterior, contribuindo para a definição do plano de desenvolvimento sustentável e da estratégia de mercado global. Desde março de 2021, quando foi nomeado diretor comercial, deu um impulso significativo às atividades de vendas e marketing nos diversos mercados em que a empresa atua.
Outra mudança anunciada hoje é a de Francesco Muglia, que expande suas responsabilidades atuais e assume o cargo de vice-presidente sênior de Marketing Global e Vendas, também subordinado diretamente a Mario Zanetti.
Muglia terá agora o objetivo de integrar as áreas de Marketing e Vendas em todos os canais, incluindo o departamento de Vendas Diretas. Assumindo, portanto, também a responsabilidade por todas as atividades de marketing e vendas nas diferentes áreas de negócios no mundo, que nessa nova estrutura vão se reportar diretamente a ele.
Na Costa Cruzeiros desde 2016, Muglia ocupou inicialmente o cargo de diretor global de Inteligência de Cliente e Marketing e, em seguida, assumiu funções de responsabilidade mais ampla e transversal, incluindo a de diretor-geral da Região Ibéria (Espanha e Portugal) até setembro de 2023.
Por fim, Giovanna Loi vai assumir o cargo de vice-presidente de Marketing e Inovação na Experiência do Cliente, iniciando na Costa a partir de 6 de novembro, subordinada diretamente a Francesco Muglia.
Para Giovanna, vão se reportar os departamentos de Marca Global e Publicidade, CRM e Fidelidade, Inovação na Experiência do Cliente e Comunicação a Bordo, Mídia Omnicanal, Inteligência de Marketing e Planejamento de Marketing, que anteriormente se reportavam a Muglia.
A executiva vem de outro mercado e ocupava o cargo de diretora digital chefe na GroupM Italy, principal empresa de investimentos em mídia do mundo, e foi responsável por desenvolver e executar estratégias de marketing que impulsionaram o crescimento dos negócios, desempenhando um papel fundamental na introdução de empresas em novas áreas de automação, inovação de produtos.
"Francesco e Roberto desempenharam um papel decisivo e contribuíram significativamente para a recente reposicionamento de nossa marca. Durante suas carreiras na Costa Cruzeiros, eles também adquiriram uma experiência de 360°, dando um forte impulso a nossos programas de marketing e atividades de vendas em todos os mercados, graças a iniciativas inovadoras e muito bem-sucedidas", diz o presidente Mario Zanetti. "Enfrentamos novos desafios comerciais, sempre visando a plena satisfação de nossos hóspedes, em direção a uma melhoria contínua. Estou confiante de que essa nova estrutura organizacional nos permitirá alcançar novos sucessos", completa.