Beatrice Teizen   |   09/06/2023 10:31

Entenda a operação – e negócios – por trás dos cruzeiros temáticos

Produto vem ganhando cada vez mais notoriedade e se tornando queridinho entre os cruzeiristas


Divulgação/PromoAção
Cruzeiro temático do Wesley Safadão
Cruzeiro temático do Wesley Safadão
Ver shows do seu artista preferido, interagir com ele pelo navio, acompanhá-lo tocando com outros músicos e aproveitar festas tematizadas em seu universo. É isso – entre muitas outras atividades – que um cruzeiro temático pode oferecer aos passageiros. Seja sertanejo, samba, rock, pagode, axé, este produto vem ganhando cada vez mais notoriedade e se tornando queridinho entre os cruzeiristas.

Mas nem só de música vivem os cruzeiros temáticos. Programação infantil, como o Navio Gloob, emissora do Grupo Globo voltada a este público, também é uma possibilidade, assim como opções voltadas ao mundo do esporte, como um cruzeiro recém-anunciado do jogador de futebol Neymar, de figuras que marcaram diferentes gerações, como é o caso da Xuxa, ou para os amantes de dança de salão, com o Dançando a Bordo, da Costa Cruzeiros.

“Trabalho há mais de 25 anos na indústria de cruzeiros, vim com a minha bagagem e percebi que a parte de entretenimento é outro mundo. Antigamente, o artista tinha outras formas de mostrar sua notoriedade: participar de um programa de TV, como o do Faustão, virar um boneco de Olinda... hoje ele quer ter o seu navio. Lançar um cruzeiro temático acaba sendo um marco na carreira desse artista”, conta o diretor comercial da PromoAção, Bruno Cordaro.

PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Cordaro, da PromoAção
Bruno Cordaro, da PromoAção
Empresa que nada de braçada no mercado de cruzeiros temáticos, a PromoAção promove este tipo de produto há mais de 20 anos. Ao todo, mais de 40 cruzeiros já foram realizados e, para esta temporada, a companhia terá 12 navios, com alguns lançamentos para serem feitos ainda neste ano. Cordaro explica que o calendário de verão vai de novembro a abril.

“Vamos atrás dos artistas de mais destaque no mercado nacional e temos mais de 140 no portfólio. Por conta de toda a logística e agendas, começamos a planejar com um ano e meio de antecedência. Posso dizer que a única semelhança com um cruzeiro regular é que ele acontece a bordo de um navio, porque a operação e experiência são completamente diferentes. Fazemos uma temática muito forte nos ambientes internos, customizada para cada cantor ou banda, mas o festival de música mesmo, com a maior estrutura, acontece na parte de fora do navio, com grandes palcos”, explica.

O executivo conta ainda que, pela primeira vez na história da companhia, haverá dois navios saindo de portos internacionais: de 10 a 13 de julho o navio de Wesley Safadão sairá de Port Canaveral, na Flórida, viajando pelo mar do Caribe, passando por uma ilha privativa, que a empresa chamou de “Ilha do Safadão”.

“Esta será também uma oportunidade para os brasileiros que vivem fora do Brasil desfrutarem de um produto único que não tinham em seu calendário. Vamos levar todos os apaixonados pelo artista, junto com Leo Santana, Bell Marques, Murilo Huff, entre outros, em um festival de música em alto mar”, diz Cordaro.

Logo depois, também no dia 13 de julho, um novo cruzeiro temático tem início no mesmo itinerário, agora para os amantes do clássico sertanejo: Chitãozinho & Xororó contarão sua história a bordo do navio com personalidades que fizeram parte de sua carreira, como Sandy, Família Lima, Fábio Junior, Alexandre Pires e mais.

CONCILIAÇÃO DE AGENDA

Com tantos nomes de peso, um dos principais desafios ao se criar um cruzeiro temático é conciliar as agendas de todos os artistas. “Falando de logística, o calendário dos artistas é o mais desafiador, pois a gente tenta linkar os artistas com aqueles outros que conversam muito bem com o famoso que está chamando aquele cruzeiro. Então, precisamos fazer essa agenda com antecedência. Outra coisa é fazer com que estes artistas cheguem ao porto, o que envolve todo um preparo”, explica.

SEM ITINERÁRIO

O interessante de cruzeiros temáticos é que não há um itinerário estabelecido. Os navios ficam basicamente em alto mar, buscando o sol. Bruno Cordaro relembra uma experiência que teve em que o comandante precisou mudar a rota 72 vezes para fugir da chuva e fazer com que o show a bordo (do lado de fora) acontecesse.

“O grande diferencial destes produtos é que somos um navio que segue o sol. Não divulgamos o itinerário porque privilegiamos o espetáculo. Com antecedência, nós, que organizamos o cruzeiro, sabemos o itinerário, pois vamos tentar proporcionar o melhor clima que tende a não ter chuva. O hóspede não sabe para onde vai, mas sabe que passará três dias a bordo com o cantor Leonardo, por exemplo, seu cantor favorito.”

TRABALHO COM AS ARMADORAS

O diretor comercial conta que a PromoAção trabalha exclusivamente com a MSC Cruzeiros em seus navios temáticos por conta do espaço externo que os navios da armadora oferecem para os produtos que a companhia busca oferecer.

“Trabalhamos com a empresa marítima há 14 anos e eles atendem bem nossa expectativa. Além de uma área ampla de piscina, que dá a oportunidade de os hóspedes assistirem aos shows de um palco magnânimo, o serviço de gastronomia e entretenimento é bem alinhado ao que procuramos. E, como temos essa parceria no Brasil, conseguimos exportar para o Caribe com o embarque em Port Canaveral, no MSC Seaside”, afirma Cordaro.

Segundo o executivo, a MSC entra com o serviço de hospitalidade, a gastronomia – e o navio, claro. A PromoAção freta a embarcação e cuida de toda a operação. É responsável

pelos shows, mexe nas opções do teatro, nos horários de refeição, oferecendo um buffet de 24 horas, por exemplo, precifica os pacotes e vende via agências de viagens, operadoras e pelo site de cada navio. “É um trabalho complexo conciliar a operação, os shows, o entretenimento, a distribuição. São festas todas as noites dentro da temática de cada artista, envolvemos os passageiros naquele universo, integramos bandas e músicos de diferentes estilos musicais... Entregamos um cruzeiro temático 360 graus”, conclui.

DANÇANDO A BORDO

Divulgação/Costa Cruzeiros
Aulas de dança no Dançando a Bordo, da Costa Cruzeiros
Aulas de dança no Dançando a Bordo, da Costa Cruzeiros

Há 19 anos a Costa Cruzeiros realiza o seu próprio cruzeiro temático, o Dançando a Bordo, que reúne pessoas que gostam de dançar – mas não exclui aquelas que não são tão íntimas do tema da dança. Segundo o diretor comercial da armadora no Brasil, Ruy Ribeiro, é um cruzeiro para todos.

“Esse é um dos segredos do sucesso do Dançando. Ele não é excludente. É um navio para quem gosta de dançar, repleto de experiências dançantes, mas quem não gosta também pode ir e vai gostar”, afirma. Organizado 100% pela Costa, em conjunto, desde o início, pela dupla Theo & Monica, artistas e produtores de danças de salão, o navio conta com mais de 100 atividades ligadas à dança, como personal dancer, workshops, apresentações e festas temáticas, de estilos que vão do samba e merengue, ao sertanejo, bolero, zumba, forró, samba rock e mais.

PANROTAS / Emerson Souza
Ruy Ribeiro, da Costa Cruzeiros
Ruy Ribeiro, da Costa Cruzeiros

Nesta temporada, o Dançando a Bordo será realizado no Costa Diadema, a partir do dia 6 de março de 2024, com, pela primeira vez, três opções de embarque: em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). Serão sete noites em um roteiro para Bahia – diferentemente dos cruzeiros temáticos tradicionais, o da Costa não fica somente seguindo o sol e conta com um itinerário estabelecido.

A venda é feita em todos os canais da empresa marítima. O passageiro pode comprar diretamente pelo site, por meio dos parceiros da armadora, por agências de viagens e operadores.

“A venda de navios é sempre feita antecipadamente, mas a deste cruzeiro chega a ser superior que a de um de Ano Novo por exemplo, pois tem um apelo muito grande. Temos muito repeaters, passageiros frequentes. É um cruzeiro que tem uma demanda muito grande de grupos também, como escolas de dança, então, temos condições especiais para estes públicos. É um navio que contagia, fica evidente a energia e a alegria”, finaliza Ribeiro.

Esta matéria é parte integrante da Edição Especial de Cruzeiros 2023/2024 da Revista PANROTAS, de número 1.556. Confira a edição digital abaixo.


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