Alta demanda por Caribe faz Explora Journeys desistir de vinda ao Brasil
Marca de luxo da MSC Cruzeiros fará viagem inaugural dentro de um mês; Desempenho no Brasil anima empresa
O Brasil ficou de fora dos primeiros roteiros da Explora Journeys, nova companhia de cruzeiros marítimos de luxo do Grupo MSC. Era esperada a vinda do Explora I em fevereiro de 2024, partindo de Barbados, mas uma série de alterações no itinerário tirou o País da lista de viagens inaugurais do navio. A data da estreia, no entanto, está mantida: em 17 de julho a embarcação zarpa de Southampton, na Inglaterra, com clientes, convidados e parceiros comerciais, rumo aos fiordes nórdicos.
A questão com o Brasil foi uma resposta à demanda. Ao desistir de atracar em Santos, a Explora Journeys ganha quatro roteiros no Caribe, que é a região mais demandada pelos clientes neste momento. "A família dona da empresa adéqua solicitações com base no que o mercado está pedindo", justifica o representante da Explora Journeys no Brasil, Flávio Corrêa. "Estávamos tendo procura e várias reservas quando Santos (SP) estava no roteiro, mas a demanda pelo Caribe cresceu exponencialmente, o que levou a empresa a reposicionar os itinerários."
A empresa está reacomodando ou reembolsando os clientes, caso a caso, para encontrar a melhor solução para os que tinham reservas de e para o Brasil a bordo do Explora I. Corrêa lamenta a mudança de rota, mas relembra que em 2024 será a vez de o Explora II ser inaugurado e, dada a importância que o País tem para o Grupo MSC (serão seis navios MSC Cruzeiros no próximo verão), existe a chance desses cruzeiros de luxo darem o ar da graça em portos brasileiros.
De qualquer forma, o executivo aponta o sucesso feito pela Explora Journeys antes mesmo da inauguração da companhia. "A primeira reserva feita no Brasil foi para um roteiro de Islândia, Groenlândia, Canadá e Estados Unidos, sem envolver parada no País. Estamos fazendo um trabalho forte com o trade daqui, aproveitando que o momento é extremamente favorável para cruzeiristas de luxo em nosso mercado. A ILTM Latin America foi excepcional para os negócios, e os resultados são as várias reservas antecipadas para brasileiros, mesmo sem a parada em Santos", afirma Flávio Corrêa.
ENTRE A EXPEDIÇÃO E O LAZER
Em algum lugar entre a expedição e o lazer. Assim é categorizada uma viagem em um navio da Explora Journeys. Corrêa antecipa detalhes que mais têm encantado os clientes, antes mesmo da viagem inaugural, e um deles é a boutique da Rolex, a primeira da marca a bordo de um navio. "Isso endossa nosso comprometimento com o luxo. Além de Caribe, estamos animados com as viagens a partir do Mediterrâneo no verão do hemisfério norte em 2024. São destinos europeus adorados pelos brasileiros."
TRABALHO COM O TRADE
Flávio Corrêa foi anunciado pela Explora Journeys no Brasil há exatos seis meses. Nesse período, ele soma 97 treinamentos para mais de 1 mil agentes, tradeshows como WTM Latin America, Teresa Perez Trade Partners, Cruise Day TTW Group, jantares exclusivos para agências e operadoras de luxo, associação à Clia Brasil e convenções a bordo do MSC Seashore e MSC Meraviglia.
Sobre os eventos a bordo desses dois navios, Corrêa conta que "estamos aproveitando os escritório onde a atuação da MSC Cruzeiros é muito grande, como no Brasil, e utilizando o benefício de poder desfrutar dessa estrutura. A ideia é expandir o que já temos para potencializar nosso alcance. No entanto, as plataformas de vendas são separadas", esclarece.