Agentes apontam razões para otimismo na próxima temporada MSC
Navios modernos, novas rotas e mais opções de viagens estão entre motivos apontados por profissionais

CLASSE MERAVIGLIA
A estreia do MSC Grandiosa, primeiro da Classe Meraviglia a chegar ao continente é a principal razão de otimismo apontada por Rud Jakobi e Rodrigo Fernandes, da Elle Prime Viagens. De acordo com a dupla de agentes - que vai conhecer o navio ainda neste semestre em viagem para a Europa -, há muitos viajantes habituados a cruzeiros que aguardam a chegada dessa classe, sobretudo lembrando que ela aconteceria em 2020 e foi adiada pela pandemia.
O MSC Grandiosa terá saídas de Santos e fará cruzeiros partindo do Sudeste para o Nordeste brasileiro, comparadas programadas em Búzios (RJ), Salvador (BA) e Maceió (AL).
ALÍVIO DA RETOMADA
Para Fernando Pedro, da agência Dia Pleno Turismo , de Santos (SP), a temporada 2023/2024 chega como um alívio depois de tempos atípicos, o que já é suficiente para ter otimismo.
Pedro conta ainda que sua estratégia de abordagem e vendas está baseada na experiência que se tem a bordo e os navios MSC são suficientemente bons para oferecer bons momentos.
VIAGENS CURTAS
A oferta mais abundante de minicruzeiros (que são as viagens de até quatro noites) é o que mais agrada a agente Carol Thomazini, da Feito para Viajar. Para a profissional, as viagens de curta duração são o ingresso ideal para viajantes que não conhecem a oferta de cruzeiros, o que ajuda a aumentar as vendas.
"Também é importante ressaltar o custo-benefício de uma viagem de navio, que é sempre um bom argumento de vendas e um fato que vale a pena ser sublinhado", acrescenta.
DIVERSIDADE DE NAVIOS E SAÍDAS
Na visão de Alexandre Fernandes, da Krooner Viagens, o que pode fazer diferença é a variedade de opções que a MSC Cruzeiros propõe, tanto no estilo dos navios como também nos portos de saída e parada. "Teremos mais opções de saída, mais minicruzeiros, opções de embarcações maiores e menores de portos principais como em Santos e no Rio", lembra.

Sobre a temporada que se encerra sábado (15), Fernandes conta que conseguiu ter vendas acima do normal, pois teve a junção de produtos que eram remarcação e alta busca para novas viagens.
MARKETING EM REDE NACIONAL
Para Wilton Andrade, da Vio Turismo, e Erika Zambotti, da Zambotti Viagens, uma questão que vale destaque é o investimento da MSC em publicidade. A campanha recém-lançada, que será veiculada em rede nacional de TV aberta pelos próximos 30 dias, pode ser um diferencial na opinião deles. "Essa campanha deve chamar atenção para a marca e gerar busca na agência", acredita Andrade.
INOVAÇÃO
A qualidade dos navios trazidos e a inovação de cada um deles dentro de sua característica é o que destaca Orlando Palhares, gerente de Produto Marítimo da CVC Corp. Segundo observa o executivo, a armadora tem escolhido embarcações cada vez mais modernas e eficientes para navegar pela região.
