Protocolos revisados da Anvisa para cruzeiros devem seguir modelo do CDC
Novas regras visam, sobretudo, controlar os possíveis casos de covid-19 nas embarcações

De acordo com a executiva, a nova normativa terá um padrão renovado de monitoramento, com atenção especial aos casos específicos e aos sintomas. Também fará parte do novo conjunto de regas um percentual maior de casos positivos necessários para que se configure um cenário de surto em navios.
Na temporada passada, segundo conta Monica, um único caso em tripulação ou hóspede era o suficiente para o cenário de surto ser configurado. "Vamos indicar um controle mais coerente e compatível com a população desses navios", diz.
Os detalhes e a íntegra das novas regras já foram estipuladas pela Anvisa e estão agora sob análise da procuradoria. A expectativa é que o texto seja aprovado ainda este mês, a tempo de entrar em vigor antes do início da temporada brasileira de navegações.
A representante da Anvisa participou do segundo painel do Fórum Clia, que tratou da regulação da operação de cruzeiros no País. Antes, o evento trouxe os executivos das armadoras falando sobre os desafios do cenário brasileiro.