Custo da operação ainda inibe investimentos de armadoras no Brasil
Executivos de Costa Cruzeiros, MSC e Royal Caribbean participam de painel no 4º Fórum Clia Brasil

Os comentários acerca do tema foram feitos no primeiro painel do 4º Fórum Clia Brasil, que acontece hoje (14), em Brasília. O debate teve como tema as Tendências e os Cenários da Indústria de Cruzeiros no Brasil e no mundo e contou com a participação de Adrian Ursilli, diretor da MSC Cruzeiros no Brasil, Dario Rustico, presidente executivo para América do Sul e Central da Costa Cruzeiros, e André Pousada, vice-presidente regional, Government Relations Latin America da Royal Caribbean Cruzeiros.

"Se o Brasil puder competir com outros destinos do mundo na questão do custo vai ganhar porque tem uma competitividade enorme na parte comercial. Agora, as dificuldades que temos vem de custo, parte fiscal e estrutura. Esses itens ainda são problemas", afirmou o vice-presidente da Costa Cruzeiros.
Pousada, da Royal Caribbean, lembrou que no cenário do Turismo e dos cruzeiros, todo destino compete internacionalmente. E, pensando dessa maneira, trabalhar o local e entender o que dificulta a chegada das operadoras é fundamental. "Temos de pensar no caminho ideal para que se estabeleça uma relação ganha-ganha", diz.

Para Ursilli, a estratégia que pode fomentar a atividade passa pela simplificação dos processos e tributos. Assim, as companhias podem ter mais previsibilidade, gerar mais escalas, trazer mais navios e diminuir o impacto do custo. "Previsibilidade, simplificação e investimentos em infraestrutura é o que resolve", afirma.
Antes do painel, no início do evento, a Clia Brasil divulgou os principais números da temporada 2021/2022 de cruzeiros.