Costa Cruzeiros promete sua maior temporada em 10 anos no Brasil
A bordo do Costa Diadema, líder da Costa Cruzeiros faz balanço da temporada e promete muito mais a agentes
Cerca de dois anos se passaram desde que a Costa Cruzeiros estava ao fim de uma temporada, já planejando outra para quebrar recordes no Brasil, quando a covid-19 se tornou pandemia.
Com tanta coisa acontecendo, um vaivém de protocolos, cancelamentos e adiamentos, a companhia italiana de cruzeiros marítimos garante que nunca deixou de se preocupar com o agente de viagens, a quem o presidente executivo para América do Sul e Central, Dario Rustico, classifica como de vital importância para suas operações no Brasil.
Pois a Costa Cruzeiros termina agora mais uma temporada desafiadora, porém considerada exitosa dadas as circunstâncias de paralisação abrupta que demandaram manobras rápidas. Nem por isso a companhia deixa de investir em nosso mercado. Pelo contrário, a Costa aposta ainda mais e virá para o verão 2022/23 com sua maior operação em dez anos. Para atualizar alguns de seus principais parceiros acerca de tudo o que girou em torno da temporada, realizou, no último fim de semana, o Costa Weekend, a bordo do Costa Diadema.
"Agradecer ao trade que nos acompanhou em tempos muito difíceis, de extra estresse, extra trabalho e complicações; nos reaproximar dessas pessoas de quem tivemos de ficar longe nesse período de pandemia e falar de Costa Cruzeiros, dos lançamentos de novos navios, da nossa nova identidade visual, novos produtos, da estrutura de pricing, dicas de vendas e garantir que a próxima temporada será de uma retomada sem igual no Brasil. Esses foram nossos principais objetivos no Costa Weekend", diz Dario Rustico.
"Seguimos investindo, crescendo e apostando no Brasil e na América do Sul. Ano que vem teremos três navios completamente dedicados para a temporada no continente, dobrando a capacidade do verão 2019/20, pré pandemia, além das duas embarcações que passarão por águas sul-americanas em cruzeiros muito especiais: Grand Cruise e Volta ao Mundo, com possibilidade de embarque em Buenos Aires, Manaus ou Rio de Janeiro", completa o executivo.
AGENTES CONVIDADOS
Além de grandes vendedores de Costa, os cerca de 400 agentes de viagens convidados pela companhia são prospecções, principalmente do Sul do País, onde a companhia está investindo forte ao ter Itajaí (SC) como um dos portos brasileiros.
Itajaí se junta a Rio de Janeiro, Salvador e Santos como ponto de embarque e desembarque na temporada 2022/23, além da passagem dos cruzeiros internacionais por Manaus.
"Temos 74 anos de história no Brasil, e os agentes de viagens são fundamentais para nós em todos os contextos, tanto na fidelidade dos mais antigos quanto na prospecção quando abrimos portos novos como o de Itajaí, onde tivemos um resultado excepcional. Os agentes seguem recomendando, falando da nossa marca e nosso produto. De verdade, sem demagogia, são parceiros absolutamente cruciais para nós no Brasil. Queremos do nosso lado o profissional que se capacita, estuda e passa o conhecimento ao cliente. São eles que se sobressaem, eles que chamamos no Costa Weekend", afirma Rustico. "Esses parceiros seguraram a barra na pandemia. Agradeço pelo quanto trabalharam para nós e garanto que seguiremos trabalhando por eles."
EXPECTATIVAS PARA 2022/23
O otimismo de Dario Rustico é inabalável para a temporada 2022/23, "caso contrário nós não dobraríamos a capacidade na comparação com o pré-pandemia", diz o italiano. "Como o povo brasileiro de maneira geral não resistiu à vacinação, estaremos bem melhores em relação à covid-19. Acredito realmente que poderá ser um tipo de influenza com a qual poderemos conviver, trabalhar, estudar e... viajar. Além disso, as autoridades estão vendo que o cruzeiros é um dos modais mais seguros em relação à pandemia."
O executivo ainda diz que está vendo entusiasmo nas demandas para a próxima temporada. "Há muito parceiro querendo investir, fazer negócio e há muito cliente interessado. Temos muitos brasileiros querendo viajar, voltar a curtir férias e fazer eventos a bordo."
O Costa Firenze, inaugurado no ano passado, faz a sua estreia na América do Sul como o maior navio da Costa a operar no Brasil, e se une aos navios já conhecidos do público Costa Favolosa e Costa Fortuna para cruzeiros de três a oito noites visitando destinos brasileiros e a região do Prata, com embarques nas cidades de Santos, Salvador, Rio de Janeiro e Itajaí. Já os roteiros de Grand Cruise e Volta ao Mundo acontecem a bordo dos navios Costa Luminosa e Costa Deliziosa, respectivamente, entre janeiro e maio de 2023.
Durante o Grand Cruise, o Costa Luminosa navegará por três continentes, oferecendo o embarque e o desembarque das cidades brasileiras de Manaus e Rio de Janeiro. No cruzeiro Volta ao Mundo, o turista brasileiro tem a chance de embarcar ou desembarcar no Rio de Janeiro e conhecer destinos como Namíbia, Grécia, Índia, Ilhas Maldivas, México e Costa Rica.
“Essa será uma temporada histórica para Costa e a maior da companhia na América do Sul dos últimos dez anos. Teremos mais que o dobro da capacidade quando comparado à oferta disponível na temporada 2019/2020. Além disso, com as viagens de Volta ao Mundo e Grand Cruise, pela primeira vez, estamos oferecendo aos hóspedes brasileiros cinco opções de portos no país para o embarque e o desembarque: Itajaí, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e Santos”, conclui Dario Rustico.
*Colaborou Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS