Intermac comemora 25 anos em alta no Exterior e consolidação no Brasil
Empresa de seguro viagem reúne country managers latino-americanos no Rio de Janeiro; veja dados
Em 2012, Eduardo Aoki, fundador da Intermac, começou a imaginar a internacionalização de sua empresa de seguro viagem. Em 2024, quando a companhia celebra 25 anos, o agora CEO Global comemora cinco anos do sonho realizado.
"Eu via grandes concorrentes estrangeiras chegar ao Brasil e me perguntava por que não poderia fazer o mesmo com a minha. Quando a Susep entrou com a regulamentação do mercado, senti que era o momento mais oportuno de colocar a mão na massa", relembra.
O que começou com Argentina e Peru agora são 17 países, e country managers da maioria deles estiveram no Rio de Janeiro nesta semana para a Convenção Internacional da Intermac. O evento acontece em excelente momento da empresa de seguro viagem, comemora sua COO, Laís Aoki.
"Estamos sendo reconhecidos nos mercados latinos de uma maneira inesperada. Hoje a Intermac é mais famosa no trade de Argentina, Peru, Chile, Bolívia e outros países do que é no trade brasileiro. Vemos que a estratégia foi certeira"
Laís Aoki, COO da Intermac
"A Intermac está incomodando nesses mercados, que contavam com pouca concorrência até chegarmos. Nós já chegamos grandes lá, com a expertise de uma empresa então de 20 anos. É diferente de quando começamos no Brasil", completa Eduardo Aoki.
Uma diferença que ele aponta na atuação entre o mercado brasileiro e os sul-americanos é que no Brasil reduziu-se o número de executivos de contas nas ruas.
"A questão é que muitas agências de viagens fecharam e foram desmembradas em vários freelancers. Nossos atendentes não têm muito a quem visitar, pois caiu o número de agências nas ruas. Investimos então em tecnologia para fazer o contato com esses agentes independentes."
Eduardo Aoki, CEO Global da Intermac
Novo escritório e central de atendimento própria
Muito do "incômodo" que a Intermac garante estar dando nos mercados do Exterior se deve, segundo Laís Aoki, à central de atendimento própria criada pela empresa. "É o maior ativo da empresa hoje. Um orgulho desde 2022, quando foi criado. Temos 100% de controle sobre a operação, com o que há de melhor em tecnologia, um setor de qualidade rigoroso para que o passageiro seja acolhido por um atendimento humano. Reforço que os brasileiros são atendidos por funcionários igualmente brasileiros, com português nativo, enquanto os estrangeiros têm atendimento em espanhol também nativo", aponta a COO.
A central de atendimento está alocada no novo escritório da Intermac em Buenos Aires. O espaço de 600 metros quadrados foi inaugurado há menos de um mês e possui capacidade de abrigar 50 trabalhadores. Só o operativo da Intermac conta com 30. Pouco mais de 100 pessoas compõem o quadro profissional da empresa em todos os países onde atua.
Números da Intermac em 2023 e 2024
Segundo o CEO Global da Intermac, a receita de 2019 da empresa já foi superada em 2022 e, em 2023 o crescimento foi de 33% em relação ao ano anterior. A perspectiva da empresa para 2024 é crescer pelo menos 15% no Brasil e 35% em nível América Latina. A base de agentes de viagens no Brasil é de quatro mil CNPJs.
Investimento em marketing da Intermac
A Intermac Holding (Argentina) investiu US$ 1 milhão em marketing nos últimos 12 meses, de acordo com Eduardo Aoki. A marca da empresa de seguro viagem foi e ainda é estampada em uniformes de times consagrados de futebol na América Latina, como Argentinos Jrs (contrato encerrado), Belgrano (recém anunciado) e San Lorenzo, da Argentina, e Vasco da Gama, no Brasil, sem contar investimentos em feiras e outras vias de exposição. Essas equipes jogam campeonatos continentais tais como Copa Sul-Americana e Libertadores da América, em vários dos 17 países onde a Intermac atua.
Convenção Intermac 2024
Os dados de Marketing foram detalhados durante a Convenção Intermac 2024. No encontro, teve passeio em São Januário, rodízio de churrasco, city tour, festa latina e mais. Para ver todas as notícias sobre o evento, clique aqui.