Pensando grande: 6 dicas do diretor comercial da GTA para o sucesso
Em evento da companhia de seguro viagem, Gelson Popazoglo listou práticas que levam ao sucesso
“Pensar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Então, por que não mirar alto?”
Este vem sendo o mote do Encontro Anual de Vendas e Marketing (Eavem) da GTA, iniciado hoje em Olímpia, diretor de São Paulo. Com o tema “Pense Grande” nesta edição, o evento traz para os colaboradores da empresa insights e debates sobre como multiplicar o sucesso em ambientes e contextos desafiadores.
Em uma das apresentações, o diretor comercial da GTA, Gelson Popazoglo, trouxe sua expertise para dar à equipe exemplos e conselhos sobre o sucesso nos negócios, que demanda conexão entre planos e ações. “O sucesso exige ação, e a ação exige pensamento. Não adianta apenas pensar e não agir para obter o que é desejado”, aponta.
Popazoglo listou 6 recomendações sobre pensar grande e buscar o sucesso. Veja quais são:
Avalie constantemente suas ações e companhias
“O que você faz no tempo em que trabalha determina o que você alcança”, diz o diretor comercial da GTA. Otimizar a própria rotina e usar seu tempo com qualidade, seja buscando maior produtividade, melhorando sua formação ou simplesmente aprimorando seu intelecto, é o que te colocará na frente dos demais, segundo ele.
Da mesma forma, é preciso escolher bem quem vai te acompanhar nessa jornada. Pois estar ao lado de quem não está em consonância com esses objetivos poderá te atrasar nesse caminho.
Por isso, sugere Popazoglo, leve em conta:
- O que você faz;
- Como você faz;
- Com quem você faz.
Tenha apenas os medos aceitáveis
Ter medo paralisa ou te impulsiona às ações corretas? Para Popazoglo, os únicos medos possíveis na vida profissional são justamente aqueles que evitam ficar no mesmo lugar. E jamais o medo de buscar desafios maiores que os atuais.
“Tenha medo da mediocridade, do desperdício, de não viver plenamente. Mas não tenha medo de pensar grande e de traçar grandes objetivos.”
Aja com ousadia – mas de forma planejada
Ser ambicioso e ousado nas ações é fundamental. Mas não sem estudo e planejamento sobre como alcançar os objetivos propostos. Por isso é importante buscar exemplos de sucesso e se inspirar neles para obter a melhora pessoal. “O que funciona de modo consistente para os outros quase sempre funciona para nós”, diz Popazoglo.
Ele recomenda avaliar:
- quais modelos deram certo;
- quais sistemas foram usados para que tais modelos dessem certo;
- quais hábitos preciso criar para usar tais sistemas.
Experimente pedir o que não está no cardápio
Entre muitas ações possíveis, não escolher apenas a partir do que já é conhecido, mas sim aquilo que pode te levar ao topo, e muitas vezes ainda nem foi imaginado. Isso, diz o diretor da GTA, poderá permitir grandes saltos na carreira.
Exemplo mostrado por ele é a famosa campanha “pense diferente”, da Apple, de 1997. Nela, a empresa mostra, usando exemplos históricos, que “as pessoas que são loucas a ponto de acharem que podem mudar o mundo, são as que de fato mudam”. E o mais importante: a publicidade só funcionou porque a Apple se mostrou, de fato, inovadora em suas ações.
Faça benchmarking e conheça o mercado
O diretor enfatizou a importância de analisar tendências de mercado para obter boas respostas às suas perguntas, atuar bem e estar à frente da concorrência. Como exemplo, a mudança nas práticas de trabalho após a pandemia, com modelos remotos e híbridos.
Sabendo como as pessoas estão trabalhando, viajando e se comportando, é possível encontrar atalhos rumo à grandeza. “Mesmo estando na estrada certa, você pode ser atropelado pela concorrência. É preciso andar certo e andar rápido”, diz.
Use os três P’s
As três letras P de maior importância na carreira, diz Popazoglo, são as das palavras propósito, prioridade e produtividade. Nessa ordem, elas devem ser planejadas para uma trajetória de sucesso.
Pode ser instintivo buscar diretamente um aumento de produtividade, como incrementar as vendas. Mas isso só será possível, afirma o diretor, se forem priorizadas as práticas corretas, como prospecção de novos clientes. Da mesma forma, as prioridades só serão alcançadas se forem definidas a partir de um propósito coerente, como um objetivo específico de aumento de vendas em novos clientes.
“O grande erro costuma ser não estabelecer propósitos claros, e essa deve ser a primeira etapa. Sem eles, não se chega no resto”, explica.
Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS, de Olímpia (SP)
A PANROTAS viaja a convite da GTA