Da Redação   |   28/11/2022 16:40
Atualizada em 29/11/2022 11:53

Rafael Bessa nega acusações de golpe digital, mas clientes apelam à Justiça

Dezenas de mulheres brasileiras foram vítimas de Rafael Bessa ao comprarem viagens de luxo

Divulgação
Mulheres brasileiras foram vítimas de Rafael Bessa ao tentar realizar suas viagens dos sonhos
Mulheres brasileiras foram vítimas de Rafael Bessa ao tentar realizar suas viagens dos sonhos
Golpes de viagens digitais são um problema "sistêmico e global" crescente, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Recentemente, diversas consumidoras brasileiras relataram, segundo reportagem da BBC News, que depois de pagar por férias de luxo ao empresário Rafael Bessa, com a sua antiga agência Rafael Bessa Signature Travel, inclusive via Instagram, teriam tido problemas e levado prejuízo. Veja aqui a matéria completa da BBC News.

Procurado pelo Portal PANROTAS, para comentar a reportagem da BBC News, Rafael Bessa declarou: "Estou chocado com as alegações infundadas publicadas pela BBC sobre mim e minha antiga empresa. A BBC deturpou completamente a posição e os fatos. Sempre agi honestamente e no melhor interesse de meus clientes. Eu nomeei o escritório Carter-Ruck para me prestar assistência judicial e conduzir este caso altamente difamatório."

Confira abaixo um resumo dos casos de Maria (nome fictício), Ana Jalenna e Adriane Trofin, relatados na reportagem da BBC News.

"MARIA"

Em dezembro de 2021, Maria (nome fictício) decidiu levar sua família para férias de esqui na Europa. Então ela pagou US$ 20 mil a Rafael Bessa, que havia sido recomendado por um amigo, e fez o voo. Foi quando Maria saiu do terceiro hotel, que o gerente lhe disse que o quarto não havia sido pago.

Também,quando a família embarcou no trem para o próximo destino, houve um problema com as passagens: ele teria fornecido, segundo a passageira relatou à BBC, duas passagens com o mesmo número de compra, ou seja, apenas uma era válida. No hotel seguinte foi a mesma história: Maria teve que pagar a conta, embora já tivesse pago integralmente. Inicialmente ela presumira que Rafael Bessa era simplesmente incompetente. "Então eu disse: 'Não, isso não é um erro, isso é de propósito. Isso é de má fé.'"

Ao todo, Maria diz que perdeu US$ 30 mil no feriado - US$ 15 mil do dinheiro que havia pago adiantado, mais US$ 15 mil extras para apenas um dos hotéis.

A BBC pediu a Rafael Bessa que se pronunciasse sobre as alegações de Maria. Ele respondeu à BBC que houve um "problema" não especificado com o preço de um dos hotéis e que o quarto por esse preço não estava incluído no pacote. Ele também enviou cópias das reservas de trem - que, como disse Maria, ambas tinham o mesmo número de compra.

Rafael Bessa, em resposta à PANROTAS, afirmou que "a cliente viajou para Suíça e pagou 18.117,39 franco-suíços. O valor que ela pagou foi devidamente entregue aos hotéis. Quando ela alega que ela teve prejuízo, não é verdade, afinal ela alega que eu teria utilizado o valor para outros fins, o que é uma mentira já que ela se hospedou nos hotéis e foi devidamente pago."

ANA JALENNA

Outra brasileira, Ana Jalenna, reservou uma viagem de esqui nos Alpes e também férias de verão na Itália com Rafael Bessa, depois que ele organizou para ela férias "fantásticas" em família no Brasil.

Ela pagou parte da conta em dinheiro, e o plano era que ele cobrasse o restante no cartão de crédito dela. Algum tempo depois, ela ficou surpresa ao ver um pagamento para a British Airways aparecer em sua conta de cartão e ligou para ele para perguntar sobre isso. Era o pagamento do hotel italiano dela, ele disse a ela. Achando difícil de acreditar, ela enviou um e-mail ao hotel e foi informada de que nenhum pagamento havia sido feito.

Ana decidiu pedir a Rafael Bessa uma prova de que tinha feito pelo menos as reservas na estância de esqui. Ele deu a ela dois números de reserva, mas o hotel disse que eram inválidos. "Perdi o dinheiro, o sonho, a viagem. Perdi tudo", diz ela. Rafael Bessa insistiu à BBC que reservou o hotel italiano. Ele disse que Ana cancelou a viagem de esqui e ele devolveu o dinheiro. Mas Ana disse à BBC que não cancelou - e não foi reembolsada.

Em resposta à PANROTAS, Rafael Bessa contesta a alegação de Ana Jalena, afirmando que "a cliente, em decorrência de inúmeros comentários feitos por terceiros, gerou instabilidade e desconfiança os serviços contratos pela mesma. No que tange a viagem do Club Med, a reserva foi feita e inclusive o próprio grupo me enviou a pré reserva, mesmo assim foi feito o cancelamento na administradora do cartão e enviado a eles. Não tive nenhum retorno por parte dos clientes e, sendo assim, eu supus que a operadora do cartão havia feito a devolução. No outro caso, que ela alega que não cancelou a viagem da Itália, a reserva dela estava feita e o voucher emitido e o prazo que teria de pagamento são 14 dias antes do check-in. Na mesma oportunidade, a cliente ligou para a emissora do cartão de credito cancelando a cobrança. O valor foi devidamente autorizado pela cliente. Além disso, a cliente recebeu o contrato de prestação de serviço e não quis assinar.

ADRIANE TROFIN

Já Adriane Trofin conheceu Rafael Bessa pela primeira vez no Facebook, cativada por suas postagens de belos locais, e iniciou uma amizade on-line que culminou em uma reserva de viagem para a Grécia. Ela explicou que não podia pagar esse tipo de férias sozinha, mas ele respondeu que havia viagens para todos os bolsos, e ela acabou reservando suas férias dos sonhos para 14 pessoas no total - membros de sua família e vários amigos.

Eles haviam pago antecipadamente a Rafael Bessa pela estada em um resort quatro estrelas do Club Med, mas os carros que deveriam recebê-los no aeroporto de Atenas não chegaram. Adriane mandou mensagem para Rafael Bessa pedindo ajuda. Ele assegurou-lhe que tudo estava reservado e deu-lhe três números de telefone da empresa de automóveis, mas ela não conseguiu falar com nenhum deles.

O grupo ficou preso por horas. Por fim, o gerente de operações aeroportuárias do Club Med, David Doepfer, veio em seu auxílio. Ele rapidamente estabeleceu que não havia nenhuma reserva no Club Med em nome de Adriane. Rafael Bessa uma vez reservou quartos, ele soube, mas não pagou por eles antes da data de vencimento.

David ligou para o agente de viagens e pediu-lhe que reservasse um hotel diferente em Atenas para o grupo, o que ele concordou em fazer. Mas David conta que quando ligou para o novo hotel para saber se Rafael Bessa havia cumprido sua palavra, foi informado que os quartos não haviam sido pagos. No final, o marido de Adriane pagou para todo o grupo ficar em outro hotel, ao custo de US$ 8.500.

Rafael Bessa disse à BBC que cancelou a reserva do hotel porque Adriane não pagou tudo o que lhe devia. Mas Adriane mostrou à BBC evidências de transferências de dinheiro feitas antes da viagem cobrindo o custo total do hotel. Ela havia concordado com Rafael Bessa em pagar três passagens aéreas em prestações e estava em dia com esses pagamentos - o que Bessa confirmou em capturas de tela de mensagens enviadas à BBC.

Sobre o caso Adriane, Rafael Bessa afirmou à PANROTAS que "a cliente contratou Club Med Grécia e 4 passagens aéreas, do Rio de Janeiro para Londres em voos operados bela British Airways. Ocorre que uma passagem nós havíamos combinado que seriam pagas 600 libras por mês ao decorrer de quatro meses. Porém, a passagem no valor de R$ 35.896,48 ela não pagou forçando a agência a cancelar a viagem conforme contrato devidamente assinado e tendo a ciência da cliente."

MAIS CLIENTES

A BBC conversou, segundo a reportagem, com outros clientes de Rafael Bessa. Juntamente com Maria, Ana e Adriane, eles dizem que pagaram a ele US$ 90 mil por serviços que não foram prestados. BBC também conversou com o advogado brasileiro Victor Penido Machado, que está processando Rafael Bessa em nome de quase 50 clientes. Eles pagaram um total de US$ 183 mil por reservas de hotéis e outros serviços que não foram prestados, diz ele.

Um padrão semelhante é repetido várias vezes, disse o advogado. Os clientes chegam aos seus destinos, descobrem que um hotel não foi pago e não conseguem que Rafael Bessa os pague. Procurado pela BBC, Bessa negou as acusações feitas pelos seus antigos clientes, dizendo-se "chocado". "Estou realmente surpreso com a quantidade de erros, 90% de seus fatos são falsos", escreveu ele.

BESSA SE DEFENDE

Segundo Rafael Bessa disse ao Portal PANROTAS, os advogados contratados por ele estão em tratativas para remover o conteúdo produzido pela BBC, pois seriam inverídicas e envolvem "difamação e em âmbito criminal". Segundo Bessa, não foram levados em conta os motivos dos cancelamentos. Ele ficou de enviar uma nota oficial à PANROTAS, mas não o fez, segundo ele, por causa dessa tentativa de remover o conteúdo do ar. Mas postou no Instagram a mensagem do início deste texto. Rafael Bessa tem respondido a todas as nossas mensagens e promete esclarecer o caso mostrando os motivos dos cancelamentos.

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