Filip Calixto   |   16/12/2020 11:01
Atualizada em 16/12/2020 11:03

Abav-SP e Aviesp apresentam balanço de ações em 2020

Associações apresentaram um relatório com as ações realizadas ao longo do ano


Divulgação
Fernando Santos, presidente da Abav-SP, e Marcos Lucas, presidente da Aviesp
Fernando Santos, presidente da Abav-SP, e Marcos Lucas, presidente da Aviesp
Nos dias finais do ano em que unificaram parte de sua atuação, Abav-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo) e Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo) fizeram um balanço de suas ações e realizações. O resumo do 2020 da organizações foi publicado ontem (15) e dá destaque ao trabalho de auxílio ao agente durante a pandemia e à interlocução das associações com governantes.

As iniciativas que mais se destacaram foram as seguintes: união operacional e de fornecedores; unificação das redes sociais das duas associações; ampliação do benefício jurídico em duas modalidades; apoio à campanha Adia e o Movimento Supera Turismo; divulgação de medidas de auxílio aos agentes no período do coronavírus; mudança da Aviesp Expo presencial para o evento híbrido Abav Collab; participação na Black Friday de Viagens da Abav Nacional; ações exclusivas para associados com o advogado Marcelo Oliveira (sócio do CMO Advogados e assessor jurídico de diversas entidades do setor); e vitória inédita com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para mitigar a responsabilidade solidária das agências perante o cliente, diminuindo consideravelmente os problemas enfrentados pelo setor, quando ausente sua culpa no serviços reclamado.

O relatório das organizações ainda salientou as 32 lives realizadas nos últimos meses e publicadas nos canais de YouTube e Instagram. São 22 conteúdos da “Hora do Agente”, com apresentações de especialistas do setor de turismo, jurídico e marketing, e dez do “Papo com Agente”, conduzidos pelos presidentes das organizações e com convidados especiais. Esses vídeos renderam até aqui 20 mil visualizações tratando de assuntos diversos.

Em novembro, as instituições realizaram a 6ª Convenção Abav-SP e Aviesp, com o tema “Reinvente-se - Renove ideais e faça acontecer”. O evento, em formato on-line, contou com debates sobre o cenário atual.

“Nós adotamos um atendimento personalizado e atento às demandas específicas de cada associado. Sabemos que o agente de viagens é único e precisa de apoio diferenciado. Nenhuma pessoa imaginou que um vírus iria derrubar todos os planejamentos deste ano. Por conta da covid-19, trabalhamos diariamente para ajudar o setor e nos preocupamos em trazer capacitações que discutiram temas amplos, desde a parte financeira, marketing e dúvidas jurídicas, até mesmo os pilares emocionais”, comenta o presidente da Abav-SP, Fernando Santos.

Para Marcos Lucas, presidente da Aviesp, esse ano deixou ainda mais clara a importância das associações. “O Turismo foi muito impactado pelo coronavírus. Isto nos uniu e fortalecidos, trabalhamos com negociações intensas e interseções junto a companhias aéreas e de cruzeiros marítimos, que estavam dificultando a remarcação ou cancelamento de passageiros que se negavam a embarcar, além de pleitos junto ao Governo Federal, culminando em leis que garantiram regras claras para os serviços turísticos no mercado; o apoio às convenções coletivas; e todas as lives e webinars realizadas nos últimos meses. Para 2021, acredito em uma retomada gradativa e vejo muito trabalho a ser realizado em favor da categoria”, ressalta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados