Abav-SP e Aviesp apresentam balanço de ações em 2020
Associações apresentaram um relatório com as ações realizadas ao longo do ano
Nos dias finais do ano em que unificaram parte de sua atuação, Abav-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo) e Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo) fizeram um balanço de suas ações e realizações. O resumo do 2020 da organizações foi publicado ontem (15) e dá destaque ao trabalho de auxílio ao agente durante a pandemia e à interlocução das associações com governantes.
As iniciativas que mais se destacaram foram as seguintes: união operacional e de fornecedores; unificação das redes sociais das duas associações; ampliação do benefício jurídico em duas modalidades; apoio à campanha Adia e o Movimento Supera Turismo; divulgação de medidas de auxílio aos agentes no período do coronavírus; mudança da Aviesp Expo presencial para o evento híbrido Abav Collab; participação na Black Friday de Viagens da Abav Nacional; ações exclusivas para associados com o advogado Marcelo Oliveira (sócio do CMO Advogados e assessor jurídico de diversas entidades do setor); e vitória inédita com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para mitigar a responsabilidade solidária das agências perante o cliente, diminuindo consideravelmente os problemas enfrentados pelo setor, quando ausente sua culpa no serviços reclamado.
O relatório das organizações ainda salientou as 32 lives realizadas nos últimos meses e publicadas nos canais de YouTube e Instagram. São 22 conteúdos da “Hora do Agente”, com apresentações de especialistas do setor de turismo, jurídico e marketing, e dez do “Papo com Agente”, conduzidos pelos presidentes das organizações e com convidados especiais. Esses vídeos renderam até aqui 20 mil visualizações tratando de assuntos diversos.
Em novembro, as instituições realizaram a 6ª Convenção Abav-SP e Aviesp, com o tema “Reinvente-se - Renove ideais e faça acontecer”. O evento, em formato on-line, contou com debates sobre o cenário atual.
“Nós adotamos um atendimento personalizado e atento às demandas específicas de cada associado. Sabemos que o agente de viagens é único e precisa de apoio diferenciado. Nenhuma pessoa imaginou que um vírus iria derrubar todos os planejamentos deste ano. Por conta da covid-19, trabalhamos diariamente para ajudar o setor e nos preocupamos em trazer capacitações que discutiram temas amplos, desde a parte financeira, marketing e dúvidas jurídicas, até mesmo os pilares emocionais”, comenta o presidente da Abav-SP, Fernando Santos.
Para Marcos Lucas, presidente da Aviesp, esse ano deixou ainda mais clara a importância das associações. “O Turismo foi muito impactado pelo coronavírus. Isto nos uniu e fortalecidos, trabalhamos com negociações intensas e interseções junto a companhias aéreas e de cruzeiros marítimos, que estavam dificultando a remarcação ou cancelamento de passageiros que se negavam a embarcar, além de pleitos junto ao Governo Federal, culminando em leis que garantiram regras claras para os serviços turísticos no mercado; o apoio às convenções coletivas; e todas as lives e webinars realizadas nos últimos meses. Para 2021, acredito em uma retomada gradativa e vejo muito trabalho a ser realizado em favor da categoria”, ressalta.