Artigo: Como a tecnologia potencializa a gestão de distribuição na hotelaria?
Claudio Cordeiro, da Totvs, destaca benefícios da tecnologia e importância de adotar estratégias robustas
A tecnologia tem um grande papel no Turismo, desempenhando funções que auxiliam nas operações do dia a dia dos profissionais. Na hotelaria não é diferente. Como os recurso tecnológicos podem ajudar os hotéis na sua gestão de distribuição, garantindo um processo mais eficiente e automatizado?
O diretor de Produtos para Hotelaria da Totvs, Claudio Cordeiro, elaborou um artigo em que destaca como a tecnologia pode maximizar os resultados na hotelaria.
Confira a seguir.
Maximizando resultados: como a tecnologia potencializa a gestão de distribuição e otimização de receitas na hotelaria
*Por Claudio Cordeiro, diretor de Produtos para Hotelaria da Totvs
"O avanço da digitalização implicou em grandes transformações para o mercado de Turismo como um todo, influenciando especialmente o modo como os viajantes pesquisam e reservam sua hospedagem. A acessibilidade e a comodidade da internet permitiram que, com poucos cliques, seja possível fazer uma reserva em praticamente qualquer hotel do mundo. Inclusive, de acordo com o levantamento do Ministério do Turismo “Tendências de Turismo”, realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) em dezembro de 2023, 48% dos brasileiros utilizam a internet para compra de passagens e hospedagens.
A expansão das fronteiras das lojas e agências de viagens para o ambiente digital também multiplicou as oportunidades de vendas para os hotéis. Hoje é possível vender em diversos canais e plataformas on-line, marcando presença onde o consumidor – cada vez mais conectado – está. Seja em agências de viagens on-line (conhecidas como OTAs - Online Travel Agency, como o Booking.com), empresas parceiras ou mesmo sites próprios, não faltam opções de canais de venda! Porém, para que os negócios no ambiente digital possam de fato render bons resultados para os hotéis, é preciso lidar com o desafio de gerir todos estes canais de distribuição.
E é a este ponto que os gestores hoteleiros precisam ficar atentos, já que não é tão simples lidar com a tarefa de administrar diferentes “prateleiras e vitrines”, onde é preciso não apenas optar pelos melhores canais, mas principalmente estabelecer estratégias de preços efetivas. Além deste processo envolver a centralização das informações e a sua atualização em tempo real, ele também exige que as melhores decisões sejam tomadas, de acordo com as metas de curto e longo prazo do negócio. Ou seja, é um grande malabarismo!
Mas não tenha dúvidas: quando bem implementada, uma boa gestão de distribuição potencializa o resultado, ajudando a otimizar a receita e garantir a sustentabilidade do negócio. E aqui com certeza a tecnologia é a melhor aliada. Hoje, já existem no mercado inovações dedicadas justamente para esse processo tão comum na hotelaria, garantindo uma gestão de distribuição muito mais eficiente e automatizada.
A grande vantagem destas ferramentas é a centralização de dados de diferentes canais de venda, em tempo real, em uma única plataforma. Esse tipo de solução também conta com dashboards que fornecem todo o histórico de vendas do hotel, facilitando o acesso às informações. Com isso os gestores conseguem aprimorar a gestão de preços e de demanda, evitando overbooking, garantindo uma melhor ocupação e obtendo uma visão 360º de todos os seus canais de venda. Tudo integrado ao PMS (Property management system), sistema voltado para hotéis, que atua no controle de reservas, check-in e check-out, e auxilia em uma melhor gestão do estabelecimento como um todo.
Diante desta riqueza de dados, estabelecer estratégias de precificação personalizadas para cada canal se torna muito mais simples. Por meio da tecnologia, é possível definir, por exemplo, qual canal deve ter a maior/menor tarifa, ou como flutuar os preços de acordo com a demanda do mercado. Assim, se a sua demanda está baixa no período, por exemplo, você pode optar por baixar as tarifas no seu canal de venda próprio para melhorar sua receita e margem de lucro, já que evitaria o pagamento de comissões a plataformas terceiras. Ou então, caso a demanda no período esteja muito alta, é possível aumentar as tarifas de reservas em OTAs, aumentando a margem. E o melhor, a tecnologia permite automatizar este processo, com apoio até mesmo de Inteligência Artificial para estabelecer padrões de comportamento para que o sistema ajuste os preços de acordo com um determinado cenário.
Em um mercado dinâmico e competitivo como o hoteleiro, é fundamental contar com uma estratégia de distribuição robusta, e isso envolve dispor de um mix de canais de venda, desde canais próprios até ter uma presença ativa em OTAs que garantam uma boa visibilidade. Neste cenário, contar com a ajuda da tecnologia para otimizar a receita e garantir uma boa margem de lucro nos empreendimentos, por meio de uma gestão de preços e de demanda mais eficientes, pode ser não apenas um diferencial, mas uma necessidade para garantir a sustentabilidade e competitividade."