Karina Cedeño   |   17/09/2024 09:32
Atualizada em 17/09/2024 11:15

Veja dicas para o seu hotel 'bombar' nas buscas do Google

Dicas foram divulgadas por especialista do Google durante o Fohb 2024, realizado hoje em São Paulo


PANROTAS / Karina Cedeño
Newton Neto, diretor geral de Parcerias Globais do Google para a América Latina
Newton Neto, diretor geral de Parcerias Globais do Google para a América Latina

Durante a sexta edição do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), realizada nessa segunda-feira (16), em São Paulo, o diretor geral de Parcerias Globais do Google para a América Latina, Newton Neto, deu dicas para que os hoteleiros consigam destacar a presença de seus empreendimentos no Google, por meio de ferramentas gratuitas.

Confira abaixo quais são elas:

Atualize o perfil do seu hotel no Google

Para começar, os hotéis devem sempre atualizar o seu perfil no Google, adicionando os detalhes do seu negócio (endereço, horário de funcionamento, telefone, site do hotel). Isso porque, segundo Neto:

  • Há sete vezes mais cliques para empresas com o perfil completo;
  • 96% dos clientes têm mais probabilidade de visitar uma empresa que exibe o horário de funcionamento;
  • 90% dos clientes têm mais probabilidade de visitar uma empresa que mostra um número de telefone


Adicione suas comodidades para destacar o que você oferece

  • Informe aos clientes tudo o que você oferece, como estacionamento gratuito, Wi-Fi, bar no terraço. "Hoje as pesquisas estão ficando mais detalhadas. A forma com que o usuário pesquisou ontem já não é a mesma de hoje e por isso é preciso disponibilizar cada vez mais detalhes no perfil do seu hotel", destaca Neto.


Não economize nas fotos e nos vídeos

  • 90% dos hóspedes têm mais probabilidade de visitar uma empresa que tenha fotos em uma página de resultados de pesquisa.
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De acordo com Newton Neto, adicionar fotos e vídeos no perfil do hotel no Google faz toda a diferença
De acordo com Newton Neto, adicionar fotos e vídeos no perfil do hotel no Google faz toda a diferença

Não se esqueça de adicionar, também:

  • Atributos de sustentabilidade e certificações ecológicas;
  • Atributos de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade. "Isso facilita a conexão do seu negócio com o usuário interessado em um atributo específico do seu hotel", comenta o diretor geral de Parcerias Globais do Google para a América Latina.
PANROTAS / Karina Cedeño
Adicionar atributos de sustentabilidade e certificações ecológicas é importante
Adicionar atributos de sustentabilidade e certificações ecológicas é importante

Estabeleça perfis para empresas dentro do seu hotel

É possível criar perfis para todas as empresas localizadas dentro do seu hotel se elas puderem ser acessadas independentemente do seu empreendimento principal. Por exemplo, se houver restaurantes, lounges, lojas ou spas que os hóspedes podem visitar sem precisar estar hospedados no hotel, essas empresas são elegíveis para ter seu próprio perfil comercial e aparecerão na guia Diretório.

Aproveite os links de reserva gratuitos do Google

O Google permite mostrar tarifas e disponibilidade em tempo real e enviar clientes para seu site de reservas de forma gratuita. "Os usuários estão interessados em reservar diretamente. Por isso, os hotéis podem começar a usar links diretos de reservas que oferecemos", comenta o diretor geral de Parcerias Globais do Google para a América Latina.

  • Para isso, encontre um parceiro de conectividade neste link;
  • Se o parceiro de conectividade estiver listado, entre em contato e peça que ele opte por incluir suas tarifas em links de reserva gratuitos;
  • Se o seu parceiro de conectividade não estiver listado, entre em contato com ele e pergunte se ele está conectado ao link de reserva gratuito do Google.
PANROTAS / Karina Cedeño
Links de reserva gratuitos do Google e alguns dos parceiros de conectividade do Google
Links de reserva gratuitos do Google e alguns dos parceiros de conectividade do Google

Defina seu canal de mensagens preferido

O Google agora permite configurar novas opções para receber mensagens de texto de clientes usando o Whatsapp ou outras ferramentas. "Hoje em dia os usuários revelam que não gostam de ter que pegar o celular para fazer ligações. Sendo assim, outros meios de contato favorecem a interação deles com o hotel", comenta Newton Neto.

Exiba e responda comentários/avaliações

  • O Google envia notificações quando os hóspedes escrevem avaliações sobre sua empresa;
  • Crie fidelidade à marca respondendo esses comentários (mesmo que negativos);
  • Responda com soluções ou agradecimentos;
  • Incentive os hóspedes satisfeitos a compartilhar suas avaliações.


Use postagens comerciais para manter os clientes atualizados sobre eventos e ofertas

  • 50% dos clientes procuram promoções ou descontos ao pesquisar uma empresa on-line.


Acompanhe o desempenho do seu perfil

Veja o que está funcionando por meio da ferramenta Insights

  • Como os pesquisadores encontram você?
  • Como eles interagem com o perfil?
  • Eles ligam, solicitam direções, visitam seu site?
  • De onde vêm os convidados?
  • Quais dias têm mais atividades?
  • Acompanhe o tráfego e os cliques de reserva provenientes do seu link de reserva gratuito
  • Acompanhe também a competitividade de preços com outros hotéis.


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