Ficha de Registro de Hóspede Digital deve ser implantada até 2025
O sistema promete modernizar e simplificar o envio das informações exigidas pela Lei Geral do Turismo
O novo modelo da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), totalmente digital, vem aí! Com a nova ficha, os dados coletados serão armazenados digitalmente, minimizando riscos de perda ou vazamento de informações. A meta é implantar em toda rede hoteleira a versão digital da FNRH até o próximo ano.
O sistema feito pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serpro, empresa de inteligência do governo federal, promete modernizar e simplificar o envio das informações exigidas pela Lei Geral do Turismo.
Os testes já começaram. Nesta primeira fase, 19 hotéis foram indicados pelas entidades hoteleiras que compõem o Conselho Nacional de Turismo (CNT) para aderirem à plataforma que permitirá que todas as informações sejam transmitidas de forma segura e precisa. O objetivo é avaliar as novas funcionalidades da FRNH e corrigir possíveis dissonâncias.
“Estamos dando um passo importante para o setor. O sistema eletrônico não apenas moderniza a gestão hoteleira, especialmente os pequenos empresários, mas também promove eficiência, segurança e sustentabilidade, elevando a experiência do hóspede e impulsionando o setor rumo a um futuro mais digital e integrado”
Celso Sabino, ministro do Turismo
Mercure Brasília é o primeiro a implantar tecnologia
Aderindo a iniciativa, o hotel Mercure Brasília Líder, da rede Accor, foi o primeiro meio de hospedagem a ficar apto a testar a nova tecnologia. A partir de agora, o turista que chegar para preencher seus dados no check-in já pode acessar a versão eletrônica da ficha, reduzindo tempo de espera.
“A digitalização da Ficha representa um avanço significativo para o setor hoteleiro brasileiro. Com essa tecnologia, conseguimos otimizar e agilizar o processo de check-in, melhorar a segurança dos dados e oferecer uma experiência mais fluida para nossos hóspedes”
Marcelo Salomão, vice-presidente sênior de Tecnologia da Accor Américas
Integração com PMS
O sistema se integrará também com plataformas de gestão hoteleira (PMS) e outras ferramentas digitais, proporcionando uma visão integrada dos dados dos hóspedes, permitindo a geração de dados mais robustos, auxiliando na análise de tendências e comportamentos e apoiando a tomada de decisões estratégicas.
"A FNRH Digital foi projetada para suportar um grande volume de acessos simultâneos, garantindo um desempenho estável e eficiente, mesmo durante os picos turísticos. Esse sistema robusto e escalável está preparado para acompanhar o crescimento esperado do turismo”
Alexandre Amorim, diretor presidente do Serpro