Veja tendências da hotelaria em 2025, apontadas pela Accor
Dados da rede hoteleira mostram desempenho positivo em 2024 e previsão de alta em 2025; confira

O setor hoteleiro segue em constante evolução, acompanhando mudanças no comportamento dos viajantes e nas prioridades globais. Uma das principais redes hoteleiras do mundo, a Accor destaca algumas macrotendências que já impactam o mercado em 2025 e seguirão mexendo com o setor adiante.
Entre eles estão: a busca por experiências diferenciadas, o crescente protagonismo da sustentabilidade e o fortalecimento do conceito de bleisure – a combinação de viagens de negócios com lazer.
As tendências foram compartilhadas pelo CEO da Accor das Américas, Thomas Dubaere, no mesmo dia em que o executivo apresentou as cifras de crescimento da rede hoteleira no Brasil e no mundo (clique aqui para ver).
Viajantes buscam experiências diferenciadas e novos destinos
Algo que não sai de moda e só cresce depois da pandemia é a busca incessante dos viajantes por experiências únicas. Dubaere comentou sobre o quanto o setor de hospitalidade se beneficia do gig tripping – fenômeno que impulsiona o Turismo por meio de eventos esportivos e shows.
"Em 2023, o Turismo esportivo movimentou cerca de US$ 600 bilhões, e grandes turnês, como a de Taylor Swift naquele mesmo ano no Brasil, registraram ocupações recordes em hotéis", ilustra Dubaere.
Além disso, há uma crescente busca por destinos alternativos, menos saturados, onde os hóspedes podem vivenciar algo exclusivo e autêntico.
Turismo Responsável e Sustentabilidade
A sustentabilidade se consolidou como um fator determinante na escolha dos viajantes. Segundo dados da Accor, 75% dos turistas globais querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, e muitos estão prolongando suas estadas para reduzir o impacto ambiental, visto que o impacto com o transporte será o mesmo, independentemente do tempo aproveitado no destino.
Dubaere comenta dados de uma pesquisa da Booking.com que reforça essa tendência:
- 80% dos viajantes acreditam que viajar de forma sustentável traz benefícios
- 65% preferem acomodações com certificação ou selo ambiental
- 43% estão dispostos a pagar mais por opções sustentáveis
- 59% querem filtrar suas opções para aquelas com certificação de sustentabilidade na próxima vez que fizerem uma reserva.
Bleisure está em toda a estratégia
A Accor sempre considera que seu cliente corporativo vai querer aproveitar suas estadas com elementos de lazer. Segundo dados da rede, 55% dos profissionais de Turismo apontam viagens combinadas como uma grande oportunidade de mercado.
Esse modelo permite que viajantes a negócios estendam sua estadia para lazer, muitas vezes acompanhados por familiares ou amigos. O setor hoteleiro está adaptando seus serviços para atender essa demanda, oferecendo infraestrutura que alia conforto e produtividade.
Portfólio global e pipeline da Accor
Na apresentação dos resultados, Dubaere ainda apontou o número de quartos com o qual a Accor encerrou 2024, além de apresentar as aberturas futuras da rede:
- A Accor fechou o ano passado com 850.285 quartos globalmente
- A rede tem 5.682 hotéis em mais de 110 países
- Pipeline robusto: aproximadamente 233 mil quartos estão nos planos de abertura da Accor, em 1.381 unidades
"A Accor entregou seu guidance em 2024 e confirma suas perspectivas de médio prazo, demonstrando nosso compromisso com os objetivos estabelecidos durante o Capital Markets Days", afirma Dubaere.
Destaque nas Américas
O desempenho da Accor PM&E Américas em 2024 foi considerado excepcional pelo CEO da região, Thomas Dubaere. O segmento atingiu novos marcos históricos, como no EBITDA consolidado, refletindo a resiliência do RevPAR e a disciplina rigorosa de custos.
- Entre os principais avanços na região, destaca-se o crescimento de 14% na base de membros ativos do programa de fidelidade ALL e a incorporação de novos parceiros no Brasil, incluindo Banco BRB e Esfera Santander. O ALL Signature, programa de assinatura da rede, duplicou sua receita em comparação com 2023.
- A área de Alimentos e Bebidas representou 21% da participação na receita dos hotéis PM&E, enquanto a Astore de Compras gerou uma economia superior a 5 milhões de euros, agregando mais de 187 novos fornecedores. Além disso, mais de 9.000 novos colaboradores foram recrutados.
- A Accor reforçou sua presença por meio de investimentos em campanhas de marketing focadas em marcas como Pullman, Novotel e ibis, fortalecendo sua estratégia de crescimento e inovação no setor hoteleiro.
Aberturas no Brasil
Na região das Américas, a Accor assinou 28 contratos em 2024, sendo 19 no Brasil:
- ibis Styles Fortaleza Giga Mall
- ibis Sobral
- ibis Jaraguá do Sul
- ibis Santarém
- ibis Vilhena
- ibis Styles Uberaba
- ibis Styles Patrocínio
- ibis Camaçari
- ibis Dourados
- ibis Santa Cruz do Sul
- ibis Santa Maria
- ibis Styles Passos
- ibis Pará de Minas
- ibis Nova Mutum
- ibis Styles Porto De Galinhas
- ibis Vinhedo
- ibis Varginha
- ibis Budget Recife Boa Viagem
- ibis Styles Macaé