Accor cresce dois dígitos nas Américas e CEO prevê continuidade no sucesso
Confira os dados compartilhados por Thomas Dubaere, CEO da Américas do grupo hoteleiro

Thomas Dubaere está há quatro anos no Brasil e não tem a menor intenção de voltar à Europa tão cedo. E não é só pelo apreço por morar no País que o belga, CEO da Accor nas Américas, pretende ficar por muitos anos aqui, mas também pelos resultados que a rede hoteleira apresenta na região desde sua chegada, em 2021.
"Estou muito orgulhoso do trabalho realizado por toda equipe. Crescemos em basicamente todos os indicativos essenciais para o sucesso da Accor no Brasil, nosso país prioritário na região e um dos mais importantes para a rede no mundo", afirma Dubaere, apontando alguns números de 2024 que sustentam sua comemoração:
- Na divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) Américas, a Accor teve um aumento de 11% no RevPAR (receita por quarto disponível) em 2024 ante 2023.
- Na região das Américas, a Accor assinou 28 contratos (19 no Brasil, sendo 14 em novos destinos; e nove nas Américas do Norte e Hispânica), representando mais de 3 mil novos quartos em uma diversidade geográfica de oito países: Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru e República Dominicana (marcando a entrada da Accor neste destino do Caribe).
- Em 2025, entre inaugurações e conversões, o grupo planeja inaugurar hotéis em destaque como o TRIBE Belo Horizonte Praça da Liberdade, em Minas Gerais, o primeiro da marca TRIBE no Brasil, o Novotel Uberlândia e o ibis Styles Foz do Iguaçu.
- Em 2024, a Accor inaugurou, no Brasil hotéis como Novotel Recife Marina, ibis Styles Maragogi, o primeiro hotel “pé na areia” da marca nas Américas, e ibis budget Guarulhos Aeroporto.
- No ano passado, foram inaugurados 11 hotéis PM&E nas Américas, com destaque para os resorts all-inclusive em uma aliança estratégica com o Grupo Marival no México e o primeiro hotel da marca Handwritten Collection nos Estados Unidos, o Hotel Stratford, em São Francisco.
Resultados globais da Accor em 2024
- Globalmente, a Accor teve receita de 5,60 bilhões de euros em 2024, crescimento de 11% em relação ao ano anterior. O RevPAR (Receita por Quarto Disponível) do grupo subiu 5,7% ANTE 2023 e o EBITDA, de 1,12 bilhão de euros, teve alta de 12% no mesmo período comparativo.
- Mais de 50 mil quartos: em 2024, a Accor inaugurou 293 hotéis, um crescimento líquido de 3,5% na comparação com 2023. No final de dezembro de 2024, o grupo já contava com um portfólio de 5.682 hotéis (850.285 quartos) e um pipeline de 1.381 hotéis (mais de 233 mil quartos)
- Para a Accor Hotels, a região das Américas, que reflete principalmente o desempenho do Brasil (responsável por 61% da receita da região), registrou um aumento de 12% no RevPAR (Receita por Quarto Disponível) em comparação com o quarto trimestre de 2023.
Programa de fidelidade All é considerado um sucesso pela Accor
- A base de associados ativos do programa de fidelidade ALL cresceu 14%, e a retenção desse público continua alta. Ao longo de 2024, foram acumulados mais de 960 milhões de pontos transferidos de parceiros.
- O ALL também se uniu a dois novos parceiros no Brasil: o Banco BRB e o programa Esfera Santander, e ampliou sua parceria com a companhia aérea Azul para a transferência de pontos simultânea entre os dois programas de fidelidade, uma iniciativa inédita na América Latina. Todas essas parcerias ampliam os benefícios e a possibilidade de transferência de pontos para nossos clientes.
- O ALL Signature, clube de assinaturas do ALL no Brasil, dobrou sua receita em comparação com o ano anterior. Comemorando seu primeiro aniversário em 2024, o clube lançou o novo plano Essential, que oferece benefícios de descontos a um preço mais competitivo.
Participação de Alimentos & Bebidas na hotelaria PM&E no Brasil
- O setor de Alimentos & Bebidas representou 21% da participação na receita dos hotéis PM&E no Brasil, atingindo R$ 1 bilhão em receita, considerando hotéis administrados e franquias.
- No portfólio de 24 conceitos originais de A&B do Grupo, no Brasil os novos são o Lolatella Trattoria, restaurante de culinária italiana que está sendo implementado no Novotel São Paulo Berrini, e o Base BBQ, dedicado ao churrasco brasileiro, já em operação no Novotel São Paulo Morumbi e com previsão de chegada em breve ao Novotel São José dos Campos (SP), Novotel Porto Alegre Três Figueiras (RS) e Novotel Maceió Pajuçara (AL).
"Sustentabilidade é parte do que somos", aponta Accor
Com a presença de Antonietta Varlese, VP Sênior de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, a rede aponta o avanço de suas iniciativas ESG.
- "Sustentabilidade é parte do que nós somos. Em 2024, atingiu o marco de mais de 80 hotéis com certificações de sustentabilidade em hotéis PM&E nas Américas e continua firme em sua meta de certificar todo o portfólio até 2026", afirma Antonietta Varlese.
- Os hotéis que já migraram para o mercado livre de energia já economizaram mais de R$ 12 milhões com eletricidade, com uma despesa média mensal 24% menor. E, no final do ano, a Accor iniciou o programa Skip the Clean nas Américas, permitindo que os membros do programa de fidelidade ALL ganhem pontos ao dispensar a limpeza dos quartos.
- Outros marcos relevantes incluem o projeto em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, com a participação de 24 hotéis, incentivando os hóspedes a visitar parques estaduais. Como parte das iniciativas para eliminar itens plásticos de uso único, 70% dos hotéis nas Américas já eliminaram 100% do plástico do “back of the house" (dentro da cozinha).
Astore, plataforma de compras da Accor, gera economia
- Segundo a Accor, a Astore, sua plataforma de compras, alcançou uma economia de mais de 5 milhões de euros na região das Américas, ao se concentrar na redução de custos e melhoria do desempenho dos hotéis. O valor é resultado de diversas iniciativas estratégicas, além da homologação de mais de 187 novos fornecedores.
Brasil (19)
- ibis Styles Fortaleza Giga Mall
- ibis Sobral
- ibis Jaraguá do Sul
- ibis Santarém
- ibis Vilhena
- ibis Styles Uberaba
- ibis Styles Patrocínio
- ibis Camaçari
- ibis Dourados
- ibis Santa Cruz do Sul
- ibis Santa Maria
- ibis Styles Passos
- ibis Pará de Minas
- ibis Nova Mutum
- ibis Styles Porto De Galinhas
- ibis Vinhedo
- ibis Varginha
- ibis Budget Recife Boa Viagem
- ibis Styles Macaé
Argentina (1)
- ibis Ushuaia
Chile (1)
- Novotel Enea Santiago Aeroporto
Colômbia (1)
- ibis Styles Medellín
Estados Unidos (1)
- Hotel Stratford San Francisco – Handwritten Collection
México (1)
- ibis Santa Rosa
Peru (1)
- Pullman Bocapan Zorritos
República Dominicana (3)
- ibis Higüey
- ibis La Romana
- ibis Punta Cana