Trul Hotéis cria comitê ESG para fomentar sustentabilidade em suas ações
Iniciativa visa transformar o conceito ESG em práticas acessíveis e aplicáveis à operação hoteleira
![Alejandro Moreno, diretor presidente da Trul Hotéis](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/388264/f74a79a4e6e78538884c793c39d43bc4unnamed/0,19,800,478/1206,720,0.73/0/default.jpg)
A Trul Hotéis anunciou a criação de um Comitê ESG (Environmental, Social and Governance), um grupo de trabalho voltado para desenvolver ações que incorporam os conceitos de sustentabilidade no seu negócio e nos hotéis administrados. A iniciativa visa transformar o conceito ESG em práticas acessíveis e aplicáveis à operação hoteleira.
O Comitê tem como objetivo promover mudanças que comecem na Trul e se estendam para as equipes dos hotéis, englobando capacitação, treinamentos e a criação de uma cultura empresarial voltada para a sustentabilidade.
Segundo o diretor presidente da Trul, Alejandro Moreno, a iniciativa é uma resposta à falta de compreensão do mercado sobre a importância do ESG e seus impactos nos negócios.
"Nosso compromisso é analisar e implementar ações simples que promovam a evolução do comportamento e da cultura dentro da empresa e nos hotéis administrados"
Alejandro Moreno, diretor presidente da Trul
O presidente da empresa ressaltou que a proposta do Comitê é integrar meio ambiente e pessoas por meio de uma gestão transparente e descomplicada. "Não buscamos ativismo ou greenwashing, mas sim um compromisso real com a sustentabilidade e uma marca mais forte para a Trul", afirmou.
Ações práticas
Uma das primeiras ações do comitê será a entrada da Trul e seus hotéis no mercado livre de energia elétrica. Atualmente, a operadora administra 13 unidades, e espera que a mudança contribua para um consumo mais eficiente de energia, além de gerar redução nos custos operacionais. O mercado livre de energia permitirá que os hotéis escolham fontes de energia renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, e também ajudem a reduzir o consumo com soluções mais eficientes.
A expectativa da Trul é que até o final de 2025 todos os seus empreendimentos estejam com acesso ao mercado de energia livre, contribuindo para um modelo de negócios mais sustentável.