Confira 6 tendências para o Turismo em 2025, segundo o Hyatt
Mais famílias devem viajar juntas e cada vez mais viajantes desejam evitar pontos turísticos lotados
O Hyatt, acompanhando a projeção de que a indústria de Viagens e Turismo deve alcançar US$ 11,1 trilhões e gerar 348 milhões de empregos até o final do ano, listou seis principais tendências que prometem tornar 2025 um ano impactante para o setor. São elas:
Nostalgia
Segundo a rede hoteleira, 2024 foi marcado por preocupações climáticas e eleições acirradas. Em resposta, 2025 promete uma onda nostálgica, com consumidores buscando refúgio em destinos e experiências que remetam a “tempos mais simples”.
Lugares com temáticas dos anos 1980, 90 e 2000, atrações lúdicas que resgatem “a criança interior” e atividades inspiradas em programas e filmes clássicos estão no radar dos viajantes. Destinos que evoquem momentos marcantes da vida também devem ganhar popularidade.
“Estamos observando um aumento no número de hóspedes que retornam aos nossos resorts para reviver experiências marcantes, como lua de mel ou viagens em grupo com amigos. Esse movimento de revisitar memórias está crescendo no Turismo, e garantir que o hóspede encontre uma experiência tão boa quanto – ou melhor – do que a vivida anteriormente será essencial para as grandes operadoras"
Head de Desenvolvimento das Américas do Hyatt Inclusive Collection, Antonio Fungairino
Silent travel
A tendência do "silent travel" está ganhando força, oferecendo destinos e acomodações que priorizam a redução máxima de ruídos, criando um ambiente ideal para relaxamento profundo. Essa proposta se torna ainda mais valiosa quando combinada com tratamentos do sono, que visam potencializar o descanso e o bem-estar dos viajantes.
Além disso, a procura por programas de sono em hotéis e resorts de luxo está em constante crescimento. Muitos desses estabelecimentos já oferecem programas completos dedicados à qualidade do sono, com tecnologias que monitoram padrões de sono, identificam barreiras e realizam testes de profundidade, além de propor soluções personalizadas para melhorar o descanso.
As experiências incluem atividades como yoga, caminhadas ao ar livre, meditação, reflexologia, massagens relaxantes e até camas projetadas especialmente para promover o sono reparador com ajuda de inteligência artificial.
Turismo de fronteira
O Turismo de fronteira refere-se às viagens realizadas entre países vizinhos, aproveitando os atrativos turísticos que cada nação oferece, como paisagens naturais, patrimônios históricos, aventuras, opções de lazer, eventos culturais e gastronomia.
Essa modalidade de Turismo tem ganhado destaque, especialmente devido ao aumento nos preços das passagens aéreas e ao crescente interesse em explorar destinos menos convencionais. Um exemplo disso são os ministérios do Turismo de Espanha e Portugal, que já estudam formas de fortalecer o Turismo nas áreas de fronteira. O objetivo é posicionar a Península Ibérica como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
Essa abordagem pode englobar tanto atividades desenvolvidas nas regiões fronteiriças pelos cidadãos locais, quanto viagens que cruzam fronteiras mais distantes e incomuns, como a Antártica.
Turismo para solteiros
De acordo com uma pesquisa feita pela Forbes Health, 79% dos solteiros da geração Z já vivenciaram o fenômeno do date burnout — o esgotamento de se envolver em encontros por aplicativos e a sensação de superficialidade nas interações.
Uma pesquisa da Globaltrender revelou que o número de viajantes solo de lazer cresceu 15,6% em 2023 em comparação ao ano anterior, e essa tendência deve continuar em 2024, com um aumento adicional de 9,2% registrado até o momento. Esse movimento se reflete, por exemplo, no perfil dos hóspedes: a rede Hyatt Inclusive Collection relatou que viajantes solteiros já representam a maioria em algumas de suas linhas de resorts all-inclusive, como os resorts da linha Breathless e que esses hóspedes procuram uma combinação de relaxamento e oportunidades para interação social real.
Com base nos dados disponíveis, espera-se que 2025 registre uma alta demanda por destinos e experiências voltadas para viajantes solo, que priorizam personalização, liberdade e a oportunidade de criar novas conexões.
Destinos conhecidos por promover encontros no mundo real, como aqueles com vida noturna vibrante, cruzeiros e resorts exclusivamente para adultos, tendem a ter uma alta procura no próximo ano. Locais famosos pelo romance como Paris e Costa Amalfitana também vão estar no topo das listas de desejos. Além disso, hotéis que oferecem atividades interativas, como oficinas de hobbies ou práticas esportivas, devem ganhar destaque.
Diferentes gerações em um só destino
Um estudo realizado pela Skift aponta que as viagens em família estão se consolidando como uma das principais tendências. Cerca de 42% dos entrevistados indicaram que seu principal motivo para viajar é fortalecer laços e criar memórias compartilhadas com a família. O estudo também revelou o crescimento das viagens multigeracionais: 46% das famílias afirmaram incluir diferentes gerações em seus planos de viagem, e 45% planejam aumentar o orçamento destinado a viagens familiares em 2025.
Essa nova dinâmica exige que as empresas do setor de Turismo adaptem suas ofertas para proporcionar experiências que atendam pais, avós, jovens e crianças de forma integrada. Investimentos em infraestrutura e serviços especializados, capazes de atender às necessidades de todas as famílias, devem ser feitos pelas empresas que desejam atrair essa gama diversificada de turistas.
"Alcançar esse nível de personalização de espaços e experiências, embora demande um investimento inicial significativo para a criação ou remodelação das infraestruturas e do capital humano do resort, é uma estratégia cada vez mais valorizada pelos viajantes. Em linhas como Sunscape e Dreams Resorts, nossa prioridade é oferecer um serviço que atenda às necessidades de todas as idades, combinando infraestrutura adequada, como berçários, brinquedos e espaços para festas, com acessibilidade que garanta deslocamentos seguros e confortáveis e também programas mais adultos como jantares românticos, imersão na cultura local e um serviço de spa de alto padrão” explica Fungairino.
Temporadas intermediárias
O crescimento dessa tendência foi impulsionado pelo impacto das redes sociais, que popularizaram destinos. À medida que os hotspots turísticos se tornam saturados, muitos viajantes começaram a procurar destinos fora da alta temporada para tentar aproveitar as férias com mais exclusividade.
Uma pesquisa revelou que 68% dos entrevistados se orgulham de descobrir destinos menos conhecidos antes de eles se tornarem populares. Essa tendência é impulsionada pelo desejo de experiências de viagem mais significativas e pela preferência por evitar pontos turísticos lotados.
As vantagens são muitas: o custo é mais acessível. Estima-se que as passagens aéreas sejam, em média, 23% mais baratas durante a baixa temporada. Além disso, para atrair hóspedes, os hotéis frequentemente oferecem pacotes promocionais. Outro ponto positivo é a tranquilidade: as viagens costumam ser menos movimentadas, permitindo que os turistas escapem das longas filas em restaurantes badalados e em pontos turísticos populares.
Por outro lado, as desvantagens podem incluir a indisponibilidade de algumas atividades em determinados destinos fora de temporada, um clima mais instável e menos opções de vida noturna para quem procura agito.
No entanto, essas questões podem ser compensadas com a escolha de passeios fora dos roteiros convencionais, proporcionando uma imersão mais profunda na cultura local. Com menos turistas, é possível interagir mais com os moradores da região e viver uma experiência mais autêntica.