Cinco apostas para potencializar o setor hoteleiro em 2025; leia o artigo
A partir do próximo ano devemos observar o lançamento de novos hotéis nas mais variadas regiões do país
Claudio Cordeiro, diretor de produtos para Hotelaria da TOTVS, destacou cinco apostas para potencializar o setor hoteleiro em 2025 em seu mais recente artigo compartilhado em primeira mão com o Portal PANROTAS. Segundo Claudio, a hotelaria pode esperar um cenário super positivo, embalado por novos empreendimentos.
Do day use ao ESG: cinco apostas para potencializar o setor hoteleiro em 2025
Na trajetória de retomada da hotelaria após a pandemia, o ano de 2024 está terminando com saldo muito positivo para o segmento. De acordo com um levantamento do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o setor hoteleiro nacional já vem registrando um crescimento neste ano, após um longo período de estagnação e recuperação. A pesquisa, que analisou 537 hotéis de redes associadas, constatou que a taxa de ocupação dos empreendimentos avançou 1,2% nos oito primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, a diária média do setor aumentou 10,6% e a receita por quarto disponível cresceu 11,9%.
Para 2025, a expectativa é que o cenário seja ainda mais positivo, influenciado também por um grande movimento no mercado: a abertura de novos empreendimentos. Após o gap ocasionado pela paralisação de investimentos na pandemia, a partir do próximo ano devemos observar o lançamento de novos hotéis nas mais variadas regiões do país. E as previsões de investimento para os próximos anos seguem a todo o vapor. De acordo com o Panorama da Hotelaria Brasileira 2024, produzido pelo FOHB e HotelInvest, o setor do Brasil prevê investimentos na ordem de R$8,4 bilhões até 2028.
Todo esse contexto abre espaço para diversas oportunidades de negócios.
De olho nos hóspedes locais
Em busca de se reinventar e conquistar novas fontes de receitas, muitos empreendimentos vêm apostando na atração de hóspedes locais, que residem próximo dos hotéis. A própria modalidade de day-use, que já é uma tendência internacional e que vem crescendo no Brasil, se encaixa como uma iniciativa neste sentido. O turismo de hóspedes locais é atrativo tanto para pessoas que estão com orçamento mais apertado, quanto para moradores que desejam aproveitar um momento off e de relaxamento, sem se afastar tanto assim de casa. Por isso, vale a pena estudar formas de aderir a esta tendência, adotando estratégias como o investimento em ações de marketing local, por exemplo.
Além dos hotéis, outras formas de acomodação
Para o próximo ano, novas formas de acomodação como flats, casa de veraneio e hospedagens de longa duração (o famoso Airbnb), devem continuar em alta. Este é um movimento que já acontece no mercado nos últimos anos, e que segue relevante, tendo conquistado muitos turistas. Isso ocorre principalmente por conta de algumas características oferecidas por estes tipos de acomodação, como um número maior de cômodos, hospedagens por períodos mais longos, grandes imóveis para um número maior de hóspedes, etc. Muitos hotéis, inclusive, já dedicam parte de sua estrutura para este tipo de acomodação, diante da oportunidade que este negócio representa.
Tecnologia a favor da experiência
Com o encarecimento das viagens, a valorização da experiência se tornou ponto crucial. E a tecnologia é uma grande aliada dos hoteleiros na criação de estadias únicas e memoráveis para os hóspedes. Soluções inteligentes de análise de dados, por exemplo, podem auxiliar os gestores a oferecer pacotes personalizados para os turistas com base em seu perfil, histórico e preferências. Ferramentas de IA generativa, como chatbots, são uma ótima escolha para o atendimento dos hóspedes, antes e durante sua estadia. Já o uso de totens no check-in tornam todo esse processo muito mais dinâmico e ágil para os hóspedes. Muitas vezes bastam pequenas ações para encantar os hóspedes, e a tecnologia pode e deve ser usada a favor da criação de experiências.
ESG
A pauta ESG ganha ainda mais protagonismo no setor hoteleiro e deve continuar a ser foco no próximo ano. Muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre como começar a implantar ações ESG em sua operação, quais iniciativas adotar, como se adequar às regulações, como utilizar a tecnologia para mensurar os resultados, etc. Por isso, este é o momento ideal de o setor promover debates, conversas e estudos acerca deste tópico, para que a hotelaria avance neste quesito e adote a sustentabilidade com uma prática perene dos negócios.
Receita recorrente
Em 2025, timeshare e multipropriedade sem dúvidas continuam em alta. Este tipo de acomodação, muito comum em resorts, no qual uma mesma unidade tem vários proprietários que dividem o tempo de estadia ao longo do ano, oferece vantagens para os hóspedes, como o preço mais competitivo. Para os hotéis, esta é uma ótima forma de garantir ocupação e rentabilidade em períodos de baixa temporada. E, cada vez mais, a tecnologia tem evoluído também neste tipo de acomodação, de forma a tornar todo o gerenciamento destas propriedades muito mais simples e otimizado.
Os hábitos de consumo - e de viagens - passam por grandes transformações, e a hospitalidade segue se reinventando, especialmente por conta do avanço da digitalização. Por isso é importante que os hoteleiros sigam de olho em inovação e tecnologia tanto para oferecer a melhor experiência para seus hóspedes, como para aperfeiçoar a gestão e rentabilização do negócio.