Laura Enchioglo   |   02/04/2024 11:43
Atualizada em 02/04/2024 12:02

Rio Quente Resorts celebra 60 anos com foco em expansão

Com investimento de R$ 460 milhões previstos até 2028, complexo prevê novas modernizações


Divulgação/Aviva
Rio Quente Resorts
Rio Quente Resorts

Integrado à natureza do Cerrado goiano e abastecido por águas naturalmente quentes provenientes de dezoito nascentes, que chegam a 37,5°C, o Rio Quente Resorts começou como um negócio voltado para hospitalidade com a inauguração, em 1964, do Hotel Pousada e do Parque das Fontes. Depois de 60 anos, o complexo de hotéis é um dos destinos da Aviva, plataforma de entretenimento também detentora da Costa do Sauípe (BA) e do parque aquático Hot Park (GO).

“Os primeiros 15 anos do Rio Quente Resorts tiveram marcos importantes para a gente, como a inauguração do hotel Turismo, em 1977, e a chegada da Algar e da FLC como acionistas. O impacto na economia da região foi tão relevante que contribuímos com a emancipação do município de Rio Quente em 1988, tornando-o independente de Caldas Novas. A fama das águas quentes continuou se espalhando por todos os Estados, impulsionando a operação de voos fretados, iniciada em 1989 e que se manteve por muitos anos. Regionalmente, a memória passada de geração em geração é muito forte. Muitas crianças compartilham a experiência dos pais em nosso destino”, conta o CEO da Aviva, Alessandro Cunha.

Para se manter no radar de fidelização de clientes, o Rio Quente Resorts passou a fazer maiores investimentos em entretenimento. O principal deles foi o Hot Park, inaugurado em 1997 com mais de 22 atrações em 155 mil metros quadrados. Entre as principais está a Praia do Cerrado, inaugurada em 2008.

“O parque passou a oferecer o benefício de acesso gratuito aos hóspedes, ampliando a experiência de diversão. Outro modelo de negócio importante para nosso crescimento foi o timeshare, que proporciona a possibilidade de férias programadas por meio de pontos adquiridos com uma condição melhor de tarifas. O Aviva Vacation Club, que neste ano completa 25 anos, com mais de 30 mil famílias fidelizadas, representa quase metade da receita do negócio", destaca Cunha.

Um olhar para o futuro

Nos próximos anos, a Aviva tem planejadas melhorias e renovações em seus produtos, além de inovações para o setor. O InCasa Residence Club é um novo produto premium na trilha de fidelização de clientes, que trará ao mercado de tempo compartilhado brasileiro um novo modelo em residências de férias, chamado de “fractional”. Os principais diferenciais estão na hospedagem em uma casa dentro de um resort, com atendimento, serviços e soluções exclusivas. Serão 40 casas de até 350 metros quadrados, com duas, três ou quatro suítes, e estrutura de lazer, chamada de Club House, composta por bar, restaurante, lounges, fitness center e piscinas privativas, entre outras amenidades, garantindo disponibilidade de acesso à toda infraestrutura do destino, como Parque das Fontes, Hot Park, bares e restaurantes.

Também estão programadas reformas nos hotéis do complexo, ampliação da estrutura e equipamentos de entretenimento e lazer e outras novidades que devem ser anunciadas nos próximos anos.

Novo Conselho

Para acompanhar o desenvolvimento do plano de crescimento, com investimentos previstos de R$ 1,2 bilhão até 2028 – que incluem a renovação do Rio Quente Resorts e da Costa do Sauípe, tematização do Hot Park e o novo parque aquático Hot Park Baía das Tartarugas, na Bahia –, a Aviva anunciou um novo conselho de administração com membros independentes, oferecendo perspectivas que garantem a autonomia e acelera o desenvolvimento das ações corporativas da Aviva, alinhada a seus objetivos de longo prazo.

Rio Quente sustentável

Entre 2010 e 2012, o Rio Quente Resorts instalou no complexo estações de tratamento de efluente (E.T.E.) e de água (E.T.A.) para devolver a água para o rio com alta qualidade e colaborar com a proteção dos mananciais. Alguns anos depois, foi construída uma segunda E.T.E. e a primeira foi doada ao município.

“Temos um time focado em sustentabilidade que atua há mais de 20 anos. A natureza é o nosso bem mais precioso e o centro do nosso produto. Entre outras iniciativas, nosso viveiro produz mudas que são usadas no paisagismo dos hotéis e mais de 13 mil já foram plantadas no corredor ecológico que nos conecta com a Serra de Caldas Novas. Cultivamos, também, cerca de 52 hectares de eucalipto para suprir a demanda de biomassa das lavanderias onde são higienizados os enxovais dos hotéis, por exemplo. Mas as ações não param por aí: temos uma horta que produz 85% das hortaliças consumidas no destino, usina fotovoltaica responsável por 25% da nossa energia, compostagem, entre outras”, finaliza Cunha.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados