Conheça as iniciativas globais da Accor para gestão de água
Rede hoteleira possui ações internas e externas em seus hotéis por todo o mundo
A Accor tem realizado iniciativas globais para gestão da água dentro e fora dos hotéis. Dentre as ações internas, está a qualidade e redução de água e até envolvimento dos hóspedes. Quando se trata de movimentos além das próprias operações, o papel ativo em coligações internacionais faz a diferença.
Confira, abaixo, as iniciativas globais da Accor para gestão de água:
Quantidade e qualidade da água
A Accor está empenhada em reduzir o consumo de água por meio de medidas de eficiência e suficiência, e melhorar a qualidade da água evitando produtos de base química nas suas operações e combatendo a poluição por microplásticos. Iniciativas como a implantação do Plano de Água da Accor para otimizar o uso da água nas operações e encontrar soluções sustentáveis já produziram resultados promissores.
- Por exemplo, o Mövenpick Petra converteu 90% das banheiras dos quartos do hotel em chuveiros, visando uma redução de 15% no consumo de água até 2025. Isso levou a uma diminuição no uso de água de 45 mil metros cúbicos em 2019 para 27 mil metros cúbicos em 2023.
Cadeia de valor de alimentos e bebidas
Reconhecendo a significativa pegada hídrica do setor de alimentos e bebidas, a rede está priorizando iniciativas e ações em suas ofertas de alimentos e bebidas para reduzi-la.
- A primeira questão a abordar é o desperdício alimentar, visto que 53% dos resíduos gerados em um hotel provêm de alimentos;
- Em seguida, as estratégias incluem a promoção de práticas de fornecimento sustentável e a oferta aos hóspedes de experiências gastronômicas alternativas que incorporem sustentabilidade;
- Além disso, a Accor acaba de assinar uma parceria estratégica com a BE WTR, uma marca premium de água sustentável, para eliminar garrafas de água de plástico descartável das suas propriedades até 2025. Por meio das fábricas de engarrafamento de vidro recarregável da BE WTR, os hotéis Accor em todo o mundo oferecerão aos hóspedes uma solução de hidratação sustentável que se alinha com o compromisso da empresa em reduzir o desperdício de plástico.
Envolvimento dos hóspedes
A companhia está capacitando os hóspedes a contribuir para os esforços de conservação de água por meio de iniciativas como o projeto “Skip the Clean”, que incentiva os hóspedes a renunciarem à limpeza diária dos quartos para economizar água e energia e, ao mesmo tempo, ganharem pontos de fidelidade. Ao promover a consciencialização e a mudança de comportamentos, a Accor pretende amplificar o impacto das suas iniciativas de sustentabilidade.
- Se todos os hóspedes optarem por não realizar a limpeza diária dos seus quartos (exceto a cada três dias), estima-se que até 4% do consumo direto de água do Grupo Accor pode ser poupado. Para um hotel médio, isso equivale a 6,5 mil banhos que poderiam ser economizados todos os anos.
Accor tem 50 hotéis nas Américas certificados em sustentabilidade
A Accor alcançou em abril a marca de 50 hotéis certificados em sustentabilidade na região das Américas. A conquista veio após o Novotel Itu, no interior de São Paulo, ser o primeiro resort brasileiro a receber o selo Green Key, premiação internacional de sustentabilidade e responsabilidade social no setor de Turismo.
O Novotel Itu, inclusive, tem ações voltadas para a gestão da água. O hotel conta com uma estação de tratamento de água. A água proveniente dos apartamentos, usada nos chuveiros e nas torneiras, são tratadas e reutilizadas nos vasos sanitários. A estação tem capacidade para tratar 5 mil litros de água por hora.