ABIH Nacional elege nova diretoria; Manoel Linhares segue na presidência
Regulamentação das plataformas on-line de vendas de hospedagem é principal objetivo da gestão atual
Assembleia realizada hoje (27), em Brasília, elegeu a diretoria que comandará as ações da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) pelos próximos dois anos. Manoel Linhares foi reconduzido à presidência e segue para seu quarto mandato consecutivo.
Com a eleição finalizada ficou decidido que a direção será composta da seguinte forma:
Diretoria da ABIH Nacional
- Presidente: Manoel Linhares
- Vice-Presidente: Sérgio Pereira Gaspar
- Diretoria Administrativa: Manoel Lisboa Barbosa
- Diretoria Financeira: José Odécio Rodrigues Júnior
- Vice-diretor Financeiro: Henrique Lenz César Filho
- Diretor Operacional: Osmar José Vailatti
- Vice-Diretor Operacional: Rodrigo Procópio Pinto
Conselho Fiscal da ABIH Nacional
- Conselheiro: Eduardo Fontes Neto
- 2º Conselheiro: Alfredo Lopes de Souza Júnior
- 3º Conselheiro: Clóvis Armando Lemos Carneiro
- Suplentes: Eduardo Costa Cavalcanti, Antônio Carlos Franco e Orlando Kubo
Regulamentação das plataformas on-line de vendas de hospedagem
Dentre as principais metas da nova diretoria, a regulamentação das plataformas on-line de vendas de hospedagem continua sendo prioridade. Essa questão tem sido motivo de preocupação crescente para a entidade, uma vez que o surgimento de prédios com apartamentos compactos destinados ao aluguel por meio de plataformas digitais têm se proliferado em quase todas as capitais do País. Manoel Linhares ressalta a urgência de lidar com o "crescimento acelerado e sem controle" dessas plataformas digitais de venda de hospedagem. Segundo a associação, elas têm impactado negativamente não apenas a hotelaria nacional, mas também os municípios, Estados e o Governo Federal. A falta de regras claras nesse setor tem impedido a geração de empregos e a arrecadação de impostos.
Além da regulamentação das plataformas, a nova diretoria tem como objetivos o fortalecimento da Frente Parlamentar da Hotelaria Brasileira, a aprovação da atualização da Lei Geral do Turismo (LGT), a manutenção de alíquotas diferenciadas para o setor hoteleiro na Reforma Tributária e a realização de duas edições do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel): Uma, no primeiro semestre, juntamente com a Equipotel Regional e, em setembro, dentro da Equipotel Nacional, em São Paulo.