Hotelaria de luxo brasileira fatura R$ 2,2 bi e cresce em 2022
Anuário BLTA 2022 também destaca a expansão da oferta de unidades habitacionais
No Anuário BLTA 2022, realizado pela Brazilian Luxury Travel Associaton (BLTA) em parceria com o Senac São Paulo, o faturamento conjunto dos 55 hotéis e cinco operadoras de hospedagens que compõem a associação totalizou R$ 2,226 bilhões, um crescimento de 11,96% em relação ao resultado de 2021.
A despeito de a RevPAR (Receita por quarto disponível) ter registrado índice 12% menor em relação ao ano anterior, a percepção de redução da taxa de ocupação geral deve ser ponderada, quando confrontada com o incremento do volume de unidades, 15,3% maior do que em 2021.
“O resultado positivo reflete a expansão da oferta de unidades habitacionais para o mercado de luxo, com a ampliação de equipamentos e novos associados, além de um aumento da entrada de estrangeiros no Brasil, em relação ao ano passado”.
Simone Scorsato, CEO da BLTA
Outro destaque positivo acentuado no levantamento da BLTA diz respeito ao total de unidades habitacionais disponíveis no mercado de hotelaria de luxo, saltando de 824,9 mil, em 2021, para 1.089.890, em 2022, uma evolução de 32,1%. Já o total de hóspedes por dia saltou de 2.401, em 2021, para 2.664, em 2022, um crescimento de 11%.
O Anuário BLTA 2022 também revela que hotéis, pousadas e resorts sediados em destinos naturais e no campo tiveram maior taxa de ocupação no quadrimestre compreendido entre junho e setembro, na temporada de inverno.
Para a rede de hospedagens de luxo com atuação em destinos litorâneos, o maior período de ocupação ocorreu entre outubro e abril, durante a primavera e o verão. Já os hotéis sediados em grandes centros urbanos tiveram um incremento de 50% nas taxas de hospedagem durante o segundo semestre de 2022.
Para mais informações, acesse o Anuário BLTA 2022.