Victor Fernandes   |   16/11/2022 10:05
Atualizada em 16/11/2022 14:20

Design Hotels apresenta luxo autêntico ao trade brasileiro

Design Hotels Studios contou com 10 dos 305 hotéis da coleção em São Paulo

PANROTAS / Emerson Souza
Equipe Design Hotels: Igor Romeu, Ceara Sadler, Nathalia Dominguez, Olivia Taylor e Newton Vieira
Equipe Design Hotels: Igor Romeu, Ceara Sadler, Nathalia Dominguez, Olivia Taylor e Newton Vieira
Pela primeira vez, o evento Design Hotels Studios foi realizado no Brasil. O encontro aconteceu em São Paulo, na semana passada. O objetivo da coleção de hotéis foi apresentar alguns de seus 305 membros para agentes de viagens brasileiros. Promovido em parceria com a SMI, representante da Design Hotels no Brasil, o evento contou com a apresentação e presença de 10 marcas hoteleiras globais com unidades em Londres, Nova York, Espanha, Grécia, Maldivas, Portugal e Quênia.

Além de apresentar os hotéis, o evento também posicionou a marca, que fornece ao luxo uma definição diferente. Para a Design Hotels, luxo é "qualidade, inovação, refinamento e autenticidade". A coleção de hotéis começou reunindo empreendimentos a partir de sua arquitetura e design, mas atualmente o que define seus membros é o propósito dado ao hotel por seus donos e idealizadores.

"A Design Hotels é fora do padrão porque ela não classifica seus hotéis por estrelas. São hotéis independentes bem preparados e cuidados, então muitas vezes acabam sendo cinco estrelas, mas há tanto hotéis urbanos como hotel em topo da montanha com dez unidades. O que une esses hotéis é sua história, sua autenticidade. Os hotéis da Design Hotels são as obras de arte de seus donos”, explicou o CEO da SMI, Newton Vieira.

A Design Hotels conta com 305 hotéis membros em 215 destinos de 58 países, totalizando 20.133 quartos e uma média de 66 quartos por unidade. Ou seja, são hotéis boutique, em sua maioria independentes, que são unidos por suas singularidades. A maior concentração de hotéis está na Europa, com 208 hotéis; e quanto ao estilo de hotel, os urbanos são maioria com 184 unidades. Em 2022, 37 novas propriedades foram adicionadas ao portfólio da empresa.

SUCESSO NO BRASIL

De acordo com Newton Vieira, a Design Hotels terminará 2022 com receita de vendas no Brasil 200% superior a 2019, no pré-pandemia. Para o executivo, "a pandemia foi combustível para algo que já vinha acontecendo e reforçou a importância da experiência em vez do luxo ostensivo. Isso é bom para o agente, que se torna cada vez mais necessário, e para a Design Hotels, que pode expor o cliente a este tipo de experiência".

Olivia Taylor, diretora de Vendas da Design Hotels para as Américas, esteve presente no evento em São Paulo e afirmou que a marca está crescendo na região. "Estamos aumentando nossa presença na América do Norte aos poucos e nos esforçando para adicionar hotéis na América Latina que representam a marca e as experiências que ela oferece. O Brasil é um dos mercados principais da região para a Design Hotels, atrás apenas de EUA e México, principalmente quando se trata de hotéis em Portugal", explicou.

HOTÉIS APRESENTADOS

Aliás, Portugal foi destaque no Design Hotels Studios com quatro marcas presentes: Altis Belém Hotel & Spa, Memmo Hotels, Torre de Palma Wine Hotel e Vila Foz Hotel & Spa.

Além deles, se apresentaram ao trade brasileiro: Firmdale Hotels, em Londres e Nova York; Hospes Hotels, na Espanha; Ludlow Hotel, em Nova York; Patina Maldives, nas Maldivas; Tribe Hotel e Trademark, no Quênia; e Yes! Hotels, na Grécia.

Confira abaixo os destaques de cada um e logo após fotos dos hoteleiros presentes no evento em São Paulo.

  • Altis Belém Hotel & Spa, Portugal
Localizado em zona histórica de Lisboa, o Altis Belém é um hotel familiar com 50 quartos e dois restaurantes, sendo que um deles, o Feitoria, conta com estrela Michelin. De acordo com Ricardo Furtado, diretor de Vendas, "todos quartos contam com decoração relacionada ao descobrimento. O hotel é extremamente histórico devido ao local que está inserido, foi de onde saíram as caravelas portuguesas de exploração".

Furtado destacou, além da riqueza histórica, a oferta de atividades. "Pela proximidade com o rio, temos alguns acordos como experiência de pôr do sol em um veleiro e almoço na beira do rio com serviço Altis. Queremos levar o hotel para fora do hotel e fechar acordos para promover toda a zona de Belém", explicou.

  • Firmdale Hotels, Londres e Nova York
Com 10 hotéis, sendo 8 em Londres e 2 em Nova York, a rede Firmdale Hotels promete um luxo descontraído em "hotéis coloridos e diferenciados com quartos únicos". De acordo com Fernanda Bispo, diretora de Vendas da rede, "os hotéis oferecem uma experiência diferente. Em Londres, por exemplo, hotéis 5 estrelas são muito tradicionais. Firmdale não tem essa rigidez, contrata as pessoas pela personalidade, é mais descolado, mais colorido. Serviço muito personalizado que os brasileiros estão acostumados. Cada hotel é diferente, uma unidade em Londres, por exemplo possui cinema e boliche".

  • Hospes Hotels, Espanha
Com nove hotéis em nove destinos espanhóis diferentes, a Hospes Hotels é uma rede de hotéis boutique que transforma construções históricas no coração da cidade em hotéis de luxo. De acordo com Cristina Mexía, diretora de Vendas da rede para as Américas, o "design do hotel combina a história do prédio, mantendo suas principais características, com uma ambientação e decoração moderna que transmite a cidade em que está inserida. É uma hospedagem muito única".

Os destinos da Espanha que contam com unidades Hospes Hotels são: Alicante (Hospes Amérigo), Cáceres (Hospes Palacio de Arenales & Spa), Córdoba (Hospes Palacio del Bailío), Granada (Hospes Palacio de los Patos), Madri (Hospes Puerta de Alcalá), Mallorca (Hospes Maricel & Spa), Salamanca (Hospes Palacio de San Esteban), Sevilha (Hospes Las Casas del Rey de Baeza) e Valência (Hospes Palau de la Mar).

  • Ludlow Hotel, Nova York
Com 135 quartos, o Ludlow Hotel é um dos primeiros hotéis de luxo em Lower East Side, em Manhattan, Nova York. Segundo Eric Freitas, gerente geral do hotel, "luxo para o Ludlow é o ambiente, a luz baixa, o volume da música, o tratamento que oferecemos. É poder oferecer a experiência única e memorável que celebridades tem em hotéis".

Abordando a situação imobiliária em Nova York e o aumento dos preços e diárias, Freitas afirmou que para o Ludlow a "coisa mais importante para nós é a fidelização do cliente. Então precisamos subir as tarifas, mas investimentos em renovações, amenidades e coisas que fazem os clientes se sentirem bem e respeitadas. Alteramos os preços, mas conseguimos elevar o serviço também".

  • Memmo Hotels, Portugal
Com três hotéis em Portugal, sendo dois em Lisboa e um em Sagres/Algarve, a Memmo Hotels é uma rede em que suas unidades são diferentes, mas conectadas por sua autenticidade. Mónica Ribeiro, diretora de Vendas da Memmo, explicou que os hotéis são construídos de acordo com o local e não se impõem sobre o destino, dando como exemplo a unidade Príncipe Real que foi o primeiro cinco estrelas da marca porque foi construído em bairro nobre de Lisboa.

Mónica também expressou a grande preocupação da rede com experiências após a pandemia. "A pandemia foi um momento muito criativo. O Príncipe Real trouxe a moda para dentro do hotel, enquanto o Alfama, também em Lisboa, trouxe a cultura para dentro do hotel com experiências com fado e DJ", explicou.

  • Patina Maldives, Maldivas
Inaugurado em 18 de maio de 2021 na Fari Islands, em Maldivas, o Patina Maldives é o único hotel do destino totalmente desenhado por um arquiteto brasileiro: Marcio Kogan. Além de ter sido desenhado para que a arquitetura destacasse a natureza, Flavia Maximo, representante do hotel no Brasil, afirma que o Patina se destaca pela "utilização diferenciada dos espaços. O uso das áreas foi pensada por uma pessoa que cresceu nas praias brasileiras, então o brasileiro que visita o Patina se sente em casa".

Fari Islands é um complexo de quatro ilhas, cada um com seu hotel. Um deles é o Ritz Carlton, que conta com trânsito livre com o Patina. Mas Flavia afirma que o movimento do Ritz Carlton para o Patina é maior do que no sentido inverso. "O Patina foi idealizado para que seu hóspede não se canse de lá. Com 12 restaurantes e muitas opções de atividades aquáticas, o Patina é um resort que pode abrigar um hóspede por mais de uma semana tranquilamente. O hóspede, a partir de 7 noites, tende a ficar entediado. Então, o brasileiro pede para combinar resorts nas Maldivas. Mas o Patina é um hotel que tende a deixar saudade, então se o viajante ficar poucas noites, ele vai ficar frustrado porque não experienciou tudo", afirmou.

  • Torre de Palma Wine Hotel, Portugal
Com apenas 19 acomodações e construído em uma propriedade histórica no Alentejo, em Portugal, o Torre de Palma é um hotel, fazenda e vinícola. Com história que data do Império Romano, a propriedade tenta reproduzir o que aquela região já foi um dia com cavalos e produção de vinhos. O vinho, inclusive, está no DNA do Torre de Palma, já que a vinícola opera desde 2013 e o hotel foi inaugurado no ano seguinte apenas, em 2014.

"O vinho tinto corre nas nossas veias. Temos nossa marca de vinho. É uma vinícola pequena, de sete hectares, e isso é bom porque nos permite fazer o vinho artesanalmente. Colhemos as uvas, pisamos, e de agosto a setembro o hóspede pode experienciar a fabricação, provar o mosto. Há degustações de vinhos praticamente todos os dias, degustações de comidas. No dia da chegada, hóspedes são convidados a subir a torre e ver o pôr do sol com uma taça de vinho", explicou Luisa Rebelo, gerente geral do hotel.

  • Tribe Hotel e Trademark, Quênia
Localizados em Nairóbi, no Quênia, Tribe Hotel e Trademark Hotel são hotéis separados apenas por um mercado a céu aberto. Ainda assim, são hotéis muito diferentes, explicou Arjaa Shah, gerente geral das unidades. Enquanto o Trademark é um hotel mais voltado ao corporativo e ao MICE, o Tribe "lembra uma versão menos futurista de Wakanda", fazendo referência ao país africano fictício das histórias da Marvel.

"O Tribe simula a África como um continente, não apenas o Quênia. Com 15 anos de operações, o hotel é centrado na experiência humana e valorizamos a arte e a cultura africana. São mil peças de arte de todo o continente incorporadas na propriedade. Além da arte, também focamos na gastronomia com quatro restaurantes", explicou Arjaa Shah.

  • Vila Foz Hotel & Spa, Portugal
Localizado no bairro da Foz, em Porto, o Vila Foz Hotel & Spa é um hotel que "resulta da vontade do dono de proporcionar uma experiência autêntica, mais em contato com locais. Vontade em abrir aquela parte histórica da cidade aos visitantes", explicou Susana Tavares, CCO do hotel.

A proposta do hotel é que o cliente experiencie a atmosfera do local, use bicicletas para usufruir das ciclovias do parque da cidade, faça um piquenique, visite as lojas em volta, os bares abertos até 2h, a rota da arquitetura que passa pelo hotel, e experiências de vinho com sommelier. "O principal é fazer com que o hóspede desfrute da cidade", afirmou Susana.

  • Yes! Hotels, Grécia
Com unidades em Atenas e Santorini, a rede grega Yes! Hotels carrega sua intenção e público alvo no próprio nome. De acordo com Dominic Ladet, representante dos hotéis nas Américas, a ideia do dono para o nome do hotel foi: "if you're Young and Enthusiastic, you're Seductive", de forma que as iniciais das palavras young (jovem), enthusiastic (entusiasmado) e seductive (seduzente) formam a palavra Yes.

Os destaques de ambas propriedades são as obras de arte expostas. O dono do hotel, com 83 anos de idade, é um dos maiores colecionadores de arte do mundo, com obras expostas tanto em museus como o MoMA, em Nova York, como em seus hotéis na Grécia, os tornando praticamente em museus. Segundo Ladet, cada quarto possui uma obra diferente, e em abril de 2023 será lançado um livro com todas as obras expostas nos hotéis.

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