Victor Fernandes   |   04/07/2022 16:39
Atualizada em 04/07/2022 16:43

Accor negocia venda de 10,8% da participação na Ennismore

Negociação com um consórcio do Catar ocorrerá pelo valor total de 185 milhões de euros

PANROTAS / Marcos Martins
Sébastien Bazin, CEO da Accor
Sébastien Bazin, CEO da Accor
A Accor entrou em negociações para vender 10,8% de sua participação na Ennismore a um consórcio do Catar, pelo valor total de 185 milhões de euros, incluindo 20 milhões de euros de financiamento compatível com a Shari'a (lei islâmica) pelo Qatar First Bank LLC ao veículo de investimento do consórcio.

A joint-venture da Ennismore, que inclui a Accor, detentora da participação majoritária, e Sharan Pasricha, foi lançada em outubro de 2021. Esta transação demonstra a atratividade deste segmento de rápido crescimento, onde o Revpar já supera significativamente os números de 2019.

Em menos de um ano, a Ennismore registrou alto desempenho, abrindo um novo hotel a cada duas semanas, expandindo seu portfólio de marcas em novas regiões e lançando propriedades emblemáticas como SLS e 25hours em Dubai, com A&B gerando 50% da receita e um pipeline de mais de 100 hotéis, sendo que mais de 60 novos projetos foram assinados em 2021.

A negociação reflete a estratégia de simplificação contínua da Accor, reunindo suas atividades de lifestyle e lazer em uma única entidade dedicada. A Ennismore crescerá no segmento também com a adição das participações da Accor na bandeira all-inclusive Rixos e na Paris Society, uma coleção upscale de restaurantes e espaços de entretenimento.

  • A Paris Society, principal operadora de A&B de luxo na França, aumentará a presença desta área na Ennismore, contribuindo com sua experiência no setor de restaurantes upscale e gerenciamento de eventos;
  • A Rixos, marca all-inclusive do Oriente Médio, complementará a Ennismore adicionando um novo segmento de produtos com tudo incluído, além da expertise de programação e A&B.

O grupo Ennismore agora consistirá em mais de 130 hotéis operando em quase 40 países, com mais de 275 endereços de A&B. O portfólio conta com marcas lifestyle líderes, incluindo 21c Museum Hotel, 25hours, Delano, Gleneagles, Hyde, JO&JOE, Mama Shelter, Mondrian, Morgans Originals, SLS, SO/, The Hoxton, TRIBE e Working From. A conclusão do negócio está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2022 e sujeita ao processo de consulta aos funcionários, autorizações regulatórias usuais e condições de fechamento.

A transação prevista reflete um múltiplo EV/EBITDA implícito de 18 vezes para 2023 para o grupo Ennismore. Após a conclusão, a Accor terá controle de uma participação de 62,2% na Ennismore, com as ações restantes sob posse de Sharan Pasricha, fundador e co-CEO da Ennismore, e dos novos investidores.

“Em apenas alguns anos, a Accor, juntamente com Sharan Pasricha, Fettah Tamince e Laurent de Gourcuff, os três fundadores da Ennismore, Rixos e Paris Society, construiu uma potência de marcas globais de lifestyle apoiada por empreendedores dedicados e equipes talentosas. Reunindo-os e unindo forças com nossos parceiros do Catar, desenvolveremos ainda mais o valor de Ennismore e a levaremos ao próximo nível. Este é um reconhecimento da força do portfólio de marcas e seu modelo de negócios, baseado em inovação constante, alta qualidade, senso de propósito e crescimento sólido”, afirmou o CEO da Accor, Sébastien Bazin.

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